clear light bulb

Estrategista de Conteúdo: como fazer planejamento de conteúdo

Entenda o que é um estrategista de conteúdo e como trabalhar com planejamento de conteúdo para redes sociais e mídias digitais, em geral.

A criação de conteúdo está cada vez mais presente nos negócios que por meio da popularização da internet é uma poderosa ferramenta para divulgação.

O profissional de estratégias de conteúdo é importante para qualquer negócio que quer resultados através das mídias digitais sendo uma área de valor no mercado digital.

O trabalho do estrategista é desenvolver soluções e estratégias de distribuição de conteúdos nas mídias que valorize e traga resultados para a empresa e cliente. Entenda melhor como funciona nos próximos tópicos:

O que é um Estrategista de Conteúdo

O profissional que trabalha com estratégias de conteúdo analisa dados e criar estratégias de conteúdo que traga resultados para a empresa e solucione as dores ou necessidades dos clientes.

Através de informações do público alvo é possível traçar uma persona, que garante que o conteúdo seja adequado para cada público alvo de forma que interaja da maneira correta e solucionando os problemas de cada um.

O que faz um estrategista de conteúdo

As responsabilidades de um estrategista de conteúdo geralmente estão ligadas as criações de campanhas, posts e conteúdos em geral nas mídias, seu trabalho é fazer monitoramentos e análises de dados e gerenciar campanhas de marketing de conteúdo implementando práticas de SEO, entre outras.

Algumas das principais atividades de um estrategista de conteúdo é:

  • Desenvolvimento de personas
  • Mapeamento de experiência do usuário
  • Alinhamento de estratégia de negócios e necessidades do usuário
  • Planejamento de taxonomias e metadados
  • Estruturação de sistemas de gerenciamento de conteúdo, etc.

O trabalho é desenvolver e gerenciar estratégias de conteúdo que com análises de dados apontam possíveis problemas ou brechas.

Quanto ganha um estrategista de conteúdo

A média salarial de um Estrategista de Conteúdo segundo informações do site Glossdoor é aproximadamente R$4.704,00 podendo variar.

Como ser Estrategista de Conteúdo

O perfil ideal para trabalhar na área é:

  • Organizado
  • Saber solucionar problemas
  • Ser criativo
  • Facilidade em criar ideias e fazer análises.

Não é obrigatório ter diplomas para trabalhar na área, porém, estudantes e formados nas áreas de Comunicação, Marketing e Publicidade são fortes candidatos.

Conhecimentos e habilidades necessárias para ser um Estrategista de Conteúdo

Veja abaixo os conhecimentos necessários para trabalhar na área:

Planejamento de Conteúdo para mídias sociais

Com todas as informações e objetivos traçadas no planejamento de marketing digital a criação de uma estratégia de planejamento de conteúdo que facilita definir qual produto deve ser ofertado para o público, qual é o público alvo e quais as metas esperadas com o conteúdo produzido. Aprenda mais neste link!

Analisar métricas e fazer relatórios das mídias sociais

Analisar dados é fundamental para uma estratégia de conteúdo eficaz e ter noções do que precisa ser feito para resolver problemas. Com essas analises de dados é possível criar estratégias e melhorar o seu trabalho como estrategista de conteúdo além de poder, apresentar dados precisos para os clientes. Aprenda mais neste link!

SEO e Marketing de Conteúdo

Atender as necessidades do seu público alvo e entender critérios dos mecanismos de pesquisa é muito importante para ser um estrategista de conteúdo, as técnicas de SEO ajudam alavancar boas posições nos resultados de busca e o Marketing de Conteúdo é a melhor forma de atingir resultados atendendo necessidades e entregando conteúdo de qualidade. Aprenda mais neste link!

Conclusão

As áreas em social media ou mídias sociais estão cada vez mais em alta e a criação de conteúdo é um dos principais pilares para geração de resultados nas mídias digitais. A criação de conteúdo focado em resultados vai muito além de apenas publicar qualquer tipo de conteúdo aleatoriamente e com ajuda de vários dados é possível criar estratégias que resolvam um problema. Veja mais profissões na área de Social Media neste link!

Fontes e Referências:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: