As vantagens de aprender um novo idioma

Primeiramente, com certeza já te falaram sobre todas as maravilhas que um curso de línguas e um novo idioma pode fazer para o seu currículo e sua carreira profissional. Nosso mundo globalizado de hoje é cheio de mudanças. E está dominado pelo inglês e com a influência do mandarim crescente. Ou seja, manter apenas o seu idioma nativo hoje é se limitar tanto no trabalho quanto na internet.

Sem falar de diminuir suas opções como turista. Contudo, os benefícios de se aprender um novo idioma não contornam apenas esses âmbitos da vida. Existe toda uma lista de vantagens de se aprender um novo idioma para seu corpo e a sua mente!

Malhando o Cérebro

Aprender outra língua pode fazer você conseguir maior agilidade mental. Acontece que transitar entre mais de uma linguagem melhora sua habilidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Em outras palavras, você realmente consegue ser multitarefas com o esforço que o aprendizado de uma nova língua te trás.

E isso é ainda mais acentuado em crianças. Esse estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia confirma que alternar entre idiomas com certeza vai te fazer conseguir dividir melhor sua atenção em mais de uma coisa.

E não para por aí. Todo o esforço de compreender mais de uma estrutura linguística também melhora a forma com que você toma decisões. Isso segundo um estudo da Universidade de Chicago. Seu processo mental muda e se torna mais sistemático quando você obriga seu cérebro a funcionar em mais de um idioma. Enfim, se tornando mais sistemático e menos focado apenas nos aspectos negativos de suas opções.

E como se já não fosse o bastante, o aprendizado de um novo idioma também aguça os seus sentidos. Segundo um estudo espanhol na Universidade Pompeu Fabra o processo de adquirir uma nova língua também aumenta seu poder de concentração. Isso acontece por conta de uma melhor habilidade de filtrar estímulos e informações inúteis dentro de um contexto. Nesse sentido, aumentando sua capacidade de identificar incongruências e informações equivocadas.

Bom pra Saúde Também

Entretanto, se você acha que esses bônus para sua psique não foram o bastante. Aprender um novo idioma ainda trás benefícios para sua saúde. Essa pesquisa feita pelo Instituto Americano de Neurologia demonstrou que o número de idiomas que uma pessoa domina está ligada à uma menor incidência de problemas cognitivos. Falantes de quatro ou mais idiomas tinham cinco vezes menos chance de arranjar algum transtorno. Inclusive protegendo sua memória.

E no quesito de memória a coisa vai ainda mais longe. Inúmeros estudos como esse confirmam que compreender mais de um idioma diminuem ou atrasam a incidência de Alzheimer. Escolaridade, sexo, saúde física e renda não afetaram os levantamentos, mas ser poliglota sim. Segundo o levantamento, os primeiros sinais de demência tendem a se apresentar por volta dos 71 anos. Porém, naqueles que possuem mais de um idioma isso aconteceu quase aos 76 anos.

No fim, sua capacidade de concentração não só é aumentada com novos idiomas, mas também previnem males degenerativos. Desde já, você pode checar mais detalhes sobre isso nessa entrevista com uma neurologista da Universidade de Brasília.

Uma ampla janela de oportunidades

Saber outro idioma como o inglês abre uma ampla janela de oportunidades no mercado digital de trabalho e existem muitos jobs bem simples e com auto demanda que pagam muito bem no exterior. Um exemplo disso são os trabalhos como Avaliador de Mídias, transcrição de áudios e tradução que são bem remunerados e tem grande demanda la fora.

Ter fluência em alguns idiomas pode te garantir oportunidades como essas facilmente e é claro que não são só essas, pois sabemos que ter fluência em outros idiomas em especial o inglês trás certa credibilidade para o currículo abrindo uma grande janela de oportunidades principalmente no mercado digital.

Como aprender rápido?

Nesse ínterim você pode já ter se convencido em aprender uma nova língua. Contudo, como fazer isso de forma veloz e eficiente? De antemão você pode dar uma olhada nessa lista de cinco macetes que a Revista Galileu selecionar que podem turbinar seu aprendizado de idiomas.

Contudo, você pode também combinar essas dicas com cursos online de qualidade como os oferecidos pela Babbel. Você encontra de tempos em tempos eles em preços promocionais e são mais de dez línguas diferentes disponíveis. Desde Inglês, Espanhol até Dinamarquês, Russo ou Turco. Acima de tudo, com a Babbel você encontra um conteúdo especial.

Todo bolado por especialistas e pensado com diálogos práticos. Interações que já vão te preparando para os desafios diários que você vai encontrar interagindo naquele idioma ou se aventurando num país estrangeiro. Isso sem falar do sistema de reconhecimento de voz que te auxilia a melhorar sua pronúncia. Em suma, cuide da sua saúde, da sua mente e da sua carreira!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: