As melhores dicas para fazer marketing pessoal e conquistar o mercado

Você conhece o marketing pessoal? Quando pensamos em marketing e publicidade, geralmente nos lembramos da estratégia de divulgação de marcas e produtos, convencendo o público de suas vantagens e necessidade de compra. A propaganda é uma estratégia essencial para garantir o descobrimento da marca e fidelidade dos consumidores, dentro de um mercado altamente competitivo.

E se as mesmas estratégias fossem aplicadas para promover a sua personalidade no ambiente competitivo do mercado profissional? Uma nova carreira não depende apenas de habilidades a nossa abordagem para convencer o mercado sobre nossa competência também conta. Nosso nome é a nossa marca que queremos divulgar, seja para um trabalho como freelancer ou para conseguir um emprego.

Organize seus documentos, certificados e objetivos

Para começarmos, é importante organizar o material que temos para trabalhar – quais são os documentos importantes como diplomas, certificados digitais, históricos, e contatos que contam a história de suas qualificações. Também é importante definir suas metas e projetos, para elaborar uma estratégia condizente com seus objetivos.

Nessa etapa, alguns aplicativos podem ajudar, por exemplo, é se quero garantir a segurança de todos esses dados, preciso esconder meu IP com uma VPN.

E para facilitar o compartilhamento e criar cópias em segurança, um aplicativo de compartilhamento em nuvem como o Google Drive, Microsoft OneDrive ou Dropbox pode ser uma solução prática e segura. Aplicativos de smartphone como o Microsoft Lens e Adobe Scan permitem a digitalização em alta qualidade de qualquer documento em papel.

Aqui o importante é ter de forma organizada, fácil e centralizada, todas as informações que serão usadas para as próximas etapas.

Redes sociais, blog pessoal e currículo moderno

A principal dica de marketing digital para o mundo atual, principalmente para carreiras digitais, é usar e abusar dos recursos de mídia e plataformas sociais.

Gaste um tempo para escolher e editar uma foto de perfil profissional, crie um currículo moderno, e estabeleça uma presença digital. Nesse processo, alguns aplicativos podem ajudar:

Canva:

O Canva é uma ferramenta de design completa para quem quer criar de tudo: currículos modernos, posts para redes sociais, banners e headers para perfis. O aplicativo é otimizado para quem não tem tempo para aprender a usar ferramentas como o Photoshop, permitindo a criação de forma simples, porém robusta.

SimpleMind:

O SimpleMind é o aplicativo ideal para criar mapas mentais, indicados para empreendedores, profissionais criativos e freelancers, os mapas mentais são uma forma poderosa de organizar ideias e pensamentos, comprovadamente ajudando na memória, elaboração de novas ideias, e ideal para explicar conceitos complexos de forma imediata e simples.

Trello:

Ao começar um projeto, uma das maiores dificuldades é lembrar e organizar todas as tarefas: escrever um texto, editar as imagens, separar o conteúdo, lembrar onde já publicou. O Trello é uma plataforma de organização pessoal, permitindo a criação de vários projetos com cards para organizar cada atividade, você jamais se esquecerá de alguma etapa.

Dicas para otimização de marketing pessoal

É importante seguir alguns conselhos que nortearão qualquer estratégia bem-sucedida de marketing digital, desde sua presença online até a entrevista de emprego. Leve sempre em consideração:

Marketing Pessoa / Fotoreprodução: P
  • Networking: Crie sua rede de contatos para conseguir indicações, recomendações positivas, oportunidades e vagas de emprego em sua área. Você pode conseguir mais contatos através de colegas, seminários e workshops online, sites especializados ou plataformas de freelance.
  • Aperfeiçoamento: Faça cursos, obtenha certificados, atualize-se e trabalhe em soft skills como trabalho em grupo e aparência. Esse arcabouço será importante para destacar seu perfil profissional diante de outros candidatos. O importante é melhorar a si mesmo, jamais mentindo ou menosprezando competidores.
  • Blog pessoal: Outra alternativa interessante, em especial para quem possui um portfólio, é a criação de um blog pessoal que imediatamente apresente sua qualificação, área de atuação, contatos e trabalhos prévios para consulta. Hoje, muitos guias de como criar um site são fáceis de acompanhar, mesmo para quem não tem experiência na área.

Conclusão

Seguindo essa base, você poderá aperfeiçoar sua apresentação online, essencial para conquistar um espaço no mercado desejado. Considere sempre que o marketing pessoal é um aliado para apresentar ao mundo suas capacidades e disponibilidade. Gostou? Confira também sites para freelancer: conheça 9 sites.

Por: Kadu Blogueiro da Techwarn.com | Um blog com as últimas novidades sobre tecnologia.

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: