O jornalismo ainda pulsa: opções de carreira para uma estrela

Assistir às reportagens antigas da Glória Maria, ou ver o corre-corre de repórteres na explosão de um prédio, ou a pressa para cobrir as eleições e até mesmo, as narrações nos rádios das principais notícias do mundo te enchem os olhos, fique conosco. Você tem o jornalismo correndo na sua veia.

Uma das principais características de um jornalista é a curiosidade. É o não se contentar só com o que vê, mas sim querer saber mais. O quê? Quando? Com quem? Por quê? Onde? Como? E se esse furor por notícias faz parte do seu dia-a-dia, bem-vindo ao mundo mágico das notícias. Mas prepare-se: nesta carreira não há feriado, fim de semana, horário de trabalho. Afinal, toda hora é hora de termos novidades.

Como diz o lendário Ricardo Boechat, o jornalismo é uma carreira para quem tem paixão latente e eterna por estar vivendo em uma vida de montanha-russa de novidades, pois o tédio não faz parte dessa atividade. E mais: é uma carreira para pessoas com muita perseverança: o sucesso pode levar décadas e pode nem acontecer.

Jornalismo: as possibilidades na carreira

Primeiramente, ser jornalista não é necessariamente apresentar o jornal nacional. Você pode seguir por diversas áreas que a profissão te oferece. O jornalismo te permite correr mundo afora ou ficar parado. A escolha é sua. Vamos conhecê-las.

Reportagem

Se acima de tudo, você ama contar histórias e buscar novos fatos, seu lugar é na reportagem. Aqui você irá atrás de fatos que podem ser notícias e poderá entrevistar diferentes pessoas pelo mundo afora.

Assessoria de Imprensa

Agora, se seu negócio é publicizar pessoas e/ou empresas e mostrar os benefícios que elas podem oferecer na vida de todos, seu lugar será na Assessoria de Imprensa. O seu grande desafio será fazer de uma marca ou pessoa, uma notícia para os diversos canais de comunicação.

Jornalismo Digital

Como resultado da alta da internet, muitos portais se tornaram digitais e isso exigiu e ainda exige um profissional que conheça planejamento estratégico para gerar conteúdos relevantes para o público do veículo que trabalha.

Social media

O responsável por oferecer os dados de audiência e engajamento do veículo de comunicação é o chamado Social Media. Através de dados capturados por cliques e acessos, o Social Media poderá gerar estratégias e campanhas para melhorar a visibilidade do veículo de comunicação.

Fotojornalismo

Então, “Fotos dizem tudo”. Se essa é a frase que permeia sua cabeça, você será um ótimo fotojornalista. Nessa carreira, o jornalista irá trabalhar as imagens de forma que elas possam contar toda a história daquele clique. O Fotojornalismo trabalha lado a lado com o repórter na complementação de matérias que levem informação ao público.

Viajar ou ficar parado?

Se você ficou animado de preencher seu passaporte com visitas a vários países para cobrir notícias e fatos ou se você prefere uma mesa calma no escritório, não se acanhe. O jornalismo te dá todas essas opções com a certeza de que de tédio você não morrerá jamais.

Conheça mais sobre a carreira de um jornalista com ele. Toca o barco, Ricardo Boechat!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: