Gamificação: como aprender inglês jogando através desse método

Gostaria de aprender inglês com métodos modernos e divertidos, que facilitem o aprendizado em vez de transformá-lo em um bicho de sete cabeças? Bom, temos uma ótima notícia para você! Conheça mais sobre a Gamificação e como jogar pode te ajudar.

É possível aprender inglês jogando

Uma das maiores tendências da educação atual é a gamificação do ensino, que está sendo aplicada nas escolas e universidades e até em cursos livres como os de idiomas.

Isso não quer só dizer ser possível aprender inglês jogando, mas também que essa metodologia está se tornando uma preferência – o que faz com que cada vez mais educadores venham aperfeiçoando e desenvolvendo as suas técnicas e aplicações.

O conceito de gamificação na educação se desenvolveu dentro da busca por metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do processo de ensino e como único protagonista dessa jornada.

As metodologias ativas

A última década viu a popularização do conceito de metodologias ativas na educação, que vêm se tornando uma tendência cada vez maior e derrubando o ceticismo em torno de metodologias diferentes das tradicionais.

Além da gamificação, há várias outras metodologias ativas que vêm sendo cada vez mais utilizadas em todos os níveis de ensino. Conheça algumas delas:

  • PBL: Sigla em inglês para Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos buscam soluções para problemas apresentados e acabam descobrindo e/ou praticando novos conhecimentos durante o processo.
  • Sala de aula invertida: Coloca o aluno no lugar do professor, desenvolvendo pesquisas e apresentando os resultados para os colegas, promovendo e conduzindo os debates a respeito.
  • Ensino Híbrido: Metodologia que mescla momentos de ensino presencial e outros à distância. Era uma tendência mesmo antes da pandemia, que apenas acelerou e justificou a adoção desse sistema até mesmo por instituições mais tradicionais.

Gamificação na educação: o que é?

A gamificação do ensino tem aplicação desde a educação infantil até a adulta, transformando os alunos em jogadores e potencializando seu aprendizado através dos jogos.

Nesse sentido, há muitas plataformas e aplicativos à disposição e que apresentam a possibilidade de se aprender através dos jogos. Um bom exemplo é o aplicativo Kahoot, cada vez mais utilizado em salas de aula, que permite o desenvolvimento e aplicação de quizzes de forma bastante dinâmica e interativa.

Vale se aprofundar mais nesse conceito, especialmente educadores e desenvolvedores de jogos, que podem incluir mais essa alternativa em sua área de trabalho. Aprender programação e outras atividades em TI, pode ajudar muito no inglês, pois todos os códigos são geralmente nessa linguagem. Interessou? Descubra como se tornar um desenvolvedor de jogos.

Gamificação no ensino de inglês

Hoje, há muitos cursos online de inglês, mas nem todos se desenvolveram no sentido de aplicar técnicas de gamificação e tornar os processos de aprendizagem realmente interessantes para seus alunos.

No entanto, é perfeitamente possível encontrar instituições e profissionais sérios que aplicam essa metodologia com competência e resultados garantidos!

Aprender inglês é fundamental em nossos dias, especialmente com a internet e o desenvolvimento das áreas tecnológicas, que em geral adotam essa língua como linguagem universal. Veja outros cursos promissores para a era digital!

Qual o melhor curso de inglês?

Ainda está na dúvida de como encontrar o curso de inglês ideal para você? Nós temos uma ótima dica! Um bom curso virtual, que oferece certificado e utiliza a gamificação como metodologia é o curso da Cultura Inglesa e Babbel Cursos, ambas com ótimos professores e ainda outros recursos muito modernos, além de serem escolas com reconhecimento e que atua já há bastante tempo nesse segmento.

Agora não tem mais como usar aquela desculpa de que aprender inglês é chato e exige muito tempo e paciência. Com a gamificação, você literalmente pode aprender brincando!

Veja também:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: