Ganhar dinheiro escrevendo: 10 opções para começar

Você quer ganhar dinheiro escrevendo, mas não sabe como começar? É bem provável que você conheça alguém que trabalha com o desenvolvimento de textos e roteiros. Atualmente, criar conteúdo de qualidade é uma forma de obter renda extra sem sair de casa.

Porém, para ter sucesso com esse trabalho, é necessário gostar de ler, escrever e ficar de olho nas principais tendências.

Dessa forma, você poderá se destacar no mercado e ganhar dinheiro escrevendo.

Nesse artigo, vamos falar sobre as principais formas de trabalhar com o desenvolvimento de textos. Acompanhe!

Conheça 10 formas de ganhar dinheiro escrevendo!

Descubra 10 maneiras criativas de ganhar dinheiro escrevendo. Desde redação de conteúdo para sites e blogs, até escrever livros e roteiros, essa lista apresenta opções para todos os tipos de escritores. Aprenda como monetizar sua paixão por escrever e comece a ganhar dinheiro hoje.

1. Escrever para blogs e sites

Como você já sabe, é possível ganhar dinheiro escrevendo na sua própria casa ou em qualquer outro lugar. 

Sendo assim, esse trabalho pode ser considerado flexível, já que o escritor poderá escolher os melhores horários para realizar suas atividades profissionais.

E uma das formas de fazer isso é desenvolvendo textos de qualidade e de valor para blogs e sites.

Certamente, é uma atividade especializada, que exige um bom conhecimento não apenas de regras gramaticais, mas também, sobre o tema em questão e o comportamento do consumidor.

Profissionais que trabalham com o desenvolvimento de redações para web sabem que a área é muito competitiva. Por esse motivo, se você quiser desenvolver textos, saiba que é necessário estudar muito e aprimorar suas habilidades de escrita.

A redação para web é muito requisitada por empresas que desejam investir em marketing de conteúdo e atrair novos visitantes de forma orgânica.

2. Escrever ebooks

Se você tem muito conhecimento sobre um determinado assunto, pode escrever ebooks e, assim, utilizá-lo como isca digital para atrair leads.

Também é possível desenvolver ebooks para empresas e profissionais que desejam disponibilizar esse material rico para leads e clientes.

Para ganhar dinheiro escrevendo ebooks, o ideal é se aprofundar muito no tema, saber bem quem é a persona e planejar todo o conteúdo.

Além disso, o design do ebook também faz toda a diferença. Mas nesse caso, você mesmo pode cuidar do design (caso tenha essa habilidade) ou contratar um profissional especializado para fazer isso.

3. Copywriting

Copywriting é o profissional responsável pelo desenvolvimento de textos persuasivos, que tem como objetivo convencer o leitor a realizar uma determinada ação, como, por exemplo, se cadastrar no site ou adquirir um produto.

É uma ótima forma de ganhar dinheiro escrevendo na web, já que um bom copywriting, pode trazer excelentes resultados financeiros para empresas e influenciadores digitais.

Para fazer uma copy de sucesso, é importante que o profissional conheça bem o seu público e utilize técnicas de storytelling (arte de contar e desenvolver histórias).

Conhecimentos na área de marketing e publicidade também são necessários para quem deseja se tornar um bom copywriting.

4. Escrever roteiros

Os filmes, séries e programas de televisão fazem parte da nossa rotina, não é mesmo? Aliás, quem nunca se encantou com a história de um filme?

E se você souber como criar bons roteiros, poderá ganhar dinheiro escrevendo e se tornar um profissional reconhecido no mercado.

Esse trabalho exige muito planejamento, criatividade e organização de ideias. O mais importante aqui é ter dedicação, persistência e saber trabalhar em equipe. Assim, poderá criar um roteiro de sucesso.

Se você tem interesse em se tornar um(a) roteirista, recomendo que veja esse curso sobre teoria e prática de roteiro, ele é um guia perfeito para iniciantes!

Nele você aprenderá criar histórias marcantes, analisar construção de roteiros, criar personagens e universos complexos, criar roteiros para cinema, TV, quadrinhos ou qualquer outra mídia. Acesse aqui!

5. Edição e revisão

Você pode trabalhar em conjunto com outros escritores e, assim, editar e revisar os textos escritos por eles.

Como desenvolver textos é um trabalho que exige muito tempo e dedicação, é normal que alguns escritores prefiram terceirizar a parte de editar e revisar textos.

Alguns escritores também trabalham com edição e revisão de conteúdo. E se você tem um bom conhecimento nisso, poderá ganhar dinheiro escrevendo e editando textos.

Veja algumas dicas para se tornar um editor ou revisor de sucesso:

  • Leia muito
  • Preste atenção em todos os detalhes do texto
  • Tenha sempre um dicionário perto de você
  • Use ferramentas digitais que otimizam o seu trabalho
  • Verifique se o texto possui uma estrutura adequada.

6. Publicação independente

A publicação independente é uma boa forma de ganhar dinheiro, apesar de não ser tão conhecida como as que já foram mencionadas nesse artigo.

Basicamente, na publicação independente, o autor publica um trabalho sem a necessidade de contratar uma grande editora para distribuir o seu livro ou publicações em plataformas digitais. Ou seja, é o autor que irá executar as etapas de lançamentos da obra. A vantagem, nesse caso, é que o profissional tem mais liberdade para desenvolver o livro.

Através da publicação independente, os escritores podem ganhar dinheiro escrevendo livros e publicando em plataformas como a Amazon Kindle, por exemplo. Além disso, existem várias formas de ganhar dinheiro escrevendo de forma independente, seja de livros, artigos, ou outros tipos de textos.

Para isso é importante que o profissional saiba bem como trabalhar dessa forma, o marketing é muito importante para gerar resultados, recomendo que veja esse curso sobre Marketing para Escritores, que certamente vai te fornecer conhecimentos importantes para ter sucesso.

7. Escrever para revistas e jornais

As revistas e jornais se adaptaram para as tendências do mundo digital e, por isso, já estão presentes na internet.

Como você já sabe, revistas e jornais precisam de bons escritores e editores. Portanto, se você gosta de ler e se informar sobre tendências e notícias atuais, poderá ganhar dinheiro escrevendo dessa forma.

A imprensa costuma contratar freelancers ou profissionais que trabalham em tempo integral para escrever posts e matérias.

Uma habilidade muito importante para quem deseja ganhar dinheiro escrevendo dessa forma, é o conhecimento em critérios e textos jornalísticos.

Já foi publicado aqui no site alguns artigos sobre o assunto, neles você pode conhecer um pouco mais sobre a área e entender como pode ganhar dinheiro escrevendo para jornais e revistas:

8. Escrever conteúdo para redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Elas são utilizadas para conversar com amigos, acompanhar tendências, se comunicar com marcas e muito mais.

As empresas sabem disso! Por esse motivo, muitas delas buscam profissionais para desenvolver conteúdo de qualidade para redes sociais.

Sendo assim, esse tipo de trabalho é uma boa forma de ganhar dinheiro escrevendo textos para web.

Cada rede social tem suas próprias particularidades. O Tik Tok é mais descontraído, enquanto o LinkedIn, exige uma postura um pouco mais profissional.

Portanto, para ganhar dinheiro escrevendo textos para redes sociais, é fundamental saber adaptar a linguagem de acordo com a plataforma e o público-alvo que se deseja atingir.

Muitos não sabem, mais esse tipo de atividade hoje em dia já é considerado profissão, são os chamados social mídia responsáveis por essa e outras atividades, geralmente envolvendo criação de conteúdos. Veja mais sobre nesse artigo!

9. UX Writer

UX é a sigla para User Experience, que em português, significa experiência do usuário. Ou seja, é aquilo que é escrito e desenvolvido para melhorar a experiência do usuário no site ou app.

Dessa forma, o UX Writer é o profissional que desenvolve conteúdo focado na experiência do consumidor. Se você quer ganhar dinheiro escrevendo e se tornar um UX Writer, precisa conhecer muito bem os principais pontos estratégicos da empresa e saber adaptar o tom de voz da marca.

Para se tornar um profissional de sucesso nessa área, recomendamos estudar sobre comunicação, experiência do usuário e trabalhar de forma colaborativa com profissionais de outros setores, como o de design gráfico e TI, por exemplo.

10. Ghostwriter

O Ghostwriter é um profissional que escreve livros e artigos, mas não recebe créditos pela autoria do texto que foi desenvolvido. Dessa forma, ele é pago para criar textos que serão assinados por outros profissionais.

É um trabalho muito requisitado e, por isso, quem possui boas habilidades de escrita e produção de conteúdo, pode ganhar muito dinheiro escrevendo.

Conclusão

Há várias oportunidades no mercado para quem deseja ganhar dinheiro escrevendo. Mas não se engane: escrever é um trabalho que exige esforço, dedicação e criatividade.

Não é apenas “escrever um texto”, mas sim, organizar ideias, fazer pesquisas e se aprofundar sobre o tema em questão.

Os profissionais que mais se destacam na área, são aqueles que investem em conhecimento, gostam de ler e estão sempre de olho nas tendências e novidades.

Cursos específicos na área são muito importantes para quem deseja se destacar no mercado e conseguir bons clientes.

Os cursos ajudam a desenvolver habilidades necessárias na área e a conhecer melhor como funciona o trabalho de um escritor.

Quer ter sucesso na área e ganhar dinheiro escrevendo? Confira os artigos recomendados:

Sobre Lorraine Barbosa

Redatora especializada em marketing de conteúdo, planejamento estratégico, tradução e desenvolvimento de roteiros para vídeos. Formação na área de Tecnologia em Comunicação Institucional e Pós-Graduação em Marketing Digital.

Deixe uma resposta

Curta nossa página e fique por dentro de novas atualizações! 👍

%d blogueiros gostam disto: