Como aprender um novo idioma sozinho?

Se você está em busca de novas oportunidades, aprender um novo idioma é a pedida certa!

Antes de tudo, é preciso pontuar que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado. Por exemplo, quantas pessoas você conhece que moram no Brasil, mas prestam serviços para empresas estrangeiras? E o melhor de tudo, recebem em euro ou dólar? Então, isso só é possível porque, afinal de contas, esses indivíduos dominam outros idiomas.

Ou seja, com as barreiras linguísticas rompidas, o céu é o limite!  As vantagens perpassam inúmeros aspectos da vida: tanto na busca de novos empregos, quanto na comunicação com pessoas de outros países, bem como a facilidade na hora de viajar para fora do país.

Mas, além disso, você sabia que estudar uma nova língua pode aprimorar sua capacidade de concentração e melhorar a sua memória? Isso mesmo!

Os benefícios de aprender um novo idioma são muitos. E aqui vamos explicar como você pode estudar uma língua sozinho.

Dicas para aprender um novo idioma

Há alguns anos, se matricular numa escola de línguas era a primeira atitude daqueles que queriam se dedicar a um novo idioma.

Agora (ainda bem!) as coisas estão um pouco diferentes. Com a facilidade de acesso a aplicativos, vídeos no YouTube, aulas gratuitas, é possível, sim, começar a compreender outra língua de maneira mais independente.

E como você pode fazer isso?

Baixe um aplicativo voltado para línguas estrangeiras

Já pensou em quanto tempo você passa no celular? Que tal utilizar esses momentos para estudar um novo idioma? De maneira simplificada, você é capaz de acompanhar lições de qualquer lugar: no ônibus, no intervalo do almoço, antes de dormir.

A falta de tempo não será mais um empecilho para aprimorar suas habilidades linguísticas!

Inclua a nova língua na sua rotina

Para incorporar uma língua estrangeira, é necessário que ela faça parte da sua vida. Sim, não adianta fazer uma lição por semana e não ter mais contato com o idioma. É preciso que você desenvolva familiaridade com ele.

E como você pode fazer isso? Comece a assistir filmes e séries com legendas ou áudio no idioma que você está aprendendo. Mude as configurações dos seus dispositivos e coloque a língua a ser aprendida. Escute músicas e podcasts.

Pode ser que, no início, você não entenda muita coisa, mas, dessa forma, seu cérebro vai se familiarizando com aquele novo conhecimento e, aos poucos, o aprendizado vai ficando cada vez mais fácil.

Converse no outro idioma

Se você tem um amigo ou parente que domine o idioma, converse com ele! Sobre qualquer coisa, apenas treine. Talvez seja difícil no início, mas com a prática, logo, logo, você estará tendo diálogos longos na nova língua.

E se você não conhecer ninguém que fale esse idioma, não se preocupe. A solução é bem simples: fale sozinho! Isso mesmo! Invente conversas com você mesmo e fale em voz alta. Sua pronúncia agradece!

Escreva em língua estrangeira

Por último, pratique a escrita. Não, não precisa começar por uma redação. Afinal, você acaba tendo que fazer pequenas anotações ao longo do dia, certo? Lista de compras, anotar um recado. Que tal fazer isso em outra língua?

Assim, só o fato de você precisar pesquisar como se escreve essas palavras, trará uma melhora significativa no seu vocabulário.

Conclusão

Por fim, aprender um novo idioma traz inúmeros benefícios, tanto cognitivos, quanto socias, e, além disso, propicia um leque de oportunidades profissionais.

E para iniciar o estudo de uma língua estrangeira não é preciso se matricular num curso tradicional. Você acabou de ver que é possível, sim, aprender sozinho.

Dessa forma, se você quer começar já a estudar outra língua, que tal conferir umas das plataformas mais populares no ensino de idiomas? Clique aqui!

Veja também:

Sobre Camila Monteiro

Jornalista e Redatora, flertando com o Marketing Digital. Apaixonada por ler e escrever. Especialização em Comunicação e Semiótica.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: