selective focus photography of man facing computer

Desenvolver Games: como ser um desenvolvedor de jogos

Conheça a carreira de desenvolvedor de games, os passos para se tornar um e cursos para quem quer se formar ou atuar de forma independente.

O mercado de tecnologia nunca esteve tão em alta como nos tempos atuais, a área conta com diversos profissionais especializados em funções diferentes e entre elas está os desenvolvedores de games.

O mercado de games é um dos que mais cresce principalmente por conta da evolução desenfreada da tecnologia, celulares assim como o surgimento do eSports que transformou um simples hobby em profissão dessa forma tornando esse mercado cada vez mais promissor.

A área de jogos eletrônicos é uma carreira promissora com oportunidades dentro e fora do país e os esportes eletrônicos contribuíram bastante com o crescimento do mercado gerando oportunidades em diversas áreas envolvidas.

O que é e o que faz um Desenvolvedor de games

O profissional que trabalha com o desenvolvimento de games é quem cria toda a ideia do jogo desde a história, comandos e o visual. Além disso, também é responsável por várias outras etapas como a finalização de códigos e processos de design.

Um desenvolvedor além de realizar todas essas atividades também é responsável por gerenciar equipes e o processo de desenvolvimento em geral.

Como o desenvolvimento de games funciona

O processo de desenvolvimento é a parte de criação do jogo onde uma ou mais pessoas são responsáveis por uma área diferente. O desenvolvimento conta com pelo menos 6 profissionais diferentes sendo eles: produtores, designers, programadores, artistas, engenheiros de som e testadores.

Requisitos para ser um desenvolvedor de games

Para começar o desenvolvimento de games é necessário ter alguns requisitos básicos que são fundamentais para dar o pontapé inicial nesta jornada.

A carreira de um desenvolvedor de games pode ser bastante desafiadora e envolve várias etapas e conhecimentos diferentes que formam um bom desenvolvimento de games.

Para ser um bom desenvolvedor é necessário ter amplos conhecimentos em linguagens de programação, design e um perfil analítico apurado para desenvolver e identificar possíveis erros ou melhorias.

O profissional nem sempre vai trabalhar sozinho contando com outros profissionais e com isso terá a responsabilidade de gerenciar todo esse processo de maneira eficaz. Para isso noções em gestão de projetos também é um conhecimento importante.

Formação de um Desenvolvedor de Games

O caminho para se tornar um Desenvolvedor de Games é estudar áreas como Ciência da computação, Design de jogos ou engenharia eletrônica.

A Estácio oferece ótimos cursos de graduação nas áreas de Ciência da computação e em especial o curso de Graduação em Jogos Digitais que forma profissionais para atuar no desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento de jogos de forma completa.

O curso tem duração de 2 anos e meio e ensina desde o desenvolvimento de roteiros até a parte de programação seja para computador, celular ou consoles de jogos. Veja mais informações neste link!

E para Pós-Graduação a Estácio também oferece o curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais com duração de 12 meses e capacita o profissional no desenvolvimento em múltiplas plataformas.

No curso final de pós-graduação os alunos estudam temas como Comunicação Visual e técnicas de programação aplicada. O curso prepara o profissional para produzir jogos para computadores e celulares. Veja mais neste link!

Cursos online de desenvolvimento de jogos com certificação

Os cursos livres podem ser feitos online e garantem conhecimentos suficientes para se aventurar nesse mundo e ainda conta com certificação para acrescentar no currículo.

Veja alguns:

Desenvolvimento de jogos para iniciantes com Unity

Este curso é recomendado para quem busca aprender sobre desenvolvimento de jogos com a Unity 5 desde as etapas mais fáceis até os processos mais complicados de programação e outras etapas de desenvolvimento.

Este curso cobre tudo e sem mergulhar em códigos confusos desde o início. A construção do curso permite que você aprenda tudo sem complicações e no seu próprio ritmo. Acesse aqui!

Introdução a produção e desenvolvimento de jogos

O curso de introdução ao desenvolvimento é recomendado para quem deseja entender o processo de produção e desenvolvimento de games, o conteúdo ajuda entender todas as etapas do processo, conhecer as ferramentas e outros recursos utilizados.

Com o curso você terá noções sobre o mercado em geral aprendendo quais são os players de cadeia de negócios, empresas, fornecedores, etc.

Além disso, aprendera sobre os processos de monetização de games, como escolher o melhor gênero de jogo para cada tipo de público alvo e entender mais sobre a indústria de games no Brasil e quais os melhores caminhos para trabalhar na área.

O curso também funciona para profissionais de outras áreas que desejam empreender ou investir no mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Acesse aqui!

Veja mais cursos de desenvolvimento de games neste link!

Conclusão

A área de desenvolvimento de jogos só tende a crescer e com o surgimento do eSports e acessibilidade de diversos games em celulares e computadores essa onda está longe de acabar.

E mesmo quem não pretende ser um expert ainda sim, pode ganhar dinheiro com desenvolvimento de jogos simples para celulares, computadores e na internet (web).

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: