Cursos online: 12 melhores sites de cursos online com certificado!

O aprendizado está cada vez mais acessível através da internet e sua variedade de conteúdos informativos e educativos, existem muitas opções de cursos online hoje em dia sobre diversas áreas diferentes.

É possível aprender qualquer coisa online através de cursos livres, cursos profissionalizantes, cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, e muitos outros. Nesse artigo falarei um pouco mais sobre o futuro da educação através da internet, e mostrar as 12 melhores opções para fazer cursos online com certificado.

O futuro da educação está online

O mundo está se tornando cada vez mais digital, isso já não é novidade e podemos notar cada vez mais, todas essas mudanças tecnológicas também afetam a forma que as pessoas estão buscando novos conhecimentos hoje em dia.

A internet e a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e com isso a educação tradicional está perdendo a relevância para muitos, principalmente para os Jovens e a nova geração, online as pessoas têm muito mais opções e facilidade em aprender.

As carreiras digitais são um ótimo exemplo de como a educação está mudando, muitas pessoas conseguem ganhar vida através de negócios e trabalhos online diversos, com o mercado de trabalho cada vez mais digital, isso traz facilidade em aprender algo novo, aplicar e gerar resultados.

Esse é o resultado de um mundo cada vez mais conectado, facilitando muito a forma de aprender e trabalhar, felizmente hoje em dia encontramos mais opções de ensino de qualidade através do sistema (EAD) de Ensino á Distancia.

Nós próximos tópicos falarei um pouco mais sobre os benefícios de estudar online, mostrar diferentes tipos de cursos online, explicar o que são e como encontrar cursos reconhecidos pelo MEC, e indicar as melhores opções para fazer cursos online com qualidade de ensino e certificações válidas.

Por que fazer cursos online? Conheça 4 benefícios!

Muitas pessoas se perguntam se fazer cursos online é uma boa opção para buscar conhecimentos e qualificação para o mercado de trabalho. Se você ainda tem dúvidas se deve ou não fazer cursos online, veja abaixo algumas vantagens dessa meio de aprendizagem digital:

Acessibilidade

Fazer cursos online traz bastante acessibilidade em relação ao tempo e localização, utilizando apenas a internet é possível estudar há qualquer hora e em qualquer lugar. Isso é ideal para quem trabalha, não tem muito tempo ou por algum motivo não pode estudar presencialmente.

Flexibilidade

Estudar online é algo bem flexível, permitindo que o estudante aprenda e aplicar os conhecimentos no seu próprio ritmo, sem rotinas cansativas, e facilidade em conciliar outras tarefas e obrigações ao estudo.

Escolha

A variedade de áreas que se pode escolher para estudar é bem ampla, sendo outra vantagem de fazer cursos online, é possível escolher a melhor opção de curso conforme o perfil, gostos e necessidades de cada pessoa.

Economia

Fazer cursos online pode ser muito econômico, existem muitos que oferecem preços bem acessíveis se comparar com os de cursos presenciais, sem contar que também existem vários cursos gratuitos.

Tipos de cursos online: entenda a diferença!

É muito comum vermos cursos de todos os tipos na internet, existem muitos anúncios conteúdos sobre cursos hoje em dia e isso pode confundir um pouco as pessoas. Conheça e entenda melhor sobre os diferentes tipos de curso que existem nos tópicos abaixo:

Cursos Livres

Os cursos livres é uma modalidade de educação profissional que não exige um nível de ensino, com foco em oferecer conhecimentos profissionais específicos sobre diversas áreas diferentes, esse tipo de curso não exige aprovação do Ministério de Educação (MEC).

Conforme a Lei nº. 9394/96 os cursos livres são válidos em todo território nacional, e não exigem reconhecimento do Ministério da Educação. O objetivo é oferecer preparação profissional básica e rápida em diversas áreas diferentes sem uma carga horária preestabelecida, como aprimoramento profissional, além de contar como horas complementares na faculdade.

Cursos Profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são um método de ensino e qualificação que visa a formação de profissionais para atuar em determinadas áreas do mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes podem ser de curta, média ou longa duração.

Técnicos

Um curso técnico é um programa de formação profissional que prepara os estudantes para trabalhar em uma determinada área de atuação. Os cursos técnicos são mais curtos do que uma formação acadêmica ou bacharelados, têm um enfoque mais prático, visando preparar os estudantes para o mundo do trabalho.

O tempo de duração de um curso técnico pode variar bastante, dependendo da área de atuação e do local em que ele é oferecido. Alguns cursos técnicos podem ser concluídos em alguns meses, enquanto outros podem levar até dois anos.

Cursos online com certificado reconhecido pelo MEC

Cursos reconhecidos pelo MEC são avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação do Brasil, isso significa que aquele conteúdo segue todos os padrões de qualidade estabelecidos pelo órgão do governo responsável pela educação no país.

Alguns cursos online oferecem certificados reconhecidos pelo MEC e outros não, a diferença está na formalização dessas certificações, no caso dos cursos livres e profissionalizantes não é obrigatório ser reconhecido pelo MEC.

Já os cursos de graduação e pós-graduação a aprovação pelo MEC é obrigatório segundo a legislação brasileira, cursos com certificados reconhecidos pelo MEC vem de faculdades, universidades e outras instituições de ensino que passam por essa aprovação.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Cursos com reconhecimento do MEC são geralmente oferecidos por universidades, faculdades e outras Instituições de Ensino. Através do e-MEC, o site público do Ministério da Educação, é possível saber se um curso é ou não reconhecido pelo MEC. Nele você pode consultar digitando o nome do curso ou da Instituições de Ensino.

Cursos não reconhecidos pelo MEC são válidos?

Mesmo que alguns cursos online ofereçam certificados não reconhecidos pelo MEC, isso não significa que eles não valem a pena, muito pelo contrário! Muitos cursos online emitem certificados reconhecidos por várias empresas e instituições de ensino.

Os cursos livres e profissionalizantes geralmente não reconhecido pelo MEC, e isso não significa que eles sejam ruins ou sem validade. Muitas universidades, faculdades e instituições de ensino aprovadas pelo MEC oferecem cursos livres e profissionalizantes, nos próximos tópicos ainda mostrarei algumas opções relevantes.

Em todo caso é preciso saber escolher bem onde fazer cursos online, reconhecido pelo MEC ou não, o que conta é confiança e qualidade! No tópico a seguir separei os melhores sites confiáveis onde você pode encontrar cursos online de qualidade.

12 melhores sites para fazer cursos online com certificado

Conheça os 12 melhores sites para fazer cursos online com certificado! As melhores plataformas online de cursos, empresas e instituições de ensino renomadas na área de educação. Cursos com certificados reconhecidos pelo MEC e reconhecidos em todo Brasil.

Confira as melhores opções para fazer cursos livres, profissionalizantes e técnicos:

Melhores sites de cursos livres:

Abaixo está uma lista de sites de cursos livres de qualidade! Todos com certificados válidos e reconhecidos no mercado de trabalho para provar conhecimentos, habilidades, especializações específicas, e horas complementares na faculdade.

  • Udemy: cursos livres diversos de boa qualidade e ótima aceitação no mercado de trabalho e instituições de ensino, acesse aqui!
  • LearmCafe: cursos livres gratuitos e pagos em várias categorias de aprendizado diferentes, acesse aqui!
  • Aprova Cursos: cursos livres e profissionalizantes com foco em qualificação profissional, conteúdos completos em aulas online e materiais em CD/DVD, acesse aqui!
  • Portal Educa: plataforma disponibiliza acesso há mais de 2000 mil cursos sem mensalidade com pagamento único, emite certificados válidos em todo Brasil, acesse aqui!
  • Portal Jovem Empreendedor: cursos profissionalizantes em várias áreas e profissões em alta no mercado de trabalho, várias opções de cursos com professores especializados, acesse aqui!
  • Rock Content: considerada uma universidade sobre marketing e criação de conteúdo, oferece cursos gratuitos e pagos, os certificados são bem reconhecidos e valorizados no mercado, acesse aqui!

Cursos online reconhecidos pelo MEC:

Como dito nos tópicos anteriores, os cursos com reconhecimento pelo MEC são geralmente de instituições de ensino, faculdades e universidades. Confira abaixo algumas opções de cursos online profissionalizantes, técnicos e livres através das Instituições reconhecidos pelo Ministério da Educação:

  • Descomplica: oferece cursos livres, para o Enem e Vestibular, faculdade e pós-graduação, veja mais aqui!
  • UNINTER: o centro universitário oferece cursos técnicos, profissionalizantes, preparatórios para Enem, graduação e pós-graduação, acesse aqui!
  • Anhanguera: faculdade oferece várias opções de cursos livres, preparatórios, profissionalizantes, e para o EJA, veja mais no link.
  • Cruzeiro do Sul Virtual: a Cruzeiro do Sul Virtual oferece opções de cursos livres, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, veja mais nesse link!
  • UNICID: a universidade de São Paulo conta com opções de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação, acesse aqui!
  • SENAI: o SENAI oferece várias opções de cursos online pagos e gratuitos, incluindo para graduação, pós-graduação e MBA, através do site futuro.digital você encontrar todos os cursos EAD disponíveis.

Conclusão

Fazer cursos online hoje em dia está sendo uma ótima opção para muitos, existe muita facilidade e variedade de opções na hora de decidir dar aquele “up” na carreira ou se qualificar para entrar no mercado de trabalho.

O problema é que hoje em dia o excesso de informações e anúncios sobre cursos dos mais diversos temas podem confundir um pouco as pessoas sobre fazer cursos online. É importante saber diferenciar, existem muitos conteúdos bons hoje em dia na internet, basta escolher a opção que mais atende suas necessidades.

Espero que esse artigo tenha te ajudado entender mais sobre cursos online, saber encontrar e escolher as melhores opções, recomendo que leia outros conteúdos relacionados aqui no site, e deixa seu comentário se gostou do conteúdo!

Fontes e Referências:

Veja também:

Sobre Rodrigo Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

Curta nossa página e fique por dentro de novas atualizações! 👍

%d blogueiros gostam disto: