Como ganhar dinheiro com o YouTube: 7 formas de monetização

Entenda como ganhar dinheiro no YouTube, o que é preciso para começar e 7 formas de monetização além de anúncios tradicionais da plataforma.

Já não é nenhuma novidade que o YouTube dá para ganhar dinheiro e de uns tempos para cá cada vez mais pessoas começam ou pelo menos tem algum interesse em criar um canal.

Acompanhe os próximos tópicos e entenda como é possível ganhar dinheiro nesse mundo dos vídeos.

O que é preciso para ganhar dinheiro no YouTube: A estrutura e planejamento para começar!

Existem algumas regras a serem seguidas para tornar o conteúdo adequado para monetização e seguir criando conteúdo que possa ser monetizado.

É preciso concluir alguns requisitos para monetização tradicional da plataforma com anúncios do Adsense.

  • Escolha um nicho

A escolha de um nicho é importante para ganhar autoridade sobre o tipo de conteúdo que produz e até mesmo para conseguir produzir esses conteúdos.

Você pode produzir conteúdos diferentes mais que englobam um mesmo contexto podendo abordar diferentes assuntos mais não saindo do tema principal.

  • Produza conteúdo original e relevante

Nada de plágio! É importante produzir conteúdo original e relevante para realmente ajudar ou entregar o conteúdo que seu público deseja encontrar.

Antes de pensar no dinheiro você precisa pensar em criar conteúdo de valor ao público e depois o dinheiro vem como consequência.

  • Entenda as diretrizes da plataforma.

Para evitar problemas futuros é importante que entenda sobre as diretrizes da plataforma, sobre o que pode e o que não pode ser monetizado.

Você pode ver as diretrizes da plataforma através desse link.

7 alternativas para ganhar dinheiro com o YouTube

Tendo em mente os pilares necessários para poder ganhar dinheiro com o YouTube de maneira profissional e eficaz é hora monetizar. Confira:

Monetização com anúncios do YouTube

O Programa de Parcerias do YouTube é a opção para se ganhar dinheiro com o YouTube através da exibição de anúncios nos vídeos.

É necessário ter pelo menos 4 mil horas de conteúdo assistido depois disso você já estará apto para monetizar seus conteúdos.

Para monetizar siga os passos:

  1. Acesse seu painel no YouTube Studio
  2. No menu esquerdo encontre ‘outros recursos’
  3. Agora acesse ‘geração de receita’ e pronto é só seguir com os processos de monetização.
  • Quanto paga

Depende de muitas coisas como o tempo que as pessoas assistem os anúncios, quantas visualizações recebe e número de anunciantes no seu nicho naquele dia.

É possível ganhar dinheiro de 2 formas com esse tipo de anúncio que seria por visualização e por clique.

Não é possível dizer um valor fixo pago por essas atividades mas podemos chutar entre R$15,00 a R$20,00 reais por 1.000 mil visualizações.

Tudo depende de vários fatores, como, o número de anunciantes no dia, número de visitantes, cotação do dólar, etc. Geralmente os nichos de Saúde / Emagrecimento / Fitness e Finanças são melhor remunerados.

Monetização com Networks

As Networks são uma maneira mais fácil de monetizar o seu conteúdo oferecendo facilidades nos pagamentos e cuidando de toda a parte burocrática para você.

As Networks oferecem vários serviços que ajudam no gerenciamento do canal, como: suporte, consultoria, informação sobre direitos autorais, materiais para criação e edição de vídeos e ferramentas de gestão.

Algumas das principais Networks do YouTube são: a FullScreen, Creative Nation e a mais recomendada para quem está começando, a Freedom.

Testando produtos: fazendo reviews

É muito provável que você já tenha visto vídeos de reviews no YouTube ou os também chamados Recebido, onde uma pessoa faz videos abrindo caixas de encomendas, mostrando e falando sobre algum produto como celulares, produtos de beleza, entre diversas outras coisas.

Essa é uma maneira muito comum a algum tempo de ganhar dinheiro com o YouTube fazendo vídeos de apresentações de produtos e a medida que ganham público se tornam influenciadores através desses vídeos.

Isso torna possível fazer algum tipo de parceria onde você recebe produtos de graça das empresas para em troca fazer o reviews do produtos no seu canal.

Você não precisa ter necessariamente um canal só sobre isso para ganhar dinheiro com esse formato, existem muitas possibilidades de ótimas parcerias em diversos nichos diferentes de canais.

Abaixo vamos mostrar alguns links para empresas e parceiros que você pode se afiliar para receber produtos dos mais variados tipos, é importante que tenha um nicho já definido para ser aceito.

Lojas para ganhar produtos:

  1. Gearbest: Plataforma chinesa de compras online, oferece produtos como eletrônicos, acessórios, smartphones, além de itens como roupas, brinquedos e decoração. Acesse mais informações sobre o programa de parceria!
  2. Tomtop: Loja atacado de produtos como roupas, eletrônicos, casa e jardim entre outras. Cadastre-se / Veja mais informações!

Outras formas de ganhar produtos de graça

Essas são plataformas que possuem diversas parcerias com várias empresas e você pode receber produtos diversos de graça, como maquiagens, comida, bebidas, acessórios entre outras coisas.

Basta se cadastrar e visualizar as campanhas disponíveis, se caso for selecionado(a) recebe o produto de graça na sua casa.

  1. The Insiders
  2. Sweet Bônus
  3. Big Tester.

Marketing de Afiliados

Essa é outra forma bem lucrativa, até mais que as outras em muitos casos, as vendas sempre vão ser uma ótima opção para ganhar dinheiro promovendo produtos ou serviços relacionados ao seu nicho.

Nesse formato você pode se afiliar a lojas ou empresas que tenham relação com o nicho do seu canal e promover seus produtos com um público bem segmentado.

As chances de ganhar dinheiro são até maiores do que as outras alternativas, muitos até mesmo complementam seus ganhos com o Marketing de Afiliados.

Como conseguir esse tipo de afiliação? É muito simples, existem diversas oportunidades, não importa o seu nicho, você pode se afiliar tanto a produtos físicos como também digitais.

Veja mais sobre o Marketing de Afiliados e opções de parcerias nesse link!

Conteúdo patrocinado

Produzir conteúdo patrocinado para outras marcas é uma ótima forma de remuneração, que pode render muito mais dinheiro do que a monetização com anúncios normais dependendo do caso.

Essa alternativa depende muito do grau de influência que o canal tem no YouTube e quanto as empresas pretendem pagar pelo trabalho.

Existem algumas plataformas especializadas nesse tipo de parceria e facilitam muito para influencers encontrarem oportunidades. Confira:

  1. Influency.me
  2. Air Fluencers
  3. Celebryts
  4. Hubble
  5. Kuak.

Conteúdo por assinatura / bônus para assinantes

Existem muitas pessoas que apoiam canais e ajudam financeiramente com contribuições espontâneas, vários canais usam dessas doações para continuar produzindo conteúdos, é uma espécie de incentivo para ambas as partes.

Uma maneira legal de arrecadar colaborações seria produzindo uma espécie de conteúdo exclusivo para esses telespectadores que colaboraram.

Existe até mesmo uma blogueira que vende assinatura de stories no instagram, cobrando mensalmente um valor para ter acesso a certos conteúdos.

Criar um Mídia Kit

Se você deseja atrair todo tipo de parcerias ou oferecer suas propostas de divulgações, patrocínios e conteúdos patrocinados, a criação de um Mídia Kit é ideal.

Se trata de uma espécie de documento onde você vai apresentar seu trabalho, qual as estatísticas do seu público entre outras informações relevantes para o anunciante. Veja mais sobre como criar um Mídia Kit neste link!

Conclusão

Essas foram as melhores alternativas de monetização de vídeos no YouTube, essa é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet e muitas opções aqui mostradas são pouco faladas na internet, espero que tenha ajudado a entender todas as formas possíveis de ganhar dinheiro com a plataforma.

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: