Canal Dark: ganhar dinheiro no YouTube sem aparecer

Sabemos que existe muitas pessoas que ganham dinheiro fazendo vídeos para YouTube e muitas vezes o simples ato de se expor fazendo algo na internet já é desafiador para alguns.

E esse é o motivo que faz com que muitas pessoas desistam ou nem se quer pensem em ganhar dinheiro dessa forma.

Os Canais Dark vem justamente para mudar isso e dar a oportunidade para que pessoas ganhem dinheiro no YouTube mesmo sem aparecer! Conheça o que é e como criar um Canal Dark no YouTube.

O que é um canal Dark

person taking a photo using iphone
Photo by Kaique Rocha on Pexels.com

Canal Dark é como são chamados os canais no YouTube onde o criador não precisa aparecer ou falar nos vídeos, criando conteúdo com imagens sem direitos autorais, reutilizando outros conteúdos, criando copilados, etc.

Essa é uma ótima alternativa para quem tem vergonha, ou simplesmente não quer aparecer e falar nos vídeos, e com isso ser um YouTuber agora ficou mais fácil com essa opção.

Tudo que precisa é de uma ideia de canal, elaborar os conteúdos e caprichar nas edições, que são fundamentais nesse tipo de canal, é o brilho particular de cada um.

Os canais dark mais populares de se encontrar são os de cortes, memes, copilados, canais de curiosidades, etc. Basicamente tudo envolve a reutilização de imagens, vídeos, edições e narrações de outras pessoas ou até mesmo as vozes sintéticas utilizando robôs.

O canal dark é uma alternativa que as pessoas acharam para criar conteúdos no YouTube e ganhar dinheiro com isso sem precisar necessariamente aparecer nos vídeos. Além de fazer reutilização de outros materiais.

Principais tipos de canais dark

adult app channel connected
Photo by Pixabay on Pexels.com

Esse tipo de canal tem cada vez mais se popularizado e existem alguns “padrões” que geralmente é seguido. Confira alguns exemplos:

Cortes de Podcast

Os cortes foi um dos primeiros gêneros de canal dark que surgiu e se tornou popular devido aos podcasts, que são entrevistas muito longas, e com isso as pessoas resolveram fazer cortes disso e a ideia pegou e ainda pega muito bem até hoje.

React

Os reacts são vídeos de: analises, pessoas reagindo outros conteúdos, comentários, etc… A ideia é basicamente comentar sobre algum vídeo, basta gravar a tela e comentar em cima com sua voz mesmo ou utilizando voz sintética.

Curiosidades

Esse é um nicho muito popular e bastante explorável, todos temos bastante curiosidade sobre muitos assuntos diferentes e isso pode se transformar em ideias de conteúdos. Os vídeos geralmente são criados mostrando imagens, partes de outros vídeos com edição e narração em cima.

Tutorias

Esse é um estilo de vídeo que eu considero o primeiro gênero de canal dark que surgiu! Muitos devem lembrar de tutoriais com voz do Google ou microfone estourado de alguém ensinando baixar, instalar, jogar, etc.

Existem muitas coisas que podem ser ensinadas desde de tutoriais de jogos, instalar programas, aplicativos, ou outras coisas não envolvendo a tecnologia, como artesanato, carpintaria, desenhos, etc.

Receitas

Você não precisa aparecer atrás de um balcão com um papagaio de fantoche falante para ter um canal de receitas no YouTube! Essa é outra forma de ganhar dinheiro fazendo vídeos dark muito popular, tudo que precisa é gravar suas mãos, forno, fogão, pratos, etc.

Como monetizar um canal dark

Como monetizar um canal dark / Guia Carreira Digital

Já falei aqui no Guia sobre como ganhar dinheiro no YouTube, e a principal forma é através dos anúncios, os ganhos por visualizações de anúncios funcionam através do chamado CPM que é o custo por mil visualizações.

Os canais dark podem ser monetizados através dos anúncios do Google Adsense, contanto que siga todas as regras de criação sem utilizar materiais que não pode, ou violar alguma outra regra do YouTube.

Não é possível afirmar exatamente quanto o YouTube paga por visualizações, o que se pode fazer é apenas estimativas, os valores dependem muito de fatores como o nicho do canal, frequência de conteúdo publicado, tempo de visualização dos vídeos, entre outras métricas.

Para saber mais detalhes sobre a monetização com anúncios e outras maneiras como o marketing de conteúdo, conteúdos patrocinados, patrocínios e outros, recomendo que veja o artigo completo neste link!

Como criar um Canal Dark

Como criar um canal dark / Guia Carreira Digital

Agora que você já sabe o que é um canal dark, provavelmente já deve até ter algumas ideias para criar um canal, mas, muitos se perguntam, como criar um canal dark? E para te ajudar nisso separei nesse tópico algumas dicas.

Veja como criar um canal dark do zero! Confira a seguir como começar um canal dark, desde onde encontrar materiais, programas de edição para computador ou celular, e muitos outros detalhes importantes. Acompanhe!

Escolha um nicho

Esse é o primeiro grande passo de todo criador de conteúdo na internet, a escolha de um nicho, esse é a primeira coisa que você deve se preocupar, sobre o que quer fazer vídeos? É importante que pense bem na resposta.

A escolha de um nicho nada mais é a escolha sobre o tema principal que você vai criar seus conteúdos. Os nichos mais comuns de se encontrar são os de moda, beleza, saúde, entretenimento, curiosidades, etc…

Cada nicho também pode ter “subnichos” e dessa forma se abre um leque maior de possibilidades para escolher seu nicho. Não entendeu? Calma! Veja o exemplo simplificando abaixo:

Exemplo de Nicho: Receitas

Sub nichos de receitas: Receitas Doces, Receitas Brasileiras, Receitas Gourmet, etc.

Entendeu como um nicho pode ter vários nichos dentro dele? Assim fica mais fácil de escolher um nicho, sempre existem muitas opções.

Material para produzir vídeos: Imagens e vídeos (creative commons)

A ideia do canal dark é não aparecer e se possível não utilizar conteúdos próprios, então para isso é necessário utilizar imagens e vídeos da internet, porém, não pode ser qualquer foto ou vídeo do Google ou outros sites por aí não!

Na verdade você até pode fazer isso, mas, certamente não vai conseguir monetizar seus vídeos e é por isso que é preciso saber exatamente onde deve baixar esses materiais, nem tudo na internet pode ser utilizado livremente.

Para isso você precisa de conteúdos sem direitos autorais, ou seja, livre para uso, e para isso existem sites que disponibilizam esses materiais, que são fotos e vídeos pagos e gratuitos.

Esses são os chamados creative commons, são conteúdos gravados por terceiros que são livres para uso.

Principais sites de banco de imagens e vídeos (pagos e gratuitos)

Ferramentas de Edição e Gravação

backview of a female editor working on a computer
Ferramentas para criar um canal dark / Photo by Ron Lach on Pexels.com

Um dos pontos mais importantes em toda essa jornada de criação de conteúdos para seu canal dark é a edição de vídeos, essa é uma das etapas mais importantes e deve considerar dar seu máximo.

Aliás, baixar fotos e vídeos qualquer um faz, o grande diferencial do criador em canais dark é na parte de edição de vídeos, além é claro do conteúdo, a edição é algo fundamental para ter sucesso.

Para isso vou deixar algumas opções de ferramentas e edição de vídeos, imagens e ferramentas de captura de tela, para computador e celular.

CapCut: Editor de vídeos para smartphones Android ou Iphone

A primeira opção para edição de vídeos é o aplicativo CapCut, ele é simplesmente perfeito, você consegue fazer praticamente tudo desde cortes, formatação da tela, ajustes, efeitos de vídeos, efeitos sonoros, etc.

O aplicativo é bem intuitivo e eu particularmente curto demais, até mesmo para amadores ele é muito fácil de entender e sem falar que é totalmente gratuito! Disponível para Android e Apple. Baixe aqui!

VideoPad: Ferramenta de edição de vídeos para PC

E para computador o programa de edição VideoPad é totalmente gratuito e bem mais leve e simples de usar comparado a outros.

Eu particularmente uso muito o VideoPad para produzir os vídeos do canal Lucre Online, ele foi a opção melhor em questões de simplicidade e praticidade, o funcionamento é bem simples, não tem nada de muito extraordinário comparado a outros programas de edição avançados, porém cumpre muito bem seu objetivo. Baixe aqui!

Movavi: Sofware de edição de vídeos para PC versão grátis e paga

O Movavi é um software de edição de vídeos com a versão grátis e paga, com a versão grátis você pode facilmente fazer suas edições de forma mais básica sem ferramentas avançadas, na versão gratuita você pode exportar os vídeos sem marca d’água. E para quem quer uma versão mais profissional do editor de vídeos, os preços também são bem acessíveis. Baixe nesse link!

OBS Studio: programa de gravação para PC

Outra ferramenta muito importante para alguns criadores, é o programa de gravação de tela, dependendo do tipo de vídeo que vai fazer isso é muito importante.

E para isso vou indicar o OBS Studio que é usado por praticamente todo mundo, ele é gratuito e é o principal programa para gravação e transmissão de vídeos para PC ou Notebook. Baixe aqui!

XRecorder: aplicativo de gravação de tela para celular

O aplicativo XRecorder é o melhor que eu encontrei para gravar a tela do seu smartphone, ele tem anúncios, o que não atrapalha em nada e inclusive permite que você retire a logo da marca das capturas.

Na verdade a XRecorder na verdade também é um editor de vídeos básico onde você pode fazer recortes, divisões, adicionar emojis, gifs, e alguns efeitos. Baixe aqui!

OBS: Caso queira fazer algo mais profissional e de qualidade, recomendo que veja esse curso de edição de vídeos COMPLETO e no precinho!

Voz sintética

A maioria das pessoas criam canais dark com narração da própria voz mesmo, mais é muito comum de se ver também canais utilizando vozes sintéticas, onde apenas é preciso digitar o que você quer falar e o “robô” fala.

Basicamente é uma inteligência artificial, onde existe um caixa e você digita um texto, e o robô fala, exatamente como a famosa voz do Google que muitos já devem conhecer. O mais legal é que hoje em dia existe opções mais naturais de vozes sintéticas.

Confira abaixo uma lista de sites e apps para usar voz sintética:

Conclusão

Esse novo formato de criação de vídeos para YouTube está dando a chance para muitas pessoas ganharem dinheiro de verdade na internet, mais logo adianto que não é uma tarefa fácil! É preciso ter bastante paciência e dedicação.

Considere fazer vídeos sobre assuntos que você gosta e dessa forma terá uma motivação maior para criar seus vídeos, e siga todas as dicas desse artigo e certamente terá ótimos resultados.

Confira também o artigo sobre Como ganhar dinheiro no YouTube mostrando mais detalhes sobre a monetização com anúncios e outras alternativas por fora, além de reforçar assuntos importantes.

E se quer fazer algo ainda mais profissional e atrativo recomendo que veja os conteúdos relacionados a seguir:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado principalmente em Criação de Conteúdo e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: