silver imac displaying line graph placed on desk

Descubra como atrair clientes através do Inbound Marketing

Saiba o que é o Inbound Marketing, seus benefícios e como ele pode ajudar na conquista de novos clientes.

O que é Inbound Marketing?

Também chamado de Marketing de Atração, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair clientes para sua empresa. Desse modo, a palavra-chave desse conceito está exatamente aí: atração. Isso significa que o Inbound Marketing, através de um conjunto de estratégias, visa um movimento em que o cliente vai até você, e não o contrário.

E mais, não qualquer cliente, mas o correto, aquele que melhor vai se beneficiar do produto ou serviço ofertado. Isso acontece através do compartilhamento de conteúdo de qualidade e direcionado.

Inbound x Outbound

Mesmo se você nunca tiver escutado o termo “Outbound Marketing”, você já conhece as ferramentas que essa estratégia de marketing utiliza.

No Outbound Marketing são usados instrumentos para chegar no cliente através de um caminho de mão única, isto é, através da publicidade tradicional. Temos como exemplos a propaganda na televisão, no rádio, em revistas, uso de outdoors, pop-ups em sites, e e-mails em massa.

São maneiras mais invasivas de se conectar com o público-alvo, e não há a intenção de interação, apenas a entrega da mensagem. É fundamental destacar que o Outbound Marketing não é nada ultrapassado ou que não surte o efeito desejado. Muito pelo contrário, ele possui um alcance imenso.

Na verdade, sempre será necessário realizar um estudo do que é mais benéfico diante da realidade de cada empresa. Inclusive no montante de investimentos destinados à publicidade. É preciso ter isso em mente, afinal as ferramentas do Outbound são opções bem mais caras.

Na contramão dessa abordagem, surge o Inbound Marketing como uma nova forma de se conectar com o cliente, através do diálogo. Importante frisar que ele não está apenas no meio digital. Você lembra das receitas que vinham no verso da embalagem do leite condensado Moça? Isso é uma forma de utilizar uma das estratégias do Inbound Marketing!

Entenda mais sobre a diferença entre os dois:

O conceito de Inbound Marketing vem crescendo muito. Primeiro, pela expansão do Marketing Digital e, segundo, porque é uma ótima solução para pequenos empreendimentos que não possuem verba suficiente para colocar uma propaganda na televisão, por exemplo. Contudo, é necessário deixar claro que os benefícios do Inbound são inúmeros, independentemente do tamanho da organização.

Dessa forma, diferente do Outbound, em que a publicidade chega sem ser solicitada, o Inbound Marketing consiste em atrair o cliente.  Aqui, o indivíduo que vai atrás da empresa após perceber que ela pode realmente ser capaz de solucionar os seus problemas.

A partir do momento em que o possível cliente chega até você, através do seu site ou blog, fica mais fácil conversar com ele, mostrar suas soluções e, quem sabe, conseguir que, além de cliente, ele se torne um fã da sua marca.

Quais as vantagens do Inbound Marketing?

  • Menor custo
  • As pessoas realmente interessadas chegam até você
  • Possibilidade de diálogo com o possível cliente
  • Construção de um relacionamento com o usuário.

Ferramentas do Inbound Marketing

Agora você deve estar se perguntando quais as ferramentas utilizadas para colocar em prática o Inbound Marketing. Vamos lá!

SEO

Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas são técnicas utilizadas para ranquear bem o seu site. E o que significa ter um site com um bom ranking nos mecanismos de busca? Quer dizer que quando alguém pesquisar algo sobre o conteúdo que você oferece no Google, por exemplo, o seu site vai aparecer entre os primeiros resultados.

Dá para perceber a importância disso ao se analisar a taxa de cliques nos sites que se encontram na segunda página: apenas 0,78%. Portanto, para que os visitantes encontrem seu site é importante estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca.

O SEO consiste em mostrar para o Google que seu site tem um conteúdo significativo e que possui uma boa usabilidade. Logo, é necessário ter atenção redobrada em como será a experiência do usuário ao entrar no seu blog.

Seguem algumas dicas para ficar atento na hora de criar e alimentar seu site:

  • Produza conteúdos relevantes
  • Utilize palavras-chave
  • Use intertítulos
  • Escreva URLs compreensíveis
  • Recorra a links internos.

Veja mais dicas de SEO neste artigo completo!

Landing Pages

Sabe quando você entra em um site e uma página específica aparece para que você baixe um ebook, por exemplo? Isso é uma landing page ou página de conversão. São páginas com um propósito bem específico: realizar a conversão de um visitante. E o que significa conversão? Diz respeito a ações feitas no site que podem ser medidas, como quando uma pessoa fornece um e-mail ou clica em um botão específico.

Através dessas pequenas atitudes, a relação com o visitante pode ser estabelecida e ele pode virar um cliente. Por exemplo: alguém entra no seu site e se depara com uma landing page ofertando um ebook. Para baixá-lo, apenas é necessário deixar um email válido.

Dessa maneira, você conseguiu entregar um material de qualidade para o visitante e ainda obteve o email dele. A partir daí, é possível utilizar essa maneira eficaz de estabelecer um diálogo mais estreito e, quem sabe, construir uma relação com um possível cliente.

Se você já quer começar a utilizar as landing pages em seu site, confira essa plataforma!

E-mail marketing

A partir dessa estratégia do marketing digital é possível estabelecer uma conexão mais próxima com o possível cliente. O e-mail marketing é uma forma de se comunicar diretamente com ele, criando laços.

Como a própria pessoa forneceu o e-mail, fica claro o interesse dela, na sua empresa. Daí em diante você pode utilizar essa ferramenta para enviar seus conteúdos, construir relacionamentos, além de acompanhar as etapas em que o cliente se encontra.

Por fim, os métodos para aplicação do Inbound Marketing são diversos, mas é importante perceber que a construção de relacionamentos sólidos com o cliente é a finalidade de todos eles. Assim, não esqueça disso ao elaborar seu planejamento de marketing!

Conclusão

Assim, o Marketing de Atração consiste em técnicas de marketing com o objetivo de atrair o cliente até sua empresa a partir do compartilhamento de conteúdos relevantes. Logo, é inegável que o Inbound Marketing tem um papel essencial nas estratégias de marketing da atualidade.

Para aprender mais sobre o assunto, confira os cursos de Marketing da Udemy! Confira também este artigo sobre a carreira de Estrategista de Conteúdo.

Sobre Camila Monteiro

Jornalista e Redatora, flertando com o Marketing Digital. Apaixonada por ler e escrever. Especialização em Comunicação e Semiótica.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: