Gamification: a inovação da gamificação

A gamificação é usada em muitas empresas nacionais e internacionais, para estimular seus funcionários a trabalharem melhor e mais motivadas, de uma maneira engajada, envolvida e comprometida. Aqui iremos mostrar como trabalhar essa inovação da gamificação nas empresas utilizando técnicas de games.

O que é gamificação?

É pegar as regras, características, mecânicas de jogos colocar numa empresa, para enjangar os funcionários (pessoas) para trabalharem bem e melhor, de uma maneira gamificada, resumindo é isso.

Gamificar é algo inovador, mas o que é inovação?

Então inovar é pegar “algo” que já existe e criar dentro dele “o algo” novo, pois:

  • Para inovarmos temos que ter uma mente criativa
  • Temos que pensar fora da caixa
  • Não ter medo de dar opinião
  • Escutar! Escute sua equipe, as pessoas das empresas; o que mais deixam desanimadas (Pois é isso que vamos trabalhar para motivar e engajar)
  • Faça um Brainstorming, e saiba como os outros pensam pelo mesmo assunto abordado
  • Tenha em mente como atingir o “Sistema Lúdico” e “Sistema Límbico” das pessoas

Ei, mas como assim atingir o sistema lúdico e límbico das pessoas:

  • O sistema lúdico melhora o aprendizado, a criatividade, o desenvolvimento das pessoas, em consequência a harmonia no trabalho, o bem-estar, isso tudo gera “produtividade”
  • O Sistema límbico é responsável pelas emoções.

Nessa parte que teremos, como abordar a gamificação dentro do ambiente de trabalho, pois escutar os outros e a melhor maneira de criar “o algo inovador gamificado” para a sua empresa.

“A gamificação não é você copiar algo gamificado pronto, de uma empresa, e implantar na sua: Pois cada empresa é única, e exigirá da sua mente criativa e inovadora, um pensamento fora da caixa, a responsabilidade de escutar os outros, contribuindo com sua opinião com responsabilidade, para atingir o sistema lúdico e límbico da empresa, que são as pessoas os seus colaboradores pense nisso”.

(Moisés castro)

Na organização podemos ajuntar em duas categorias que denominamos de externa e interna, não no âmbito da organização, mas como uma comunidade com os mesmos fins.

  1. Categoria interna: Têm como seu público principal os seus colaboradores partem importante de uma organização, pois motivar esse pessoal a trabalhar melhor e a nossa meta, na categoria interna e onde se encontra a aprendizagem que será o nosso foco gamificado.
  2. Categoria externa: “O todo” que se deseja gamificar, engajar, mobilizar e fidelizar.

Neste caso nas organizações que estão relacionados o marketing, vendas e engajar o consumidor que é o nosso desafio (Esses seriam “o todo”)

“Utilize Programas Gamificados para incentivar o aumento da produtividade ou crowdsourcing”

  • Produtividade é a capacidade de produzir.
  • Crowdsourcing é o modelo de produção baseado na utilização da inteligência e conhecimentos coletivos e voluntários, para a produção de um conteúdo e soluções de problemas.

Muitos dos modelos existentes para estudo se apoiam sobre este mesmo tripé: Mecânica, dinâmica, e estética.

Eu, Moisés castro como sou estudante de Tecnologia em jogos digitais, onde já estudei todo processo de criação de game designer, prefiro a Tetráde elementar, mas afinal o que é isso:

Tetráde Elementar: são os elementos básicos de um jogo, onde podemos adaptar na gamification.

Esses são os elementos da tetráde elementar para inovação da gamificação nas empresas:

  • Mecânica:(São as regras da empresa)
  • Narrativa:(É toda a história da empresa)
  • Estética: (Qual a cara da empresa: Cor, sons, cheiro, sensações)
  • Tecnologia:( Como você vai criar este processo de desenvolvimento, que tipo de tecnologia sua empresa ira usar para gamificar?)

E sobre tudo isso temos que saber a diferença entre experiência e game:

  • Game: é o conjunto de regras, estética, mecânicas e tecnologia, a combinação desses elementos promove toda a experiência.
  • Experiência: É a forma como você se sente com o jogo, com a gamificação.

Como se torna um game designer ou um profissional de jogos digitais, e trabalhar com gamificação?

Se você que aprender a fazer jogos digitais e aprender gamificação e ter muito conhecimento, e trabalhar com isso tem a faculdade Descomplica: O curso de Tecnologia em Jogos Digitais.

Udemy cursos também é outra ótima escolha de plataforma para fazer cursos online onde terá várias opções.

Biografias estudadas e pesquisadas:

  1. Flora Alves, Gamification.
  2. Rogers, Level UP.
  3. Regras Do Jogo.

Veja também sobre: a Tetráde Elementar no design de games.

Sobre Moisés Aragão De Castro

Graduado em Tecnologia Interativas em jogos Digitais/ MBA Executivo em Marketing Digital & Redes Sociais/ Realizando: Pós Graduação em Desenvolvimento em Aplicações Web/ Pós Graduação em Experience UX/UI/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: