woman raising her hands up while sitting on floor with macbook pro on lap

Nômade Digital: entenda o que é e como ser um trabalhador livre

Ganhar dinheiro na internet e ter liberdade de estar em qualquer lugar do mundo podendo trabalhar de onde quiser. Veja mais sobre o que é um nômade digital e como ser um.

Cada vez mais pessoas querem se tornar nômades digitais podendo trabalhar onde quiserem, não dependendo de empresas e um local fixo de trabalho.

Vamos entender neste artigo o que é nômade digital e ser um com as melhores dicas, carreiras e empreendimentos para seguir este estilo de vida.

O que é Nômade Digital

Nômades digitais são pessoas que trabalham normalmente para empresas ou de forma autônoma através da internet não dependendo de um lugar fixo para isso.

Esses profissionais aproveitam da tecnologia para trabalhar de forma remota não dependendo de lugar fixo seguindo tendo a liberdade de trabalhar e viajar pelo mundo.

Como ser um nômade digital: principais dicas!

Neste tópico separamos algumas dicas, ou melhor dizendo, passos fundamentais para se tornar um nômade digital. Não existe dinheiro fácil então é bom já ir colocando na cabeça que vai ser uma jornada desafiadora no começo é preciso ter um bom planejamento, objetivos e disciplina.

Busque habilidades, conhecimentos, educação

Se você ainda não tem uma carreira formada ou simplesmente o seu trabalho não permite que siga um estilo de vida nômade, o melhor caminho é buscar se especializar.

Existem várias áreas promissoras para o futuro digital que vivemos e certamente vão te levar a ter ótimos resultados nesse caminho, não falo só de formações acadêmicas mas também de vários outros cursos profissionalizantes que podem te ajudar muito a ser um profissional freelancer e viver como um nômade digital.

Recomendo que veja esses três artigos sobre carreiras digitais e cursos livres, de graduação e pós-graduação que podem ser as oportunidades que você esperava:

Essa é uma das etapas mais importantes, pois sem conhecimentos você não terá como trabalhar como freelancer e prestar serviços em plataformas que contratam ou criar um negócio próprio na internet que te dê resultados.

Busque uma estabilidade no trabalho remoto

Depois de estudar e aprender a exercer algum tipo de serviço para trabalhar online ou começar seu negócio na internet o segundo passo é buscar uma instabilidade em primeiro momento.

Não adianta sair por aí viajando se você ainda nem sabe como vai ser sua demanda de serviços, isso no caso de freelancers, então o recomendado é procurar fazer seus primeiros trabalhos em sites para freelancers.

No caso de projetos independentes esse procedimento pode demorar mais um pouco mas também pode ser complementado com algum trabalho por fora como os freelancers.

Normalmente nômades digitais trabalham em várias coisas e uma delas é seus próprios projetos e trabalhos como freelancers dessa forma garantem várias fontes de renda.

Então a dica desse tópico é primeiro procurar se estabelecer no seu trabalho juntar algum dinheiro aí sim! Partir para os próximos passos.

Geo Arbitragem: economia e estilo de vida

A geo arbitragem nada mais é do que um termo moderno que significa a diferença de preço pago pelas coisas em diferentes locais.

Usar esta estratégia pode te dar um estilo de vida muito melhor e gastando pouco indo para cidades ou países onde a economia é mais baixa dessa forma pode ter um ótimo estilo de vida e gastando bem pouco.

Exemplo: Existem lugares em que a economia é menor sendo assim as coisas bem mais baratas e como seu trabalho provavelmente vai te pagar em dólar ou real viver nesses lugares pode ser muito bom de acordo com suas finanças.

Utilize bancos digitais

Uma das preocupações de quem deseja se tornar um nômade digital é em relação aos gastos e possíveis taxas em cartões de crédito e débito e hoje em dia isso já não é mais um problema.

Com o surgimento dos bancos digitais muitas coisas mudaram para melhor e você pode sair por aí e gastar sem problemas com seu cartão de crédito ou débito sem se preocupar com tarifas.

Um dos melhores bancos digitais para nômades digitais é o Banco Pan e Super Digital, onde você terá acessibilidade e facilidade em seus gastos em viagens.

Inglês

Se pretende ser um nômade digital com todo certeza saber pelo menos o básico da língua vai te ajudar e muito, pois em quase todo lugar do mundo essa é a língua mais falada e para um nômade digital essa é quase que uma ferramenta básica tanto para trabalho quanto para estilo de vida. Mesmo que comece aos poucos aprender sobre a língua já te ajuda muito a não passar apuros, sem flar as ótimas oportunidades profissionais que se abrem

Quer saber mais sobre a língua e dicas para ter uma ótima fluência? Acesse esse artigo!

Pontos positivos e negativos de ser um nômade digital

Neste tópico vamos falar um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de viver como nômade digital.

Pontos Positivos

Tudo na vida tem altos e baixos e com os nômades não diferente e existem os lados bons e lados ruins. Veja os pontos positivos:

Flexibilidade de horários

Uma das vantagens é a flexibilidade de horários, vivendo uma rotina bem flexível de trabalho separando bem o tempo de trabalho com o de lazer.

Viajar e se aventurar

Os nômades digitais na sua grande maioria são pessoas que desejam viver viajando e essa é uma das principais vantagens de ser um.

Você é seu chefe

Ser seu próprio chefe em casos como os autônomos e empresários é uma vantagem que traz certo controle sobre ganhos, gastos e horários de trabalho. E mesmo em trabalhos corporativos, ainda sim, existem seus privilégios não muito diferentes dos outros, podendo ter mais tempo livre e viver onde quiser.

Oportunidades

Os nômades digitais geralmente não trabalham com uma coisa só e novas oportunidades sempre surgem. Seja como parcerias para seu projeto atual ou simplesmente um novo complemento de renda e essa é uma vantagem do nomadismo digital.

Pontos negativos

Essa história de viver viajando e se aventurando realmente é muito boa, mas isso não quer dizer que não terá desafios pelo caminho.

Eu não gosto de chamar de pontos negativos! Para tudo na vida tem uma solução, não é preciso se desesperar, existem muitas pessoas que vivem muito bem nesse estilo e por que você não poderia? Basta saber lidar com certas situações e estar bem preparada para outras.

Instabilidade financeira

Os investimentos ajudam muito a se prevenir de possíveis instabilidades, principalmente no caso de profissionais freelancers e empreendedores onde os ganhos podem sofrer mais variações.

Um fundo de emergências, por exemplo, é a melhor forma de se prevenir de possíveis instabilidades futuras e ainda fazer seu dinheiro render.

E para isso recomendamos a renda fixa que é uma maneira segura e rentável de investir e com apenas R$100,00 você já pode começar. Veja mais aqui!

Sentir falta de casa, família e amigos

Viver como um nômade digital é incrível: mas é claro que às vezes vai bater aquela solidão e falta de casa e além de estar longe da família pode sentir falta dos velhos amigos e dos lugares que frequentava. Mas para isso tudo tem um jeito! E se você tem um sonho pode adaptar tudo que for importante para você junto a esse sonho.

Ter disciplina e paciência

Realmente é incrível poder estar sempre em um lugar bonito e diferente podendo curtir vários lugares, pessoas e tudo mais, porém é aí que muitos acabam saindo do eixo.

Às vezes já é difícil manter o foco e disciplina no seu trabalho local ou em home-office, agora imagine estar em lugares cheios de coisas novas para explorar isso pode ser uma enorme distração.

É aí que entra a parte de ter disciplina e saber se organizar! Isso é fundamental para que consiga apreciar tudo à sua volta e caso não tenha uma organização pode acabar se atrasando para tudo e não conseguir aproveitar tudo como queria.

Então é importante manter o foco de trabalho separado do de lazer e desse modo criará uma certa rotina que te permita cumprir todos os objetivos profissionais e pessoais.

Viagens podem ser cansativas

Viagens podem ser cansativas, ainda mais quando você vive fazendo isso. É claro que é um máximo poder trabalhar em qualquer lugar e viajar por aí, mas ao longo do percurso você pode se chatear um pouco de tanto mudar de lugar.

Sem falar nos processos desgastantes de ter que pegar avião, fazer check-in e ouvir pessoas falando outras línguas o tempo inteiro.

Isso é normal e às vezes vai se pegar exausto de tantas viagens e o melhor a se fazer nessas situações é ir com calma e procurar se dar uma folga das viagens.

As melhores profissões e empreendimentos para ser nômade digital

Agora que você já sabe o que é um nômade digital, como eles vivem e como é possível se tornar um, é a hora de escolher qual profissão ou carreira deseja seguir.

Neste tópico você vai ver as melhores e mais promissoras formas de se tornar um nômade digital com carreiras ou empreendimentos digitais promissores.

Trabalhar como Freelancer

A primeira opção é a mais explorada e geralmente a maioria das pessoas que trabalham dessa forma são freelancers ou autônomas e prestam diversos tipos de serviços para várias empresas de forma online.

Existem vários tipos de trabalho que podem ser feitos como freelancer na internet como escrever artigos para sites, prestar serviços de assistente virtual, social media entre outras.

Veja nos links abaixo as melhores alternativas:

Empreendimentos digitais

Certamente ter um negócio online é o que mais pode te render dinheiro sem depender exclusivamente de clientes ou de uma empresa e existem várias oportunidades neste campo.

Veja nos links abaixo algumas opções:

Trabalhos corporativos digitais (home-office)

Como dito no começo do artigo, não são apenas profissionais freelancers e empreendedores que conseguem ter um estilo de vida nômade, muitas pessoas trabalham normalmente para empresas ganhando um salário e trabalhando livremente.

Também chamado de home-office existem empresas que oferecem esse tipo de trabalho em diversas áreas diferentes. Confira os artigos sobre carreiras digitais e 5 cursos promissores para a era digital. Veja também os melhores sites para encontrar empregos corporativos online neste link!

Conclusão

Ser um nômade digital realmente é um estilo de vida muito bom onde você pode se aventurar por diferentes lugares enquanto trabalho, mas é claro que nem tudo é fácil mas também não é impossível.

Com as dicas deste artigo tenho certeza que vai conseguir seguir nessa jornada de liberdade de vida financeira e pessoal vivendo como um nômade no estilo digital.

Espero que tenha ficado claro como é a vida de um nômade digital e quais são as possibilidades para se tornar um. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários e obrigado por ler até aqui.

Fontes e Referências:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: