Warren Buffet

Warren Buffet: Confira 4 dicas sobre investimentos

Warren Buffet é o maior investidor da atualidade. Com uma fortuna estimada em cem bilhões de dólares, ele é considerado o Oráculo de Omaha, cidade onde nasceu.

Nascido em Omaha, Nebraska, Estados Unidos, o senhor de 91 anos é um dos homens mais ricos do planeta. Apesar disso, possui hábitos bastante simples. Uma curiosidade: até hoje ele mora na mesma casa que adquiriu em 1958!

Isso mesmo! O investidor mais bem-sucedido não possui mansões nem carros de luxos. Pelo contrário, ele mantém uma rotina de trabalho e muita leitura! No alto dos seus 91 anos, continua trabalhando e atuando no mercado financeiro!

E então, está pronto para ver as técnicas de investimento que fizeram com que Warren Buffet se tornasse o sexto homem mais rico do mundo?

Quem é Warren Buffet?

Warren Buffet é um prodígio dos investimentos. Atualmente, é um dos investidores mais importantes do universo das finanças.

O Oráculo de Omaha, como é conhecido, é um dos maiores nomes do mercado financeiro.

Desde criança, possui um faro para os negócios. Aos seis anos, começou a vender refrigerantes e jornais de porta em porta. Aos sete, leu o livro “Mil Formas de Ganhar Um Milhão de Dólares” e manteve os ensinamentos em mente.

Sempre com muito estudo e dedicação, ele foi se destacando na área.

Atualmente, só está atrás de nomes como Jeff Bezos, Bill Gates e Marck Zuckerberg na lista de maiores fortunas.

Ele é CEO da Berkshire Hathaway, empresa de investimentos que fundou na década de 60.

Apesar do imenso patrimônio adquirido, ele é uma pessoa muito simples e um dos maiores filantropos da atualidade. Já doou cerca de 50% de toda sua fortuna e garante que irá continuar as doações até atingir 99%, pois afirma que 1% é mais que suficiente para ele e sua família se sustentarem.

Principais ensinamentos de Warren Buffet

Warren Buffet adquiriu as suas primeiras ações com apenas dez anos de idade, e segue investindo até hoje. Já deu para perceber que ele tem muito a ensinar, não é?

Conheça agora quatro principais dicas de investimento de Warren Buffet!

Mantenha a racionalidade

Para ter sucesso no mercado financeiro, Warren Buffet aconselha a não agir com a emoção. Manter a racionalidade quando falamos de investimentos é essencial.

Apesar das inúmeras variações que ocorrem diariamente, não se desespere. Mantenha a calma, analise o cenário com profundidade e planeje bem os próximos passo.

Comece a investir o quanto antes

Warren Buffet baseia seus investimentos no longo prazo, por isso ele sempre defende a premissa de que é necessário começar cedo a investir. Assim, você terá os juros compostos trabalhando a seu favor.

Você sabia que a maior parte do patrimônio de Warren Buffet só foi conquistada após os 50 anos? Justamente por causa dos juros compostos.

Seus investimentos foram potencializados simplesmente porque ele teve paciência, agiu com serenidade, focando no longo prazo.

Não siga a manada

Sabemos que no mundo dos investimentos, muitas vezes, basta uma notícia para que ações comecem a cair e o caos esteja instalado.

Todos querendo vender suas ações ao mesmo tempo com medo do que está por vir. E são em situações como essas que Warren Buffet aconselha a não seguir a maioria.

Ele afirma que as grandes chances de negócios aparecem justamente nesses momentos mais difíceis.

Portanto, não faça o que todo mundo está fazendo. Analise bem a situação e veja se você não consegue descobrir uma ótima oportunidade de investimento no meio de toda aquela confusão.

Estude muito

Até hoje o Oráculo de Omaha passa em média 5 horas por dia lendo. Sabe por quê? Porque ele quer estar inteirado das novidades do mundo, que tanto afetam o mercado financeiro.

Ele lê vários jornais todos os dias, além de estudar com afinco sobre as empresas nas quais investe.

Warren Buffet defende que você deve investir naquelas companhias em que acredita, quase como se você fosse se tornar dono dela.

Por isso é tão importante para ele pesquisar muito sobre os investimentos que vai realizar.

Até porque, como já falamos, ele foca muito no longo prazo. Então o plano é: procurar bons investimentos em empresas sólidas e não mexer muito no portfólio. Assim, os juros compostos farão o papel de aumentar seus ganhos cada vez mais.

Conclusão

Warren Buffet é um dos maiores nomes do mercado financeiro. Desde muito jovem começou sua trajetória nos investimentos e tem muito a ensinar para aqueles que desejam começar nesse caminho.

Veja também:

Como investir do zero: comece em 4 passos simples

Sobre Camila Monteiro

Jornalista e Redatora, flertando com o Marketing Digital. Apaixonada por ler e escrever. Especialização em Comunicação e Semiótica.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: