Como ser Gamer: ganhar dinheiro jogando profissionalmente

Veja como ser um gamer profissional e ganhar dinheiro jogando campeonatos de eSports! Entenda como tudo funciona e como entrar nesse mundo.

O que é um Gamer profissional

Os Gamers profissionais são jogadores que participam de competições a nível profissional valendo dinheiro em campeonatos organizados para disputas entre times, duplas ou individuais.

O Gamer profissional é o jogador de games online que se dedica a participar de campeonatos que são chamados de eSports ou Electronic Sports.

Ganhar dinheiro jogando games não é fácil! Vamos logo adiantar, existe muito empenho e dedicação dos jogadores e ninguém ganha dinheiro do dia para noite.

Veja nos próximos tópicos tudo que precisa para se tornar um gamer profissional e entenda como funcionam os campeonatos de eSportes.

Como surgiu os campeonatos profissionais: o primeiro registro de e-Sport da história

Os jogos eletrônicos já existem a um bom tempo e não é de hoje que tem gente levando os jogos a outro nível.

O primeiro campeonato ao nível profissional que se tem registro aconteceu em 1972 na Universidade Stanford, na Califórnia entre alunos que organizaram uma disputa de Spacewar, um jogo famoso na época.

Alguns anos depois a Atari foi responsável por organizar a primeira maior competição de games da história, o Campeonato de Space Invaders que atraiu cerca de 10 mil jovens em 1980 nos Estados Unidos.

A ideia foi se espalhando gradualmente e por volta dos anos 2000, com a melhor distribuição da internet banda larga, as Lan Houses bombaram com games como CS Counter Strike e outros.

Desde então o cenário de jogo mudou bastante e se tornando esporte, com um mercado que se estima, movimentações de  US $1,8 bilhão de dólares em 2022, de acordo com informações do artigo da ESPN Brasil.

Quanto ganha um Gamer Profissional?

É estimado que um profissional de games ganha entre R$3 mil e R$20 mil por mês com patrocínios, ganhos em campeonatos e com lives em canais de stream. Fatores como quantidade de campeonatos ganhos e números de fãs também podem influenciar bastante em ganhos.

Modalidades de jogo dentro do Esports

Existem diferentes modalidades de jogos disponíveis dentro do eSports e são realmente muitas opções que podem ser desde jogos de tiro até mesmo de cartas.

Confira abaixo algumas das principais modalidades de jogos que se encaixam no eSports.

MOBA

O MOBA ou Multiplayer Online Battle Arena é um jogo do gênero RPG onde duas equipes disputam para conquistar a base principal do oponente.

Títulos como League of Legends e Dota 2 são exemplos de games nesse estilo.

Battle Royale

Os jogos de sobrevivência também fazem parte de grandes competições, o que já era esperado pela sua grande popularização.

As regras são apenas sobreviver, ganha a equipe ou jogador que sobreviver no fechamento do mapa, jogos como PUBG, Fortnite e FreeFire são alguns exemplos.

FPS

Os jogos de Tiro em Primeira Pessoa são jogos como o clássico Counter Strike e seu objetivo geralmente é aniquilar todos ou concluir uma missão antes dos oponentes.

RTS

Essa modalidade de jogo é muito popular entre a galera que gosta de RPG ou jogos de Estratégia em Tempo real, RTS (Real-Time Strategy).

Modalidade de jogo que engloba o RPG em games como StarCraft e Warcraft com objetivo de enriquecer a base e fortalecer o exército para combate.

Fighting

Os clássicos jogos de luta também tem espaço no mundo do eSports e conta com franquias como Street Fighter, Smash Bros e Mortal Kombat.

Card Game

Como o nome já diz os jogos de cartas também são famosos no mundo dos games e além dos jogos, envolvendo cartas, também se encaixa nessa modalidade os jogos com tabuleiro onde o objetivo é zerar os pontos do rival.

Simuladores

Os simuladores envolvem jogos que simulam esportes reais como os próprios Futebol, basquete e outros esportes.

Jogos populares no eSports nessa modalidade são títulos como FIFA, Pro Evolution Soccer e NBA 2k.

Como funciona o e-Sport

friends having fun playing computer game
Photo by RODNAE Productions on Pexels.com

O mundo dos profissionais do game vai muito além de apenas jogar e existe uma grande organização de empresas de jogos eletrônicos, ligas, jogadores e plataformas de streaming que fazem toda a magia acontecer.

Entenda melhor como tudo funciona:

Empresas de jogos eletrônicos

As próprias empresas que elaboram e criam os jogos são as responsáveis pela organização de torneios e até mesmo transmitir as partidas diretamente.

Ligas

As ligas são responsáveis por organizar campeonatos incluindo criação de regras e arrecadação de recursos para promover os eSports, as ligas podem ou não ser uma empresa criadora dos games.

Jogadores

Os jogadores de e-Sports podem seguir carreira solo ou fazer parte de equipes recebendo patrocínio, ganhando dinheiro através de publicidades e claro as recompensas dos torneios.

Essa carreira dos sonhos para muitos envolve muito esforço, dedicação e determinação da parte dos jogadores podendo passar mais de 10 horas de treino diário.

Plataformas de Streaming:

As plataformas de transmissão de jogos são grandes ferramentas para popularização desse categoria de conteúdo além de ser uma ótima ferramenta de trabalho para os gamers que podem treinar e ganhar dinheiro.

Veja como ganhar dinheiro fazendo live de jogos nesse link!

Como ser Gamer: dicas para ser um Gamer profissional

a woman playing video game
Photo by RODNAE Productions on Pexels.com

Os jogadores de jogos eletrônicos hoje em dia viraram verdadeiros esportistas e como tais seguem treinos e se dedicam ao máximo no que estão fazendo.

Confira abaixo algumas dicas para ser um Gamer de sucesso:

Busque motivações

A primeira dica é procurar motivação! Entrar no mundo profissional de jogos apenas por fama e dinheiro não vai te levar a lugar nenhum.

Jogue algo que tenha amor e que te traga satisfação em crescer sendo motivo diariamente há praticar e ganhar mais experiência naquilo que mais ama.

Pratique muito

Se concentre em aprender habilidades específicas e as domine, os melhores jogadores praticam muito e sempre estão buscando melhorias.

Aprenda estratégias de jogo, assista outros gamers jogarem e busque referências para saber como deve jogar, faça análises das suas próprias partidas, aprenda com seus erros e procure melhorar sempre.

Tenha cede de poder!

Para ganhar destaque nesse meio é necessário agir como um vencedor e sempre buscar o pódio, subir de escada, se elevar de fase em competições e ser sempre a última equipe sobrevivente. Participe de jogos públicos e se destaque por la logo irá se destacar e ser chamado por sistemas de matchmaking para ligas e torneios de níveis profissionais.

Entenda que os resultados não vêm fácil e rápido

Muita gente acaba acreditando que ganhar dinheiro jogando profissionalmente é fácil e o que é um grande erro.

Isso não se decide e começa do dia para noite e requer muita dedicação da parte dos jogadores que constantemente buscam destaque.

Entender que o sucesso não vem do dia para noite é um passo fundamental para começar a traçar objetivos e pensar se realmente é isso que você sonha e quer dedicar a fazer.

Escolha seus nichos de jogos

O próximo objetivo é escolher o estilo de jogo que quer dedicar, esse é um processo importante para ter foco em uma categoria de jogo e ser bom nele.

Equipamentos

Se você realmente deseja levar isso a outro nível os equipamentos são muito úteis para melhorar a jogabilidade e desempenho

O mínimo recomendado é um bom PC gamer, teclado mecânico, mouse adaptado e se possível uma cadeira gamer, pois, sua coluna vai agradecer e o conforto também conta muito já que vai ficar horas treinando.

Estude seu jogo

Se engana quem pensa que um gamer só come salgadinhos e fast-food e joga games o dia inteiro. Procure ler guias, ver tutoriais e buscar o máximo de informação relevante sobre seu jogo para realmente dominar ele.

Para ser um gamer profissional realmente bom no que faz é preciso se dedicar e isso significa estudar os jogos e estratégias em busca da constante vitória.

Mantenha uma boa imagem

Sabemos que o mundo dos jogos são muito parecidos com os próprios esportes e existem muitas brigas e discussões durante as partidas e isso acaba sendo normal em muitos casos.

A ideia é não perder o bom senso e sempre procurar respeitar todos da sua e da equipe adversária mantendo uma boa imagem e recuperação na comunidade.

Crie contatos e participe de uma equipe

Como mencionado no tópico sobre presença procure sempre se relacionar com outros membros e pode conseguir possíveis parcerias e até mesmo cultivar bons relacionamentos amigáveis social e profissionalmente!

As equipes são bastante importantes até mesmo para seu desenvolvimento como jogador, procure jogar com jogadores melhores que você ou que tenham habilidades diferentes.

Se você seguir todas as dicas anteriores, ser realmente bom e ganhar destaque, provavelmente alguma equipe irá encontrar você e convidá-lo para participar.

Participe de sites como Reddit, Teamfind entre outros sites de fóruns que possuem ferramentes para os jogares se comunicarem, esses servidores e grupos steam servem como base para recrutamento.

Cuide da sua saúde física e mental

Muitos acabam passando horas e horas jogando sem cuidar da sua saúde e isso acaba afetando até mesmo o seu jogo, procure sair e interagir com o mundo lá fora. Manter uma vida mais saudável possível é importante até mesmo para seu desempenho da mente na hora de jogar.

Conclusão

Quem imaginaria que jogar games se tornaria uma das carreiras digitais mais promissoras da atualidade? E a coisa só tem evoluído cada vez mais! Como os jogos de tabuleiro os jogos eletrônicos são considerados esportes por trabalharem com a mente.

Com as dicas e informações desse artigo você pode se tornar um Gamer Profissional e ingressar no mundo do e-Sport ou até mesmo ganhar dinheiro apenas fazendo live de games.

Fontes e Referências:

Veja também:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: