silver imac near white ceramic kettle

Quer aprender webdesign sem programar? Descubra como

Quem deseja trabalhar na área de webdesign já deve ter passado pelo seguinte questionamento: como atuar na área sem aprender programação e quais as ferramentas utilizar?

Pensando nisso, nesse post vamos listar o que você deve aprender e quais as principais ferramentas que você utilizará.

Como aprender webdesign sem programar?

Primeiramente, você deve ter em mente que pelo menos o básico de HTML e CSS você deve saber, pois haverá alguns projetos em que será necessário o conhecimento dessas linguagens de programação.

Porém, não será necessário aprender linguagens mais avançadas como PHP, Python, Java, entre outras. Por quê?

Hoje em dia, existem muitas ferramentas que facilitam a vida de quem trabalha com webdesign. E o que essas ferramentas fazem?

Bem, com elas você não precisa criar códigos imensos de mais de 100 linhas de programação, ficar procurando horas a fio onde está o erro para que, no fim, seja um ponto e vírgula, entre outros problemas que um programador possui.

Mas afinal: como aprender webdesign sem programar? Vejamos a seguir:

Aprenda cursos de WordPress

O WordPress é uma plataforma CMS que facilita bastante a vida de um webdesigner. Ela já vêm com temas prontos e de fácil manuseio, além de vários plugins para otimizar e ajudar a realizar a manutenção de seu site.

Portanto, uma boa dica é fazer cursos de WordPress, desde o básico até o avançado, pois essa ferramenta é muito boa para quem trabalha com webdesign.

E em conjunto, o Elementor, tanto a sua versão gratuita, quanto a versão Pro que vamos falar no tópico seguinte, mas que basicamente permite construir sites responsivos e bem bonitos.

Complemente com cursos de Elementor

Aprender Elementor é essencial para quem deseja trabalhar com webdesign sem saber programação avançada.

Com esse plugin, você consegue construir sites simplesmente arrastando blocos pela página.

Por exemplo: lá haverá bloco de título, imagem, carrossel de imagens, contador, blocos de e-commerce, entre tantas outras funções.

Finalize com cursos de HTML e CSS básicos

Como mencionado no início desse texto, trabalhar com webdesign sem programa é possível, porém você deve saber pelo menos o básico de HTML e CSS.

Por quê? Com o Elementor você consegue construir um site bem bacana, porém, haverá algumas customizações dentro do site que só serão possíveis de se fazer com algumas linhas de código em HTML e CSS que serão incluídas dentro do próprio Elementor.

Logo, foque em aprender somente o básico dessas duas linguagens de programação que basicamente se complementam.

E quais ferramentas eu devo utilizar para trabalhar com webdesign?

Algumas das ferramentas necessárias para trabalhar com webdesign sem programar já foram mencionadas aqui, mas para complementar, vamos destacar outras como:

  • Photoshop;
  • Illustrator;
  • Figma.

Por quê essas três ferramentas? Quando se trabalha com webdesign sem programação, é bem provável que você receba projetos com o site já feito em arquivo PSD ou até mesmo no Figma.

Ou haverá casos em que além do site, o cliente não possui identidade visual, então se você souber utilizar o Illustrator para fazer uma logo, já sai com dois serviços podendo ganhar pelos dois em conjunto.

Falaremos mais sobre a importância do Photoshop em um post futuro, mas por agora, saiba que são essas ferramentas, além do WordPress e do Elementor que você deverá aprender para trabalhar com webdesign sem programar.

Veja também:

Gostou do texto? Tem mais alguma dica? Deixe seu comentário e compartilhe!

Sobre Leonardo Silva Aguirre

Graduado no curso de Licenciatura em História na UFMS/CPTL, profissional de webdesign, redator freelancer e tecnologia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: