african american female freelancer with laptop and dog

Freelance: o que é e como trabalhar nesse modelo de emprego remoto?

Saiba o que é o trabalho freelance, suas vantagens e desvantagens e como obter renda através desse modelo de emprego remoto.

O que é freelance?

O trabalho freela é uma modalidade de emprego remoto em que o usuário realiza tarefas determinadas pelo cliente sem vínculo empregatício com o mesmo e sendo pago por isso.

Dessa forma, pode-se dizer que o freelancer é um autônomo na internet, ou seja, obtém renda sem ter carteira assinada, nem depender de uma empresa.

O termo freelancer significa literalmente “lanceiro livre”, com origem na Idade Média e inicialmente se referia aos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhe pagassem mais para guerrear.

Os empregos freela são comumente procurados devido à falta de oportunidade no mercado de trabalho formal, como forma de obter uma renda extra ou por opção de um modelo de trabalho mais independente.

Áreas de atuação de um freelancer

Como ocorre no mercado de trabalho autônomo tradicional, no freela, o usuário pode executar tarefas relacionadas à área de atuação onde ele melhor se encaixa, às vezes, o mesmo pode estar encaixado em mais de uma área.

As áreas de atuação principais são: redação, tradução, publicidade, marketing, programação, design, webdesign, jornalismo e ensino online. Animação, ilustração, revisão, edição, fotografia e arquitetura também são áreas bastante procuradas.

Quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar como freela?

Como no mercado de trabalho tradicional, trabalhar como freelancer tem suas vantagens e desvantagens, sendo importante considerar cada uma delas antes de ingressar nesse modelo de trabalho.

Vantagens:

  • Flexibilidade de horários
  • Flexibilidade de local de trabalho
  • Escolha de tarefas
  • Versatilidade de funções
  • Networking.

Desvantagens:

  • Rendimento mensal incerto
  • Sem direitos trabalhistas
  • Excesso de trabalho
  • Dificuldade de concentração
  • Dificuldade de gestão de tempo
  • Falta de contato pessoal.

As melhores plataformas de serviços freelance

Existem diversas plataformas online que oferecem empregos freela, com preços, formas de pagamento e prazos de entrega variados. Confira abaixo esta pequena lista das melhores plataformas e cadastre-se:

Os aplicativos de bancos digitais auxiliam os trabalhadores autônomos da internet a administrarem seus ganhos na realização dos projetos solicitados pelos clientes. Veja abaixo os melhores aplicativos bancários e crie sua conta:

Cursos online para incrementar seu portfólio de freelancer

Para enriquecer seu portfólio e aumentar suas oportunidades de trabalho freela, conheça os cursos de idiomas mencionados abaixo, eles são os melhores do mercado digital por terem bastante conteúdo e pelos professores interagirem bastante com os alunos. Confira:

Conclusão

Trabalhar como freelance é certamente uma ótima forma de obter renda pela internet, apesar de ser algo desafiador e demandar tempo, dedicação e organização.

Para mais dicas e sites de freela, confira os artigos Procurando freelancers de marketing e design? Conheça o Fiverr e Sites para freelancer: conheça 9 sites para trabalhar em diversas áreas.

Sobre Bianca Grossi

Redatora apaixonada por idiomas e pela escrita. Conhecedora de Marketing de Conteúdo, SEO, Línguas Estrangeiras e Copywriting.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: