Assistente virtual: entenda o que é e como se tornar um

Um assistente virtual é responsável por auxiliar negócios e empreendimentos em diversas tarefas diferentes, desde as mais simples como gerenciar redes sociais como também tarefas administrativas e financeiras.

Entenda mais sobre o que é um assistente virtual e como ser um AV.

O que é um Assistente Virtual?

O profissional que trabalha como AV pode exercer diversas atividades diferentes e a ideia principal dessa profissão é auxiliar em diversas tarefas em negócios e empreendimentos dos mais variados segmentos.

Com o surgimento da internet várias empresas começaram a contratar pessoas de forma remota para auxiliar em atividades que podem ser feitas sem a presença física, com isso cortando muitos gastos.

Um assistente virtual geralmente trabalha sem nenhum vínculo com empresas de forma autônoma, porém também existe a possibilidade de contratos.

Como funciona o trabalho de assistente virtual?

As atividades que um assistente virtual faz dependem muito do tipo de negócio com que o profissional trabalha, as funções mais comuns envolvem tarefas administrativas, gerenciamento de redes sociais e contabilidade.

O profissional de AV na verdade não se limita apenas a essas tarefas podendo exercer diversas outras funções dependendo do segmento e da necessidade do cliente que trabalha.

Veja alguns exemplos de áreas que um assistente virtual pode atuar:

  • Administração
  • Suporte ao cliente
  • Serviços de Marketing
  • Gerenciamento de redes sociais
  • Agendar compromissos
  • Criar sites e blogs
  • Redação
  • E qualquer outra atividade que possa ser realizada virtualmente

Como ser um Assistente virtual

person using macbook pro on white table
Photo by Polina Zimmerman on Pexels.com

O AV pode trabalhar em diversos segmentos de mercado tornando difícil dizer o que exatamente um assistente faz ou quais habilidades deve adquirir para trabalhar na área.

Para se tornar um assistente virtual não existem muitos segredos basta se especializar no tipo de serviço que deseja prestar.

Pense em todas as atividades que podem ser feitas remotamente e que seja interessante para as empresas contratarem esse ou esses serviços.

Quanto custa um assistente virtual?

Geralmente um AV trabalha sobre demanda de serviços de forma autônoma oferecendo pacotes de serviços ou cobrando por hora.

Em casos de contratação a média salarial de um assistente virtual é de R$1.200 até R$3.000 por mês.

Cursos de assistente virtual

Como explicamos neste artigo existem várias formas de se trabalhar nesta área e isso acaba confundindo a mente de muitos sem saber como e por onde começar.

Pensando nisso, separamos neste tópico alguns cursos que são essenciais para quem quer tornar-se um AV e conhecer melhor sobre essa carreira.

Confira:

Administração de empresas

A administração é uma das principais tarefas de um assistente virtual e com o curso de Administração de Empresas você aprende os aspectos importantes da administração empresarial incluindo abordagens exatas, tecnológicas e humanísticas.

Entenda tudo sobre estratégias organizacionais, motivação humana e conceitos necessários para uma boa administração empresarial. Acesse o curso neste link!

Gestão empresarial

A gestão também é uma atividade muito comum na área de um AV, com isso ter habilidades na área também pode ser uma opção para prestar serviço na área.

Com o curso de Gestão Empresarial você vai aprender a ser um bom gestor envolvendo habilidades financeiras, conhecimentos em mediação de conflitos, gestão em si e motivação de equipes.

Conheça todas as práticas de um gestor, suas habilidades e competências, ética, responsabilidades, marketing e vendas. Acesse o curso neste link!

Análise de retorno das mídias sociais

Praticamente todo negócio hoje em dia está presente nas mídias sociais e com isso uma das principais funções de um AV é auxiliar negócios e empreendimentos a ter melhores resultados nas mídias. 

Com o curso de Análise de retorno você vai aprender e entender os objetivos de uma campanha em redes sociais, aplicar e analisar seus resultados podendo tirar melhor proveito do cenário real em que ela se encontra e controlar essas campanhas. Acesse aqui!

Marketing Estratégico

Ainda focado em auxiliar em resultados das empresas, outra forma de prestar serviços como AV é desenvolvendo estratégias de marketing para as empresas e negócios.

Com esse curso você aprende a desenvolver um planejamento de marketing de uma empresa através de abordagens de temas como a segmentação do mercado.

Com o curso você vai aprender o conceito de marketing, posicionamento de mercado entre outros assuntos relevantes. Acesse o curso neste link!

Gestão de Mídias Sociais

Essa é uma atividade considerada mais simples de um Assistente Virtual fazer que é a gestão de Mídias Sociais que também é uma prática comum na área.

Com o curso você aprende os conceitos básicos sobre redes sociais e mídias sociais, como trabalhar com as melhores práticas de marketing nas redes e mídias sociais.

Descobrir o público certo, criar páginas no Facebook, criar e agendar posts, entre outras atividades de gerenciamento e gestão em redes sociais como Instagram e Linkedin.

São na verdade 10 cursos em 1 e você vai aprender tudo sobre:

  • Social Media Marketing
  • Facebook Marketing
  • Instagram Marketing
  • IGTV Marketing
  • Instagram e Facebook Ads
  • Linkedin Marketing
  • Planejamento estratégico
  • Produção de conteúdo
  • Gestão de crise
  • Análise de resultados
  • E muito mais! Acesse aqui!

Conclusão

O trabalho como assistente virtual já existe a um bom tempo e já é bem conhecido no exterior. 

No Brasil essa profissão vem se tornando cada vez mais forte, migrando trabalhadores para o mercado digital e também despertando a curiosidade de muitas pessoas a ingressar na área.

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: