Metaverso: oportunidades surgem no mercado de trabalho

O metaverso tem sido descrito como sendo uma combinação híbrida entre as experiências sociais que nós temos atualmente, online, com uma expansão da realidade virtual, promovendo uma maior imersão e interação dos usuários.

As pessoas poderão conviver e compartilhar experiências ainda que não estejam presentes no mesmo espaço, muito mais do que é hoje em dia, com as possibilidades que temos, por exemplo, com as vídeo-chamadas.

O metaverso e as oportunidades no mercado de trabalho digital

O metaverso é visto por empreendedores, por especialistas em tecnologia e até pelos consumidores como o próximo passo após a internet como a conhecemos.

Todos poderão viver e trabalhar de maneira bem mais próxima dentro do mundo virtual, como através de avatares.

Em meio a isso, nada mais normal do que surgirem novas oportunidades de trabalho dentro do mundo digital à medida que o metaverso for sendo criado.

Aqui neste artigo, nós iremos falar um pouco mais sobre como o home office será uma nova realidade não só para as nossas vidas, mas também para os empregos que se tornarão muito mais digitais e remotos.

Vamos lá!

Planejador do Metaverso

O planejador de metaverso será um emprego que vai tornar-se extremamente popular quando esse tipo de ambiente virtual surgir.

Afinal, as empresas precisarão de alguém que possa fazer o planejamento e a implementação de todas as funcionalidades referentes a esse novo mundo virtual.

O metaverso planner irá fazer todo o projeto desde o desenvolvimento dos primeiros conceitos até a implantação do ambiente virtual, identificando oportunidades de mercado e desenvolvendo métricas-chaves.

Quem tem uma mentalidade empreendedora, conhece de modelos de negócios e sabe tudo sobre a criação de universos virtuais terá uma enorme oportunidade para fazer uma carreira de sucesso.

Cursos relacionados:

Desenvolvedor de ecossistemas

Mais uma vez aqui está uma oportunidade no mercado de trabalho home office relacionada com a criação do metaverso, afinal, ele não vai surgir sozinho e do nada.

Será preciso que pessoas desenvolvam esse mundo digital e completo, o que não vai ser uma tarefa fácil, ainda mais no início.

É o desenvolvedor de ecossistemas que vai ser responsável por realizar a coordenação dos parceiros e dos governos, de modo que ele possa desenvolver diversas funcionalidades que vão ser criadas e funcionarão em larga escala.

Cursos relacionados:

Segurança da Informação

Se a segurança da informação é de extrema importância nos dias atuais, imagine em um universo no qual nós teremos uma experiência mais imersiva dentro do mundo digital.

Nós iremos literalmente viver em uma realidade aumentada em 3D, na qual estaremos imersos em um ambiente onde tudo pode acontecer e onde pessoas mal intencionadas estarão prontas para roubar dados pessoais e confidenciais.

Por conta disso, quem trabalha com a segurança da informação vai tornar-se ainda mais imprescindível para garantir que todas as pessoas e empresas possam estar protegidas e tranquilas para usar o metaverso.

No futuro, haverá profissionais que serão especialistas em segurança cibernética dentro do metaverso, trazendo proteção e privacidade para todos os usuários.

Cursos relacionados:

Engenharia da computação

A engenharia da computação já é uma área de atenção especial e essencial para que tudo possa funcionar adequadamente em termos de hardware e software.

No futuro, com o desenvolvimento do metaverso, essa será uma área ainda mais importante, então as empresas irão procurar mais por profissionais que atuem nessa área.

O engenheiro da computação vai criar programas e aplicativos que ajudem a melhorar a experiência nesse novo ambiente virtual no qual iremos imergir e viver de diferentes formas.

Ele vai ser o responsável por dar todo o suporte necessário e por fazer a gestão das redes de computadores para as empresas dentro do metaverso, garantindo um bom funcionamento e uma ótima gestão para todas elas.

Conhecimentos para atuar na área:

Programadores

Os programadores terão sua área de atuação expandida com o metaverso, conseguindo assim maiores oportunidades de trabalho e irão receber muito mais pelo seu trabalho.

Os profissionais que se especializarem e souberem trabalhar da melhor forma com a realidade aumentada e a realidade virtual, dois dos pilares principais desse novo universo, irão conseguir destaque no mercado.

A dica é começar a procurar, a partir de hoje, cursos que ensinem mais sobre o metaverso e adiantar-se assim para estar bem preparado quando o mercado começar a requisitar esse tipo de serviço.

Conhecimentos necessários para atuar na área:

Comércios em geral

O metaverso irá impactar diretamente no futuro do comércio em geral, então é preciso que os empreendedores fiquem atentos para aprender ao máximo sobre o tema para encontrarem boas oportunidades no mercado.

As experiências no comércio imersivo surgirão com o tempo, mudando a forma de consumir e de pagar pelos consumidores, que poderão, por exemplo, comprar NFTs para seus avatares fazendo uso de criptomoedas.

As empresas que ficarem mais atentas a esse novo tipo de realidade irão conseguir se sobressair no mercado antes das concorrentes, alcançando assim o sucesso desejado em um mundo inteiramente inovador.

Recomendo ficar ligado(a) nos seguintes assuntos:

Professores

Um dos pontos que irá mudar de maneira mais impactante no metaverso é a educação e os professores viverão uma nova realidade.

Especialistas acreditam, em relação a esse novo universo, que ele tende apenas a trazer benefícios para a educação e para os educadores, mas será preciso reinventar-se e aprender a lidar com um mundo digital mais imersivo.

As matérias ensinadas de uma forma na atualidade deverão passar por uma transformação e adaptar-se ao metaverso, e todos aqueles professores que conseguirem sobressair-se nesse mundo inovador vão ter muito sucesso.

Uma visão que os especialistas em educação têm sobre a realidade virtual e aumentada é que os professores precisarão adaptar-se ao storytelling e à gamificação para traduzir os conteúdos aos seus alunos no futuro.

Cursos recomendados:

Conclusão

Como você viu, o metaverso vem com o intuito de revolucionar o mundo como o conhecemos, tanto na maneira como vivemos, como também na forma como iremos trabalhar.

Neste texto, você pôde ver algumas dicas de oportunidades que já surgiram e vão surgir no mercado de trabalho em relação a essa nova realidade.

O melhor que você pode fazer é preparar-se adequadamente para não ficar para trás e conseguir destacar-se nesse universo inovador, procurando por bons cursos.

É o caso daqueles de programação que podem ser encontrados na Portal Educa, por exemplo, para começar a aprender sobre essa área que será ainda mais importante no futuro.

Gostou do artigo de hoje sobre metaverso: oportunidades que já surgiram e ainda podem surgir no mercado de trabalho?

Sobre Guia Carreira Digital

Um portal com vários conteúdos focados em carreiras digitais, tecnologia, home-office entre outros assuntos relacionados. Aqui você encontra vários conteúdos de diferentes áreas consideradas digitais para trabalhar em casa (home-office) e/ou em alguma área da tecnologia. Quer investir? Ganhar dinheiro extra? Quem sabe empreender ou mudar de emprego? Está no lugar certo para encontrar respostas!

Deixe uma resposta

Curta nossa página e fique por dentro de novas atualizações! 👍

%d blogueiros gostam disto: