Os 10 tipos de lide em um texto jornalístico

Uma boa técnica do texto jornalístico é o uso do lide. Conheça aqui os 10 tipos de lide conhecidos nesse meio e saiba qual se encaixa melhor em seu texto.

Com o advento das redes sociais e o mundo digital, as pessoas têm menos tempo e mais acesso às informações, o que contribui muito para o modelo de pirâmide invertida em uma notícia. Neste modelo, você traz as informações mais relevantes que resumem a notícia “logo de cara”, para que o leitor possa ter em primeira mão os principais pontos da matéria.

Na pirâmide invertida, o lead ou lide se encontra logo na ponta. Ele é a parte principal de um texto jornalístico. Nele estão as informações relevantes de um texto.

Todos os tipos de lide são compostos por um título, uma linha fina e um parágrafo. Nessa composição você precisa levar ao leitor respostas para as perguntas:

  • O quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Como?
  • Quando?
  • Por quê.

Os 10 tipos de lide

São vários os tipos de lide que você pode utilizar no seu texto jornalístico. São eles:

Clássico

Nesse modelo, seu lide deve responder às seis questões colocadas acima: do “O quê?” para o “Por quê?”. Esse é o lide mais usado no jornalismo.

Exemplo:

Papa Francisco é internado e passa por cirurgia no intestino

Procedimento já estava agendado e busca consertar estenose (estreitamento) no órgão. O Vaticano não informou detalhes

O Papa Francisco foi internado na manhã deste domingo (4) no Hospital Policlínico Fundação Agostino Gemelli, em Roma, para uma cirurgia no intestino. O breve comunicado emitido pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informa que se trata de uma cirurgia programada para reparar uma “estenose diverticular sintomática no cólon”.

O procedimento será conduzido pelo cirurgião Sergio Alfieri, e um novo boletim médico deve ser emitido ao final da cirurgia. Horas antes de seguir para o hospital, Francisco saudou o público que compareceu à Praça de São Pedro, no Vaticano, como é tradição aos domingos na Santa Sé.”

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/papa-francisco-e-internado-em-roma-para-cirurgia-no-intestino/

De citação

É o lide mais usual. Este lide começa com uma frase dita por alguém, entre aspas.

Exemplo:

“Fazer bolo é melhor que política”, diz Rosinha Garotinho

Ex-governadora do Rio decidiu se tornar boleira após esgotarem as vendas pelas redes sociais de seus panetones e ovos de chocolate

Rio de Janeiro – Ela já foi prefeita de Campos dos Goytacazes, na Região Norte do Rio. Também já governou o Estado do Rio. Enfrentou processos na Justiça e chegou a ser presa mais de uma vez por causa de investigações contra seus atos políticos. Agora, o desafio de Rosângela Barros Assed matheus de Oliveira, ou simplesmente Rosinha Garotinho, é inaugurar sua loja de bolos caseiros nos próximos 10 dias.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/fazer-bolo-e-melhor-que-politica-diz-rosinha-garotinho

Circunstancial

Evidencia a resposta para a pergunta “Como?”.

Clichê

O texto começa com um ditado ou um chavão.

Exemplo:

Vida de Diva? Georgina diz ‘não’ ao clichê e mostra-se na lide doméstica

Foi assim o domingo da namorada de Cristiano Ronaldo.

Georgina Rodríguez é muitas vezes associada a uma vida de diva, cheia de glamour, grandes luxos e viagens. O que muitos não sabem é que em casa a namorada de Cristiano Ronaldo troca os saltos altos e vestidos pelo fato de treino e os ténis e, sempre que é preciso, coloca mãos à obra para cuidar da lide doméstica.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/fama/noticias-fama/artigos/vida-de-diva-georgina-diz-nao-ao-cliche-e-mostra-se-na-lide-domestica

Conceitual

Utilizado muito quando a notícia é de uma nova acepção, este tipo de lide destaca uma ideia.

Exemplo:

O que significa ‘cringe’? Entenda a expressão que viralizou na internet

Cringe, Millenials, Geração Z: difícil alguém que não tenha se deparado com alguma dessas expressões nos últimos dias. Nas redes sociais, o assunto tem gerado memes, testes e até reflexões sobre os conflitos e diferenças intergeracionais.

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/o-que-significa-cringe-entenda-a-expressao-que-viralizou-na-internet/

De apelo direto

Chama atenção do leitor mostrando como a notícia irá interessá-lo.

Exemplo:

Passou dos 30 anos? Veja o que incluir na dieta

Quem já passou dos 30 anos deve ter percebido algumas mudanças no corpo. O metabolismo fica mais lento a cada década que passa e a balança começa a aumentar sem muitas vezes ocorrer mudanças na alimentação. A pele é outro ponto que muitas pessoas sentem, pois perdemos aos poucos a sustentação com a redução da produção de colágeno. A disposição também é outro fator que afeta muitas pessoas, não conseguir fazer as atividades com a mesma empolgação de antes.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/veronica-laino/2021/06/29/passou-dos-30-anos-veja-o-que-incluir-na-dieta.htm

Descritivo

Muito utilizado para cobertura policiais, narra o cenário da história.

Caso Lázaro: sobreviventes relatam como ficaram frente a frente com o fugitivo

Quatro pessoas que encontraram o fugitivo durante a megaoperação de buscas relatam ao Correio momentos de terror vividos enquanto eram ameaçadas por um dos criminosos mais procurados do país. Acusado foi morto após uma caçada de 20 dias

Em relatos detalhados, vítimas que estiveram perto de Lázaro Barbosa de Sousa — morto na segunda-feira passada após um confronto com policiais militares — contaram ao Correio momentos de terror que viveram na presença do criminoso. Em vida, ele provocou traumas visíveis e invisíveis enquanto cometia delitos, como homicídios, latrocínios, roubos e estupros. Ao menos 15 inquéritos contra o fugitivo estão sob investigação.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/07/4935396-caso-lazaro-sobreviventes-relatam-como-ficaram-frente-a-frente-com-o-fugitivo.html

Interrogativo

Inicia o texto com um questionamento que instiga a curiosidade.

Exemplo:

“Afinal, quando os funcionários vão voltar para o escritório?”

A grande pergunta que ronda o mercado imobiliário pelo mundo é: mas afinal, quando os funcionários irão voltar ao escritório?

Não é uma questão pequena – e não apenas porque há vários bilhões de dólares investidos em espaços corporativos mundo afora. A volta ao escritório significa também a volta à vida ativa dos centros das cidades, do comércio circunvizinho que disto depende, e mesmo das moradias fixas ou temporárias, alugadas ou próprias, de todos os que gravitam ao redor dos prédios de escritórios e das cidades como centros de serviços.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/mercado-imobiliario/volta-escritorios-pos-pandemia-forma-hibrida/

Adversativo

O texto tem início com um advérbio, normalmente com o “apesar de”.

Exemplo:

Apesar de empate no fim do jogo, Martelotte vê domínio, e ressalta: “Temos que valorizar esse ponto”

Manaus empata em 1 a 1 com a Jacuipense neste sábado, na Arena da Amazônia, pela sexta rodada da Série C do Brasileiro. Gol de Marcelinho foi marcado aos 50 minutos da segunda etapa

O Manaus conseguiu um gol aos 50 minutos do segundo tempo e, com isso, empatou em 1 a 1 com a Jacuipense neste sábado, na Arena da Amazônia, pela sexta rodada da Série C do Brasileiro. Para o treinador da equipe amazonense, Marcelo Martelotte, o placar não diz exatamente o que foi o jogo que, na opinião dele, teve um domínio grande do Gavião, até mais do que na vitória contra o Tombense na rodada anterior.

Fonte: https://ge.globo.com/am/futebol/times/manaus/noticia/apesar-de-empate-no-fim-do-jogo-martelotte-ve-dominio-e-ressalta-temos-que-valorizar-esse-ponto.ghtml

Explicativo

Com função didática, inicia o texto explicando ao leitor um contexto.

Exemplo:

Mulher é esfaqueada em GO e morre no DF, a caminho de hospital

Vítima vinha do município de Marajó. No caminho, a irmã e o cunhado da jovem chamaram o Corpo de Bombeiros

Uma jovem de 20 anos morreu na DF-251, na noite desse sábado (3/7). Ela estava com a irmã e o cunhado, a caminho do hospital, depois de ter sido esfaqueada pelo marido no município de Marajó (GO).

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/mulher-e-esfaqueada-em-go-e-morre-no-df-a-caminho-de-hospital

Pontos de atenção ao escrever um lide

Ao escrever um lide, preste bastante atenção se você está cumprindo os seguintes requisitos:

  1. Está objetivo;
  2. Não está longo;
  3. Não deixou questões em abertas, ou seja, respondeu às principais perguntas; e
  4. Não está sensacionalista.

Agora que você já sabe sobre os tipos de lide, que tal escolher o melhor que se encaixa na sua matéria? Para conhecer mais sobre técnicas na comunicação, clique aqui. Temos o curso ideal para você.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: