Social Media: Conheça as carreiras em mídias sociais!

Conheça as carreiras em social media e como funciona o trabalho com gerenciamento e administração de perfis e negócios nas mídias sociais. Com a internet e as redes sociais cada vez mais em alta, os negócios e empreendimentos também estão se tornando cada vez mais digitais.

E isso tudo vem gerando muitas mudanças e uma delas é o surgimento de novas carreiras no mundo digital e em especial as mídias sociais que falaremos nesse artigo.

As mídias sociais são ferramentas muito poderosas e podem gerar resultados surpreendentes para um negócio ou projeto. Para auxiliar na construção de uma imagem nas mídias e usufruir de todas suas vantagens existem os especialistas em social media ou mídias sociais.

O que é Social Media?

As mídias sociais nada mais são as ferramentas de comunicação que usamos todos os dias como as redes sociais, mecanismos de buscas como o Google e até mesmo sites e blogs e com o grande crescimento de pessoas conectadas a essas ferramentas surgem formas de anunciar negócios, produtos, serviços, conteúdos e outras infinidades de coisas.

As mídias digitais se tornaram uma ferramenta muito poderosa de comunicação e com isso carreiras como marketing, publicidade, redação e criação de conteúdo em geral ganharam força nas mídias digitais. E através do grande interesse de diversos negócios, empresas e perfis públicos ganharem sucesso no mundo digital surgiu a necessidade de alguém para auxiliar nisso.

As carreiras na área de social media fazem todo o trabalho de gerenciamento, administração, criação de campanhas, análises métricas, etc. O Social Media pode ser um ou vários profissionais especializados em trabalhar na construção da imagem de empresas e perfis nas mídias sociais.

Existem muitas pessoas que prestam esse tipo de serviço de maneira autônoma na internet e também existem agências especializadas nesses serviços.

Como ser social media: pilares para trabalhar como analista de mídias

Antes de apresentar as principais áreas que fazem parte do trabalho como social media. Em todo caso esses conhecimentos são os pilares para trabalhar na área seja de forma independente ou para alguma agência.

Escolha um nicho

O ideal para quem está começando  é focar em um ou mais nichos que tenha conhecimento e depois ir se especializando em outros nichos e expandir gradualmente.

Procure prestar serviços para clientes que você já entende a necessidade deles, podendo gerenciar e criar estratégias de forma eficiente.

Aprenda sobre criação de conteúdo digital

Essa é a principal ferramenta de um social media e para ser um é preciso saber criar conteúdo que faça o público engajar e interagir oferecendo conteúdo relevante que atrai clientes.

Cursos recomendados: (com certificado)

Domine as mídias sociais

Para trabalhar na área de mídias sociais não é necessário ser apenas um usuário frequente. É preciso estudar e dominar todas as ferramentas tanto de publicações como de anúncios entre outros recursos.

Estude Marketing Digital

O principal objetivo de todos é gerar resultados com seus perfis, negócios ou projetos online e com isso o Marketing é muito importante. Tendo noções de marketing você consegue produzir conteúdos e criar campanhas de forma objetiva e eficaz.

Curso recomendado: (com certificado)

Outras áreas: administração, publicidade, comunicação

Áreas como publicidade, comunicação e administração tem grande futuro na área por trabalharem diretamente com gerenciamento e administração de perfis públicos e comerciais.

A publicidade é sem dúvidas o que gera todos os resultados por meio do conjunto de trabalhos que envolvem a área sendo importantes conhecimentos em marketing e publicidade.

Em questão de gerenciamento também é bastante envolvida com o trabalho sendo importante, conhecimentos sobre administração.

Cursos recomendados: (com certificado)

Principais Carreiras em Social Media ou Mídias Sociais.

O Social Media, na verdade, são carreiras relacionadas as mídias sociais e também pode ser apenas um profissional que trabalha com isso.

É possível prestar serviços como social media de forma autônoma de forma remoto como freelancer ou trabalhando para agências na área.

Essas agências fornecem vários serviços relacionados a gerenciamento, administração, marketing e análises das mídias sociais. Aí é que entram as áreas que pertencem ao campo de social media e trabalham exclusivamente com essas plataformas.

Diretor de Redes Sociais

Esse é o cargo mais alto em mídias sociais e é responsável por várias atividades importantes desde criação de estratégias, gerenciamento de outros profissionais e criação de conteúdos e campanhas.

O diretor de redes deve ser o mais especializado em mídias sociais para saber tudo sobre suas ferramentas e como aplicar melhor as estratégias.

Cursos recomendados:

Gerente de marca

O gerente de marca é o profissional responsável por atividades relacionadas ao marketing, publicidade e também criação de conteúdo nas mídias sociais. Veja mais sobre neste link!

Coordenador de Engajamento

O coordenador é responsável pela comunicação através de mensagens nas mídias sociais, seu trabalho é executar estratégias de marketing para envolver o público fazendo com que respondam postagens e compartilhem conteúdos.

Cursos recomendados:

Gerente de mídia social

O gerente de mídia social é responsável por administrar as redes sociais e com outros profissionais de marketing e mídia social cria estratégias de marketing usando ferramentas como Google Analytics e outras. Veja mais sobre neste link!

Estrategista de conteúdo

Esse profissional tem a função de ajudar a contar a história de suas marcas lidando diretamente com criação de conteúdo e geralmente tem habilidades com marketing de conteúdo, SEO, redação e comunicação. Veja mais sobre neste link!

Conclusão

As mídias sociais têm um poder muito grande de comunicação nos tempos de hoje e com isso se tornaram poderosas ferramentas de marketing e conteúdos virais.

Com vários negócios migrando para o mundo digital e várias outras novas carreiras surgindo em meio a esse mundo surgem novas modalidades de trabalho nesse campo.

E para lidar diretamente com a construção da imagem e reputação de uma empresa ou perfil público nas redes e mídias sociais os profissionais de social media e suas agências.

Essa é uma nova modalidade de trabalho e pode envolver várias técnicas de marketing e conhecimentos de gerenciamento e administração.

Fontes e Referências:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: