Carreiras Digitais: 9 áreas promissoras para o mercado digital

Estamos passando por um processo de evolução tecnológica grande que faz com que tudo se inove e se adapte, as pessoas estão cada vez mais vivendo um estilo de vida digital, e isso também em relação às carreiras e o futuro profissional.

Nesse artigo vamos entender melhor sobre as chamadas carreiras digitais, sobre as novas profissões e empreendimentos digitais promissores para o futuro digital que já estamos vivendo.

O que são Carreiras Digitais

As Carreiras Digitais nada mais são do que uma forma de digitalizar tudo, unindo a tecnologia a favor de empregos, carreiras, negócios e a vida profissional no geral! A internet, por exemplo, é uma grande responsável por tornar várias carreiras digitais, como também, dar espaço para que novas surgissem.

Podemos considerar uma carreira digital qualquer fonte de renda através de atividades virtuais ou não, trabalhos que se atualizam se adaptando as novas tecnologias já podem ser considerados inclusos nesse novo mercado de trabalho.

Um exemplo seria empregos de escritório, suporte e atendimento, e várias outras áreas que passaram a ser um trabalho home-office fazendo as mesmas atividades a partir de casa, outro exemplo são os youtubers, influenciadores e gamers que com o tempo foram reconhecidos como um trabalho online.

Uma carreira digital pode ser considerada novas áreas que vem surgindo nesse mercado, ou carreiras e profissões que já existem como as áreas diretamente ligadas a tecnologia, e outras que se adaptam ao mercado digital.

Considerando que a tecnologia está cada vez mais presente em tudo, é de se esperar que todas as carreiras se tornem digitais com o tempo, tendo alguma ligação com a tecnologia e internet.

As Carreiras Digitais e a mudança no Mercado

engineers developing robotic arm
Photo by ThisIsEngineering on Pexels.com

O mundo digital está cada vez mais presente nos pequenos e grandes negócios, vivemos uma nova era digital onde todo o mercado está se reinventando e se adaptando as novas tecnologias, principalmente á internet.

Esses avanços acabam causando um grande impacto no modo em que consumimos produtos, serviços, informações e entretenimento, isso sem falar na agilidade e facilidade que a tecnologia traz em diversos processos.

E com isso, todo o mercado tem a necessidade de se adaptar aplicando novas formas de criação e produção através de meios digitais. Isso tudo gera cada vez mais oportunidades no que podemos chamar de carreiras digitais.

Há algum tempo se fala muito sobre as máquinas substituir empregos, esse cenário temido por algumas pessoas já está acontecendo, a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial engloba diversos sistemas de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, Internet das coisas, etc.

É evidente que o mercado está acompanhando todo essa revolução tecnológica e para isso é necessário se adaptar e se preparar para esse novo cenário de mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo.

Todas essas mudanças, na verdade, trazem muitos benefícios, automatizando processos que são muito desgastantes ou perigosos para um profissional, dessa forma, o trabalho humano é direcionado a outras atividades mais produtivas.

Isso gera mais oportunidades se visto de outro ponto de vista, as tecnologias também trazem muitas oportunidades nesse mercado não tradicional, ou pouco explorado, que chamamos de mercado de trabalho digital.

O Mercado de Trabalho Digital

O que era para ser um pesadelo, na verdade, esta bem longe disso! A internet, por exemplo, tornou muitas coisas mais simples em relação à informação e aprendizado, agilidade em fazer determinadas coisas, e até mesmo em questões de trabalho.

Com o triste cenário da pandemia, muitas pessoas sentiram na prática a necessidade de se adaptar ou buscar novas formas de trabalhar e ganhar dinheiro sem precisar sair de casa, e isso deu cada vez mais visibilidade para trabalhos home-office e várias outras formas de empreender e “fazer dinheiro” através da internet.

Novas carreiras também surgem e outras se adaptam para o mercado de trabalho digital, são as chamadas carreiras digitais, que englobam várias áreas, principalmente em tecnologia, marketing digital e criação de conteúdos.

Existem várias profissões e empreendimentos que já nasceram nesse meio digital, e outras que se adaptaram e vem se adaptando a esse estilo.

As vantagens são muitas, principalmente em questão de qualidade de vida, economia, e melhor remuneração. As empresas tem várias vantagens econômicas reduzindo gastos com alimentação, água, energia, equipamentos, transporte, etc.

E para o trabalhador a flexibilidade de horários, redução de custos, e na maioria das vezes pode ganhar um salário melhor. Existem alguns empregos que funcionam nos dois formatos, online e presencial, o que também gera benefícios.

Como entrar no Mercado de Trabalho Digital

As opções para entrar no mercado de trabalho digital são muitas, a internet tem um alcance maior resultando em mais oportunidades, que não se limitam apenas a sua cidade, estado ou país! Os trabalhos autônomos como freelancer também são alternativas que facilitam muito principalmente para quem está começando.

Conhecimentos podem ser adquiridos com cursos online, quanto mais certificados e qualificações melhor para seu perfil profissional online, isso ajuda a passar credibilidade, e provar seu conhecimentos para conseguir trabalhos.

Com a grande dificuldade em encontrar boas oportunidades de trabalho no mercado tradicional os trabalhos no mercado digital estão ganhando cada vez mais destaque, muitas pessoas conseguem ótimos resultados migrando de cenário.

Existem várias formas de entrar no mercado de trabalho digital, seja através de plataformas que contratam diretamente através delas, sites para freelancer e vagas de emprego home-office. Já falei sobre isso aqui no site, recomendo que veja os artigos abaixo sobre o assunto:

9 áreas promissoras para o futuro do mercado de trabalho

Nesse tópico separei de forma resumida as 9 áreas promissoras para o futuro digital que vivemos, essas são ótimas opções para quem pretende seguir uma carreira digital! Para quem está em dúvida sobre qual área deve fazer sua graduação ou pós-graduação, essas são áreas que valem a pena estudar.

TI

A área de TI ou Tecnologia da Informação, é uma das que mais cresce no Brasil e no mundo, quando o assunto são carreiras digitais, as profissões nessa área certamente são as principais opções.

A Tecnologia da Informação nada mais é do que o uso de tecnologias para criar e gerenciar dados e informações, o termo Tecnologia da Informação (TI) é considerado um conjunto de recursos em processos informacionais, como coleta, armazenamento, processamento e distribuição de dados e informações.

Existem vários cargos dentro da área de TI, as principais são:

  • Segurança da Informação
  • Suporte Técnico
  • Programação
  • Qualidade de Softwares
  • Administração de Redes
  • Administrador de banco de dados
  • Chief Technology Officer
  • Especialista em Ecommerce
  • Especialista em Cloud Computing.

A área de TI, é uma das que mais é atingida com todas essas mudanças tecnológicas que estão acontecendo no mundo, com isso, novos cargos surgem e outros ganham destaque em meio essa revolução. Confira abaixo uma lista de áreas promissoras em TI:

  • Segurança da Informação
  • Programação
  • Analista de Dados
  • Analista de Sistemas
  • Computação em Nuvem
  • Desenvolvedor de Software
  • Desenvolvedor Web / Mobile.

Essas sem dúvidas são carreiras promissoras para o futuro na área de TI que é uma das mais importantes no mercado digital. Existe uma procura muito grande por profissionais nessa área, a tecnologia está evoluindo cada vez mais necessitando de bons profissionais em diferentes cargos nesse setor.

Ciência de Dados

A Ciência de Dados é uma área que trabalha com estatísticas de dados com o objetivo de fornecer insights para negócios, o profissional trabalha com análises, captação, armazenamento, limpeza e modelagem de dados transformando isso em vantagens competitivas no mercado.

A área combina matemática, estatística, inteligência artificial e engenharia de computação para fazer análise de grandes volumes de dados. Existem diversos cargos diferentes dentro da área, que vão desde o analista de dados até o cientista de dados. Confira abaixo:

  • Analista de dados
  • Arquiteto de dados
  • Engenheiro de dados
  • Engenheiro de Software
  • Engenheiro de Machine Learning
  • Estatístico
  • Cientista de Dados.

A área de Ciência de dados é uma das mais promissoras para essa era digital que estamos vivendo, o profissional é fundamental para fazer analises de dados, entender o problema de um negócio e fornecer soluções com base nesses levantamentos.

Engenharia de Robôs

As maquinas estão tomando conta de diversos setores diferentes do mercado, o principal objetivo é auxiliar ou substituir ações humanas que são consideradas repetitivas, perigosas ou que prejudicam de alguma forma a saúde do trabalhador.

A área de Engenharia de Robôs ou Engenharia Robótica é um setor que trabalha no design e construção de máquinas. O profissional é responsável por criar aplicativos ou máquinas autônomas para diversos setores diferentes.

O trabalho de um profissional nessa área geralmente é construir e testar máquinas, projetar protótipos, fazer manutenção de software, etc. O profissional pode atuar nos seguintes cargos:

  • Engenheiro Industrial
  • Engenheiro de Instrumentação
  • Engenheiro de produção
  • Processo e automação
  • Cientista e pesquisador
  • Engenheiro de robótica
  • Especialista em integração de sensores robóticos.

A área de robótica é um setor que só cresce cada vez mais, existem diversos setores que se beneficiam dessas inovações, como saúde, segurança pública e militar, agricultura, setor Aeroespacial, etc.

Tecnologia Industrial

A tecnologia Industrial é um campo de estudo que usa da tecnologia, engenharia, e fabricação para tornar a produção mais rápida, simples e eficiente.

Essa é uma área bem parecida com a Engenharia Robótica em questão de facilitar certos processos, com o foco em Indústrias essa área é importante para gerar aprimoramento em produtos, serviços, e processos.

A Tecnologia Industrial nada mais é do que um conjunto de tecnologias e conhecimentos aplicados em diferentes segmentos para trazer mais eficiência em determinados processos, redução de custos, aumento de produtividade, segurança e eficiência na produção, etc.

A área une tecnologias diversas, como: Internet das Coisas, Computação em nuvem, sistemas de cyber-físicos, Machine Learning e Robótica. Essa área é importante para avaliar necessidades internas de uma empresa podendo solucionar problemas através do uso dessas tecnologias.

Marketing Digital

O Marketing Digital nada mais é do que uma evolução do Marketing tradicional, ou seja, é a utilização de meios digitais para divulgar e comercializar produtos ou serviços. A área é um conjunto de estratégias de divulgação através de meios digitais, como redes sociais, anúncios, etc.

Essa área é fundamental para que negócios tenham melhores resultados em ambiente online, através de estratégias de divulgação diversas, existem inúmeras áreas dentro do Marketing Digital, acompanhe abaixo as principais delas:

  • Endomarketing
  • Pesquisa de mercado
  • Social Media
  • Analista de SEO
  • Analista de e-commerce
  • Analista de Inbound Marketing
  • Gestor de Tráfego
  • Produtor de Conteúdo.

O Marketing Digital cresce bastante, existem diversas formas de trabalhar online de forma independente, como os criadores de conteúdos, donos de e-commerce, etc. Recomendo que veja alguns artigos sobre o assunto que já publicamos aqui no site, confira abaixo:

Audiovisual

Audiovisual é um meio de comunicação que utiliza de elementos visuais e sonoros para produção de vídeos, filmes, novelas, publicidade, etc.

Trabalhar com audiovisual é o sonho de muitas pessoas, esse é um mercado que cresce bastante no mundo todo, inclusive no Brasil, temos diversas emissoras de TV aberta e fechada, inclusive empresas como a Netflix e Amazon Prime.

O mercado audiovisual é uma ótima oportunidade de carreira se você pretende trabalhar com vídeos na internet, por exemplo, a área estuda diversos etapas como produção, cenografia, animação, roteiro, direção de vídeos, edição, figurino, iluminação, fotografia, etc.

As opções de carreira dentro da área são várias, veja abaixo uma lista de alguns desses cargos:

  • Roteirista
  • Direção
  • Direção de arte
  • Direção de fotografia
  • Profissional de Som
  • Montagem
  • Produtor
  • Animação.

O setor Audiovisual é muito promissor, existem possibilidades diversas de trabalhar na área com TV aberta, TV Fechada, áreas institucionais, publicidade, e criação de conteúdo audiovisual na internet.

Design

A área de Design é bem abrangente, existem diversas subcategorias dentro no Design, basicamente Design é o processo de criação, desenvolvimento e elaboração de algo. É uma atividade estratégica, técnica e criativa com intenção de solucionar algum problema, ou atingir algum objetivo.

Quando falamos em Design logo pensamos na estéticas das coisas, porém o Design não trabalha apenas com base nisso, existem outros fatores que também fazem parte desses processos, como, por exemplo, o satisfação de um usuário.

O Design como conhecemos é o profissional responsável por dar estilo as coisas, entre outros objetivos que pode estar relacionado a uma imagem, objeto, elementos visuais de um site, criação de logotipos, etc.

Como dito anteriormente, a área de Design é bem abrangente e pode trabalhar com Design de Produtos, Serviços, Interiores, Mobiliário, e Design de Animação, por exemplo. E como nosso foco são as carreiras digitais, vou indicar algumas áreas mais relacionadas ao nosso meio.

Confira abaixo algumas opções de carreira dentro da área de Design:

  • Design Gráfico
  • Web Design
  • Design de Games
  • Brand Designer
  • Ilustrador
  • Diagramador
  • Type Designer
  • Character Designer
  • Animador
  • 3D Designer.

Já publicamos aqui no site alguns artigos falando mais sobre a área, recomendo que acesse abaixo para obter mais informações a respeito:

Finanças

Á área de Finanças tem como objetivo gerir as finanças de uma empresa, fazendo o controle de custos e despesas, qualquer empresa seja digital ou não precisa de um departamento financeiro para gerenciar questões financeiras da empresa.

E dessa forma garantir o seu funcionamento com boas relações entre os fornecedores e clientes, sendo seu papel principal manter a situação financeira da empresa equilibrada. Confira abaixo uma lista das principais carreiras em Finanças:

  • Consultoria Financeira
  • Gestão de Negócios
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Mercado Financeiro
  • Auditoria
  • Controladoria
  • Planejamento estratégico.

O setor financeiro é uma área que dificilmente vai ficar para trás, com tecnologia ou não todas as empresas precisam lidar de maneira adequada com as finanças do seu negócio, sendo essencial um setor financeiro para cuidar disso.

Economia

A Economia é o estudo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, apesar de parecer uma área parecida com Finanças, tem suas diferenças, o campo de Finanças estuda questões de fluxos de caixa que movem a Economia.

Já na área de Economia área estuda o comportamento humano da produção e distribuição de bens e serviços, realiza pesquisa de mercado e estuda cenários nacionais e internacionais. A Economia assim como outras áreas mencionadas nesse artigo, tem uma ampla opção de áreas para atuação.

Acompanhe algumas das principais abaixo:

  • Mercado Financeiro
  • Economia Agroindustrial
  • Estudos de Mercado
  • Perícia Econômica
  • Economia de Empresas
  • Orientação Financeira.

A área de Economia também é bastante diversificada, existem oportunidades no setor público, privado e através de trabalhos autônomos. O profissional pode trabalhar na bolsa de valores, ONGs, e praticamente qualquer tipo de empresa.

Pedagogia Digital

A área de educação também não poderia ficar de fora de todos esses avanços tecnológicos, a área de Pedagogia Digital é o estudo do uso de tecnologias digitais aplicadas em ambiente de aprendizado online, híbridos e presenciais.

A Pedagogia Digital já é bastante estudada por profissionais formados ou que pretendem se formar na área, com todas as mudanças tecnológicas na era digital que vivemos, a edução precisa se adaptar a esse cenários a fim de trazer mais motivação experiencias e vivências pedagógicas através da tecnologia.

Recomendo que veja o curso sobre Pedagogia Digital na Descomplica, acesse aqui!

Conclusão

As Carreiras Digitais estão cada vez mais se tornando algo revolucionário e é muito provável que isso fique cada vez mais comum, vemos a transformação que o mundo está vivendo ao nosso redor, são muitas inovações principalmente tecnológicas, a Indústria também está cada vez mais implantando novas tecnologias, assim como todo o mercado.

Existem várias carreiras consideradas novas que estão surgindo e se adaptando, e o incrível mercado digital cresce de forma bem rápida, e facilita muito as coisas para quem deseja resultados relativamente rápidos, pois hoje em dia não é necessário passar 5 anos em uma faculdade para poder ter um salário digno.

É claro que isso não significa que a profissionalização a esse nível não tem mais relevância, muito pelo contrário, a própria área da educação está se adaptando aos poucos e trazendo novas soluções voltadas para esse meio.

Espero que tenha entendido um pouco mais sobre essa nova era de oportunidades que envolvem os trabalhos digitais, home-office, e tudo que envolve a tecnologia, automação, e a internet.

Fontes e Referências:

Inscreva-se também no nosso canal no YouTube para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre Carreiras Digitais!

Sobre Rodrigo Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: