Marketing Multinível: entenda que é e como funciona

Entenda o que é Marketing Multinível, como funciona, como surgiu, principais empresas e dicas para quem quer começar.

O que é Marketing Multinível?

O Marketing multinível também conhecido como venda direta ou marketing de rede é um modelo de vendas que permite que as pessoas ganhem dinheiro vendendo produtos ou serviços de uma determinada empresa. É possível que cada um forme uma rede individual de vendedores e ganhe dinheiro através das vendas diretas e comissões sobre vendas de outras pessoas recrutadas para vender também.

Como funciona o Marketing Multinível

Uma empresa oferece seus produtos ou serviços para serem vendidos por outras pessoas / consumidores em troca de comissões com apenas uma ativação mensal, geralmente adquirindo produtos com valores menores, mas geralmente em um pacote exclusivo com mais itens.

Após ativo a pessoa passa a ser um representante da marca / empresa e pode vender os produtos ou serviços em troca de comissões, geralmente ganham prêmios por desempenho, além disso, cada participante também pode criar sua própria rede de vendedores e ganhar ainda mais.

Assim todos podem criar sua própria rede de vendedores ganhando dinheiro através das suas vendas diretas e comissões por vendas da sua rede. Vale a pena ressaltar que existem certas limitações no sistema de ganhos por formação de rede sendo possível lucrar valores consideráveis até certos níveis de indicações.

Todo o funcionamento do sistema de MMN pode variar de empresa para empresa, pois desde seu surgimento o sistema foi espelho por muitos nichos de mercado diferentes.

Como surgiu o Marketing Multinível

Muitas pessoas devem conhecer grandes empresas que já praticam MMN há muito tempo, esse sistema de vendas teve início a mais de 100 anos e foi por volta dos anos 50 que o sistema ganhou fama entre empresas e negócios do mundo inteiro.

Quem criou o modelo de remuneração do Marketing Multinível foi um médico, químico em 1941 nos Estados Unidos. O Dr. Rehnborg era proprietário de uma fábrica de suplementos alimentares e elaborou o sistema de remuneração hoje chamado Marketing Multinível ou MMN.

Alguns anos após o resultado em vendas da empresa era multimilionária tudo graças ao sistema e pela ajuda de jovens empreendedores da época, Jay Van Andel e Rick Devos. A partir dai começou surgir vários outros modelos de negócios baseados no modelo inicial, como as vendas diretas e vendas de porta em porta.

A mulher  que sem dúvidas marcou o mercado de Marketing Multinível e levou a outro patamar foi a mundialmente conhecida Mary Kathlyn Wagner ou Mary Kay. A considerada dama do Marketing Multinível foi uma grande mulher de negócios por volta dos anos 50 com um sistema de negócios só para mulheres que revolucionou o mercado.

Diferença entre Marketing multinível e Esquema de pirâmide

Existe muita confusão envolvendo o assunto Marketing Multinível e Pirâmide financeira, isso porque os esquemas de pirâmides geralmente utilizam do modelo do MMN para criar e camuflar os golpes.

Dessa forma muitos golpes acabam sendo aplicados se passando por negócios legítimos de MMN quando, na verdade, só depende do recrutamento de novos “vendedores”.

A principal forma de diferenciar esquemas de pirâmides com negócios legítimos de MMN é focar nos produtos ou serviços que a empresa comercializa, se são realmente legítimos, agregam valor ao cliente e que a receita não seja gerada apenas com recrutamento.

Empresas de Marketing Multinível

O setor de marketing multinível já muito bem conhecido e existem grandes empresas de peso por trás que já estão há bastante tempo neste ramo. Neste tópico vamos dar alguns exemplos e falar um pouco mais sobre algumas das grandes empresas que trabalham com esse sistema.

Desde o surgimento e popularização do MMN o que é mais comum de encontrarmos são os negócios de vendas de cosméticos, produtos de beleza em geral e de saúde. Não é atoa que grandes empresas do Marketing Multinível são geralmente as de perfumes, cosméticos, e produtos relacionados a saúde. Abaixo está uma lista de grandes empresas que utilizam dessa estratégia:

  • Mary kay
  • Avon
  • Hinode
  • Herbalife
  • Mary kay
  • Amway
  • Polishop

Essas são algumas das empresas mais bem sucedidas do mercado que praticam o MMN e para quem ainda tem dúvidas sobre a confiabilidade desses negócios, confira o próximo tópico.

Como saber se um negócio de Marketing Multinível é seguro?

De acordo com o blog Quanto Sobra as empresas de renome que agem com ética aplicando o modelo de negócio podem ser encontradas na lista da ABEVD (Associação Brasileiro de Empresas de Vendas Diretas). Esse órgão é responsável por regulamentar as empresas e garantir que tudo seja seguro para os consumidores e empreendedores.

Como dito anteriormente no tópico sobre diferenças entre MMN e esquemas de pirâmides, falamos sobre evitar empresas que agem apenas com foco e recrutamento de novos membros, pois geralmente isso resulta em saturação. Sempre desconfie principalmente de negócios que oferecem dinheiro muito fácil.

Vantagens e desvantagens do MMN ou Marketing Multinível

Agora fazendo uma análise geral do negócio vamos aos pontos positivos e negativos do sistema de MMN. Confira:

Vantagens

  • Horários flexíveis

Como em qualquer empreendimento você passa a ser dono do negócio e isso significa que pode ajustar seus horários de trabalho como quiser. Essa é uma das vantagens do modelo de negócio e hoje em dia com a internet isso fica ainda mais fácil com diversos recursos que facilitam muitas coisas.

  • Investimento inicial baixo

Se comparar o investimento em um sistema de MMN a outros negócios ele tem um valor bem baixo de investimento. 
O investimento vem da compra de um pacote de produtos ou serviços para ativação, isso também é chamado Marketing de Consumo onde se faz negócio com algo que já se costuma comprar.

  • Ainda funciona muito bem!

Se fizer tudo da forma correta tem grandes chances de obter ótimos rendimentos mesmo com poucas pessoas no sistema, contanto que também estejam gerando vendas diretas e com o mesmo espírito empreendedor.

Uma dica para poder alcançar mais sucesso em qualquer tipo de negócio hoje em dia é ter um bom planejamento e ter influência nas mídias digitais. Pessoas com influência tem mais chances de fazer sucesso com esse modelo de negócio. Grandes empresas praticantes de MMN são do ramo de beleza e saúde, nichos que os influenciadores dominam.

E não estamos falando só dos famosos influenciadores digitais, também existe a possibilidade de se fazer negócios de diversas outras formas ganhando autoridade no assunto. A dica é sempre se especializar e procurar entender como o mundo dos negócios funciona, em especial marketing e vendas.

Desvantagens

  • Reputação

Existe muito preconceito com esse tipo de sistema devido aos golpes aplicados utilizando da estratégia. Muitas pessoas têm um má impressão sobre os sistemas por caírem em golpes ou por ouvirem falar sobre o assunto.

Por mais que tenha essa preocupação em meio ao MMN isso tem sido quebrado há anos por grandes empresas citadas no começo do artigo e como identificar negócios legítimos dentro da lei.

  • Ativação mensal

Como dito no tópico anterior é preciso ter um bom planejamento de negócio antes de iniciar para administrar de forma que não haja falhas e consiga ter bons resultados.

  • Saturação

É preciso entender que o recrutamento exagerado de pessoas que não vendem e só tem como foco recrutar mais pessoas tem grandes chances de dar errado. O foco maior sempre serão as vendas diretas e o recrutamento serve como uma impulsionadora de toda a estratégia baseada nas vendas diretas.

O Marketing Multinível já é uma estratégia antiga e de certa forma já “manjada” pelas empresas e negócios mas também sabemos que existem formas de se adaptar e conseguir bons resultados, pois não é atoa que ainda é um negócio muito praticado.

Conclusão

Eu particularmente acompanho há anos o mercado de Marketing Multinível e já vivenciei os mais diferentes tipos de negócios utilizando da estratégia, tanto legítimos e também alguns golpes.

Já participei de algumas empresas e também acompanhei de perto o andamento de muitas que pareciam legitimas, tinham fama, popularidade e acabaram virando o jogo no final (aplicando golpes ou quebrando).

Para quem entrou ou está pensando em entrar neste mercado peço para ter cuidado e sempre vise entrar em empresas legítimas que realmente entreguem algo de valor para os clientes como produtos e serviços.

Em conclusão podemos considerar que o MMN ainda está de pé, lutando para continuar no mercado e isso tem dado certo até então muitas pessoas conseguem fazer ótimos negócios que lhe trazem desde uma renda extra ou até mesmo uma fonte de renda principal.

Veja também nosso artigo sobre: Marketing de Afiliados

Referências:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: