Melhorar as finanças pessoais é o que todo mundo quer: dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que, em 2020, cerca de 11% das famílias brasileiras se declararam inadimplentes. Isso se dá por conta do descaso com o orçamento mensal e da falta de controle financeiro.
Endividamento e inadimplência são situações que todos querem evitar ao máximo, então veja essas dicas de finanças para melhorar as finanças pessoais e evitar tais problemas!
6 dicas imbatíveis para melhorar as finanças pessoais
1. Controle total das despesas
Não há dúvida de que esse é o primeiro passo para melhorar as finanças pessoais. É muito importante controlar as despesas e compreender como elas se relacionam com a renda familiar. Sendo assim, reserve caderno, agenda ou celular e anote todas as despesas. Enumere até as menores despesas que você considera irrelevantes. Não importa se são gastos recorrentes ou ocasionais, certifique-se de registrá-los.
2. Estude e domine a situação financeira
Ao estudar as despesas, você controlará melhor a situação financeira. Conhecê-las e dominá-las te fará respeitar os limites de gastos e te causará receio de afetar o orçamento mensal. Em poucas palavras, veja quanto tem no bolso e rejeite inferências.
3. Evite parcelamentos
Quando o parcelamento não é planejado, ele esgota o orçamento. Isso ocorre porque surgem sempre algumas despesas inesperadas que fogem do controle financeiro. A melhor maneira de evitar tal situação é não parcelar. Caso não haja outra saída, acrescente todas as parcelas ao plano mensal. Seu controle sobre os custos será maior e você evitará problemas futuros.
4. Faça um fundo emergencial
Sempre reserve o fundo de emergência para melhorar as finanças pessoais. A reserva não afeta o orçamento mensal quando surgem os gastos inesperados, justamente porque ela é um dinheiro a mais.
5. Use corretamente o cartão de crédito
Quando se trata de melhorar as finanças pessoais, os cartões de crédito são os verdadeiros vilões. Eles nos causam a sensação de que temos fundos, podendo não ser a realidade do momento. Consumir mais do que consegue pagar atrapalha o planejamento do orçamento mensal e impede que o dinheiro seja investido em estudo, saúde e outras possibilidades que te tragam retorno.
6. Faça um bom planejamento financeiro
O planejamento financeiro é a base de tudo! Muitas das informações descritas acima, desenvolva um plano que inclua as despesas mensais fixas, estime as despesas finais possíveis e estipule a reserva financeira. Também acompanhe os artigos compartilhados aqui, eles te ajudarão a melhorar as finanças pessoais.