Ganhe dinheiro trabalhando com a profissão do futuro

Nos anos 90 era muito comum ver os pais estimularem os seus filhos a fazerem um curso na faculdade voltada à área de informática. Isso porque, naquela época, essa profissão já apresentava uma grande crescente. Naquela época, a tecnologia da informação – TI já era vista como uma profissão do futuro.

Agora imagine só: se naquela época já era difícil se imaginar continuando a controlar os dados em um papel, pense nos dias de hoje! Atualmente, é difícil você pensar em algo que não use a tecnologia.

Você tem como acompanhante um relógio de última geração que consegue medir passos, calorias e distância. Para ser atendido em um suporte para clientes, você obrigatoriamente irá passar por um robô criado exclusivamente para afunilar os atendimentos. Para sacar um dinheirinho no caixa rápido do banco, você responde a perguntas feitas por uma máquina, e assim por diante.

E quem diria que você poderia falar “Alexa” e de repente, ver uma máquina responder às suas dúvidas? Ou então pedir à “Siri” que ligue para a sua mãe? Quem sabe, perguntar a “Lu”da Magalu as melhores ofertas para hoje?

O avanço da tecnologia é tão gritante que não conseguimos mais pensar no nosso cotidiano sem ela. É o celular que nos acompanha, o sistema de ponto do trabalho, as ligações de vídeo, os aplicativos de banco que nos permite uma não ida à agência. 

O Valor investe traz um dado para lá de interessante: em 2020 o aumento de vagas de emprego na área de TI, foi de 310%.  E acredite! A procura por estes profissionais não é para ocupar cargos de gestão. A maior demanda está para o que chamamos de “chão de fábrica” na TI. 

É considerado chão de Fábrica o profissional que faz, aquele que executa. Ou seja, o profissional que põe a mão na massa. Por exemplo: desenvolvedores, designers e analistas de segurança

As áreas de atuação mais cobiçadas nesta profissão do futuro

A Tecnologia da Informação, assim como outras profissões, possui várias áreas de atuação. Para escolher a melhor área para você atuar, vale a pena analisar seu perfil e suas habilidades. Vamos falar um pouco sobre os quatro nichos que estão com uma alta procura por profissionais.

Desenvolvedor (ou programador)

Se você tem um bom raciocínio lógico, adora resolver problemas, tem fascinação por aprender coisas novas e está sempre atrás de novidades, o desenvolvimento de software pode ser uma ótima para você. Dentro desse leque, você ainda pode optar por se especializar em desenvolver sistemas para desktops e até mesmo, implementar um aplicativo para celulares e tablets.

Cientista de Dados

Esse nicho também pode ser chamado de Analista de Dados ou Business Inteligence – BI. Para atuar neste leque a sua maior atração deve ser por números e estatísticas. E se este é o seu ponto forte, a área de análise de dados está em alta e pode ser o encaixe perfeito para você. As empresas estão cada vez mais precisando de profissionais que levantem dados de toda a base de informações para que possam ter melhor gestão e analisar o desempenho da empresa para trabalhar melhorias e aperfeiçoar seus processos.

Analista de Segurança

Agora, se seu coração bate mais forte ao analisar como manter os sistemas que precisam armazenar os dados da sua empresa e torná-los seguros e confiáveis, ser um analista de segurança pode ser o ideal para você. Além de adotar medidas preventivas, mitigar riscos de invasão e monitorar o fluxo de rede, você precisará estar sempre em busca das últimas novidades em ferramentas e softwares que garantam a proteção dos dados que estão guardados em sua estrutura.

Nesta área você precisará conhecer bem a parte de infra-estrutura que comporta os servidores e equipamentos que serão utilizados pelas demais áreas a fim de garantir a maior disponibilidade possível dessas máquinas.

Designer

Para atuar nesta área de atuação, você precisa ser apaixonado por interfaces gráficas. O web designer é o responsável por toda a interação que ocorre entre os softwares e o usuário final. Ter um olhar artístico e compreender a necessidade dos usuários a fim de levar até eles a melhor usabilidade em um site, por exemplo, é um diferencial muito importante para este leque.

Com esta profissão do futuro, você pode voar longe

E você sabia que a área de Tecnologia da Informação não possui regulamentação? Se antes as pessoas ficavam 5 anos na faculdade por um diploma para atuar como desenvolvedor em uma empresa, atualmente, cursos, certificações e prática tomam o lugar dos diplomas universitários nesta área.

As principais competências procuradas por empresários nessa área são:

  • Git;
  • Unity;
  • JavaScript; 
  • React.js;
  • Scrum;
  • Design de experiência do usuário (UED); 
  • SQL;
  • Design de interface do usuário; e
  • Cascading Style Sheets (CSS).

E o melhor de tudo: essa profissão permite que você trabalhe de qualquer lugar. Remotamente, você presta seus serviços ao seu contratante apenas com um notebook e uma internet. Quer melhor?

Se você se animou, comece hoje mesmo seu curso na Udemy! Lá, os preços são acessíveis, os professores são didáticos e você pode tirar suas dúvidas a qualquer momento.

Veja também:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: