Terminei o Ensino Médio, e agora?

Terminei o ensino médio recentemente e agora? O que fazer da vida? Fique tranquilo, se sentir perdido nesta altura da vida é mais que natural. Antes de ingressar em alguma faculdade ou procurar um emprego, leia com atenção os tópicos a seguir.

Eles podem não resolver seus problemas neste instante, mas vão te ajudar a escolher um caminho de acordo com seus gostos e talentos. Está pronto? Então leia agora mesmo!

Conheça suas habilidades

Você sabe quais as suas habilidades? Cozinhar bem, arrumar a casa, ouvir as pessoas, toda ocupação útil que você faça bem pode ser considerada uma habilidade. Até mesmo passar noites em claro acompanhando aquela sua série favorita, pode ser um modo de iniciar uma carreira promissora na Netflix, por exemplo.

Procure descobrir, pergunte para as pessoas da sua família ou escreva em um caderno, como se fosse um diário, não só aquilo que você gosta e faz com prazer, mas, acima de tudo, aquilo que você faz bem.

Com o que tem mais afinidade?

Afinidades têm tudo a ver com as habilidades, mas, no caso das primeiras, você ainda não precisa saber fazê-las totalmente bem. Por exemplo, você gosta de escrever, mas seu português não é tão bom? Invista em experiência nesta área, faça cursos online gratuitos, ou pegue alguns trabalhos freelancers de textos.

Busque aquilo que você gosta, seja bom nisso ou não, e invista. Muitas vezes, ao conhecer a fundo algo que você gosta, descobre que a afinidade não era tão grande ou, até mesmo, ramificações na área que te interessa e que você nem conhecia. Descubra seu infinito particular e explore todas as potencialidades e oportunidades!

Pelo que se interessa?

Primeiro você se interessa por algo e, após conhecer, você adquire uma afinidade. Se a afinidade é bem forte, você investe nisso até se tornar uma habilidade. É todo um processo evolutivo, percebe? Pelo que você se interessa?

Se formos pensar a partir do primeiro exemplo das habilidades, a de acompanhar séries, primeiro você se interessa pelas séries, assiste algumas até ter uma afinidade com uma delas ou um gênero específico e assiste até culminar na habilidade de assisti-las a noite toda em claro.

O que desperta seu interesse? Para saber melhor, pense nas matérias que você mais gostava na escola. Matemática? Geografia? Literatura? Seus interesses escolares podem revelar muito sobre você!

Se a sua área de interesse é Exatas, por exemplo, tem um grande leque de Engenharias que podem te satisfazer. Se você gostava de Matemática e Biologia, existem diversos cursos que englobam as duas áreas. Pense nisto e pesquise seus conhecimentos, interesses, habilidades e afinidades, sem pressa, para não fazer escolhas erradas.

E, mesmo que cometa alguns erros no processo, aprenda com eles e procure acertar na próxima! Afinal, tão importante quanto saber o que se quer, é saber o que não gosta.

Gostou deste conteúdo? Quer buscar novos cursos e possibilidades? Terminei o ensino médio e agora? Acesse o site da Udemy e conheça os melhores cursos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: