Pirâmides Financeiras: os faraós e a verdade que ninguém conta

Pirâmides Financeiras é como são chamados os esquemas fraudulentos de investimentos, normalmente são os também conhecidos como hyips ou esquemas Ponzi, sites de investimentos que prometem rendimentos considerados muito alto em cima de um investimento ou modelo de negócio.

Nesse artigo vou falar um pouco mais sobre o que são esses esquemas e revelar algumas verdades que ninguém fala por de trás desse tipo de negócios online, principalmente envolvendo investimentos hyips e outros parecidos.

O que são Pirâmides Financeiras

As pirâmides são esquemas normalmente de investimento, que não se auto sustentam e dependem unicamente de reentradas de dinheiro. O sistema piramidal funciona exatamente com base na estrutura de uma pirâmide, sendo que os membros do topo recrutam pessoas para os níveis abaixo, os de baixo sustentam os de cima, e quando as pessoas param de entrar, quem fica mais para baixo da pirâmide dificilmente consegue retorno.

Imagem / reprodução: www.creditooudebito.com.br

Geralmente esse tipo de golpe não trabalha com produtos ou serviços sustentáveis, na maioria das vezes inventando algum tipo de material para ser revendido, investindo em um suposto plano de negócios, ou investindo no mercado financeiro, sempre visando lucros considerados “anormais”.

Existem também alguns esquemas que funcionam de forma parecida, porém, até pode existir algum “produto”, mas que, na verdade, não agrega em nada e a pirâmide se sustenta única e exclusivamente da revenda dessa material que, na verdade, só ensina como revender e revender isso mais vezes.

Variações do esquema de pirâmides financeiras

Sistemas de investimento Hyip

Hyip é um programa de investimento de Alto Rendimento, High-Yied Investment, também conhecido como esquema ponzi, esse é um tipo de investimento é muito comum há bastante tempo.

Se trata muitas vezes de investimentos em supostas ações ou outros ativos no mercado financeiro, em parte, em alguns casos a empresa até funciona com investimentos legítimos, porém, com rentabilidade muito elevada entre 1% a 50% ou mais ao mês.

A alta rentabilidade em curto período é o que faz com que o investimento se caracterize como investimento hyip, não existem produtos, muitas vezes é apenas dinheiro movimentando dinheiro e somente em alguns casos é realmente feito algum investimento legítimo, como trade financeiro, etc.

E mesmo que seja, pela sua alta rentabilidade o sistema quebra em alguns meses ou no máximo 1 ano, os investimentos hyips costumam ter um prazo de validade, e quem entra por último no momento que a “empresa” estiver quase fechando, perde seu investimento.

Enquanto isso o dinheiro de toda a pirâmide é recolhido por uma ou mais pessoas de grupo que está no topo da pirâmide, deixando os demais no prejuízo ou sem ganhos relevantes.

Ajuda mutua

Os sistemas de ajudo mútua foram bastante populares um tempo atrás, o sistema funcionava de forma relativamente simples, você faz um depósito para uma pessoa da lista, dessa forma seu nome vai para primeira posição e você passaria a receber depósitos também.

Outros golpes parecidos: mandalas, esquema do PIX de 1 real, etc…

Negócios de MMN ou Marketing Multinível

Por mais que o modelo de negócios do Marketing Multinível seja algo legítimo e totalmente legal, infelizmente a sua imagem é bastante suja pelo fato de muitos utilizam desse modelo de negócios para aplicar golpes. 

O que mais caracteriza um negócio de MMN como uma possível pirâmide financeira, é o produto ou serviço em si que está sendo comercializado, deve se considerar se ele realmente é sustentável e existe uma fonte de renda que venha exclusivamente daquele produto ou serviço, que deve ser o foco da empresa, e não em apenas divulgar um modelo de negócios super lucrativo.

Diferenças entre pirâmides e negócios legítimos

O assunto sobre sistema de pirâmide é complexo, pois, muitas vezes um sistema de pirâmide pode ser considerado legítimo se houver produtos que agrega o mercado, e a empresa em si não se sustente única e exclusivamente do sistema de “investimento”.

Um bom exemplo é os sistemas de MMN ou Marketing Multinível onde muitas empresas utilizam desse modelo de negócios, mas não é sua única fonte de renda. E essa é a principal diferença entre sistemas legítimos de um esquema fraudulento de pirâmide financeira.

Geralmente uma pirâmide financeira visa mais lucros do que a própria venda de produtos ou serviços, com isso o produto em si, perde valor e o sistema só se alimenta de promessas e por fim satura.

A verdade sobre sistemas de pirâmides financeiras: Os Faraós

A realidade desse tipo de investimento ou modelo de negócios é bem diferente do que muitos pensam, existe uma brecha muito grande que faz com que esse tipo de sistema seja eterno e lucrativo para os chamados “faraós” da pirâmide.

Essas pessoas são um grupo de participantes que buscam constantemente por sistemas pré-lançados de pirâmide financeira, visando ficar no topo da pirâmide para obter lucros até o sistema saturar ou quebrar de vez.

A verdade é que as pirâmides podem ser lucrativas em curto e médio prazo, com isso muitas pessoas vivem buscando novos investimentos, e quando uma empresa quebra outra surge e assim os “faraós” ganham dinheiro com pirâmides financeiras.

O objetivo é sempre entrar primeiro e sair primeiro, e tendo ciência de que se trata de um investimento de auto lucro e risco, podendo ter duração de curto ou médio prazo, fica de certa forma mais “fácil” saber quando deve retirar os lucros e “cair fora” do investimento.

E isso da origem ao nome de investimento de alto lucro e alto risco, participar de um sistema de pirâmides não é considerado crime, quem responde por isso é o criador do site, o que não pode fazer é incentivar o investimento como se fosse algo concreto, o que todos sabemos que não é.

Conclusão

Quero deixar bem claro que eu não estou incentivando ninguém a fazer parte desse tipo de sistema, eu inclusive já fiz um artigo sobre esse assunto a um tempo atrás, mas, apaguei.

Justamente pelo fato de não querer incentivar as pessoas a sustentarem esse tipo de sistema, porém, ao decorrer do tempo percebi que não tinha motivo para eu não falar sobre isso, pois, não podemos ignorar o fato de que muitas pessoas continuam ganhando dinheiro dessa forma e há muito tempo.

Então a intenção desse artigo é alertar e informar sobre o que acontece nesse meio e de alguma forma contribuir com que as pessoas que não sabem sobre isso, saber como identificar esse tipo de esquema e não entrar achando ser algo totalmente diferente do que aparenta.

Veja também:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado principalmente em Criação de Conteúdo e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: