Aprender a programar pode parecer uma tarefa árdua para quem olha de fora, mas a realidade é que usar uma linguagem de programação para desenvolver games, programas, serviços e aplicativos está mais fácil do que nunca: basta escolher um curso que cobre do grau de iniciante até o avançado com uma didática focada em produzir resultados!
Por que aprender a programar?
Hoje em dia, independente da sua carreira, vai chegar uma hora na qual você vai ter que mexer com tecnologia. Talvez não necessariamente programar uma interface com um banco de dados relacional de baixa latência para equipamento embarcado em rede. Mas talvez mexer com inteligência artificial, com interpretação em grande volume de dados ou coisa do tipo.
E é importante não ficar à deriva da tecnologia e entender como ela funciona, pois, os paradigmas das linguagens de programação te ajudam a compreender muitas coisas como: entender problemas de forma mais sistêmica e compreender como aplicativos e sites funcionam por baixo da parte visual.
Além disso, o mais importante, aprende como servir de veículo para conseguir se expressar, seja desenvolvendo um site ou compilando dados em um belo gráfico (coisa que dá pra fazer facilmente com R, Matlab ou Python).
Por que escolher aprender Python?
A linguagem Python é a garota dos olhos de muitos programadores hoje em dia por múltiplos motivos: ela é fácil de aprender, é rápida de compilar sendo usada em uma infinidade de situações, por exemplo, se você quer ou tem interesse em:
- Fazer um game? Ela é perfeita para fazer protótipos
- Criar programas que rodem em qualquer máquina? Ela é compatível com Linux, Mac e Windows
- Quer um emprego estável? Ela é muito comum até em web services de grandes empresas.
Transforme seu desejo de aprender em realidade! De fato, aprender a programar em Python não significa assinar um contrato vitalício no qual você só vai usar uma linguagem.
Linguagens de programação são mais dialogantes entre elas do que você pode imaginar! Assim que você começa a entender variáveis, constantes, classes, objetos, recursividade, entre outros você vai olhar para um código feito em COBOL e vai entender tudo. Por isso é tão importante começar com uma linguagem mais simples e universal, como Python.
E se você por acaso já programa em JavaScript, ou curte mexer com linguagens interpretadas, como HTML, um curso de Python ainda pode te servir muito bem, pois vai recortar as rebarbas do conhecimento e te colocar no mesmo plano formal que uma grande parte dos profissionais de tecnologia.
Como aprender Python da melhor forma
Há muitas maneiras de começar a aprender. Uma das melhores coisas que você pode fazer é baixar os kits de desenvolvimento e talvez uma IDE (ou mesmo um editor de texto melhor que o Bloco de notas, como o Sublime e o Atom).
Quando estiver pronto para saciar sua sede por aprendizado, recomendamos os seguintes cursos, todos da Udemy, que possui cursos online de todos os tipos, gratuitos e pagos: