Metaverso: Uma nova era de oportunidades no mercado digital

O metaverso é um tema em alta após o Facebook e o seu criador terem se comprometido com um potencial projeto para poder juntar a realidade virtual com uma realidade aumentada.

O objetivo então desse novo projeto é, criar algo novo e revolucionário e dessa forma, permitir que os usuários possam estar habitando em um mesmo mundo digital em conjunto realizando as mais diversas atividades.

Essa tecnologia tem assim a finalidade de desenvolver diversos mecanismos que serão mais sofisticados para permitir transportar qualquer usuário até o universo digital, obtendo assim experiências diferenciadas.

Com isso, os usuários vão poder ter, no mundo virtual, experiências que sejam bem mais interativas e imersivas, com um grau cada vez maior de realismo.

Mas afinal, o que é exatamente o metaverso, e como ele irá afetar o mercado de trabalho? Como é possível investir nesse novo universo que mistura realidade aumentada e o mundo digital?

Para saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O que é o metaverso

O metaverso trata-se de um ambiente virtual que é imersivo e coletivo, além de ser hiper-realista, onde todos poderão estar convivendo através do uso de avatares que serão customizados no formato 3D.

De forma geral, é como se fosse uma maneira da internet atual, tal como conhecemos, evoluir e passar a permitir que as pessoas possam interagir de forma mais próxima entre elas, mesmo distantes umas das outras.

photo of woman wearing turtleneck top
Foto de Ali Pazani em Pexels.com

No ambiente virtual atual, no qual estamos inseridos via internet, as redes sociais tratam-se da forma principal pela qual nos conectamos uns aos outros, por meio de computadores e de smartphones.

O metaverso então viria com o objetivo de ser uma experiência com uma imersão muito maior, ou seja, não iriamos mais somente estar navegando na internet, mas sim vivenciando ela por dentro.

Para quem é entusiasta dessa ideia ou para as empresas que estão investindo nessa nova tecnologia, esse novo universo vai permitir que todos possam interagir mais, colaborar melhor, aprender e atuar nos espaços dela.

Metaverso e o futuro mercado de trabalho digital

Metaverso e o futuro do mercado de trabalho digital

Há muitas coisas que se fala sobre a questão do metaverso e o impacto dele no futuro do mercado de trabalho digital.

Existe quem acredita que essa nova realidade irá afetar muito o mercado e acabar com algumas profissões, mas a maioria das pessoas é otimista com relação aos benefícios que vão ser proporcionados pelo metaverso.

Novas profissões irão surgir conforme vai havendo uma evolução na tecnologia, ainda mais nesse caso, em que um novo mundo vai sendo criado e isso impacta diretamente todas as profissões que envolvem a área tecnológica.

Esse novo ambiente virtual irá promover várias mudanças na forma como as pessoas convivem, como no caso do trabalho, onde os usuários vão poder interagir e comercializar dentro dele.

O novo mundo que está sendo criado por meio do metaverso vai permitir que novas funções sejam criadas, o que vai desenvolver mais oportunidades de trabalho no mundo digital.

Como esse é um mundo no qual a realidade aumentada vai ser mais ampla e melhor planejada, várias profissões irão ganhar mais destaque e muitas outras irão começar a surgir nos próximos anos.

Áreas que vão se destacar com o surgimento do metaverso

O surgimento do metaverso, como dito anteriormente, irá impactar diretamente no mercado de trabalho digital e muitas áreas vão passar a se destacar a partir disso.

A área de marketing e gestão irá destacar-se com esse novo ambiente, afinal, será importante para as empresas passarem a identificar mais e melhores oportunidades de trabalho.

Outra área que tende a ganhar ainda mais destaque é a de design, já que será importante demais para a construção de mundos, como é o caso do design gráfico.

Especialistas em blockchain e no metaverso também irão surgir cada vez mais nos próximos anos, tornando essas áreas que terão um grande foco quando alguém pensar na busca de profissões na área de tecnologia.

Como investir no metaverso? Nfts e o mercado de criptomoedas

Formas e investir no metaverso

Um ponto essencial a respeito do metaverso é como investir nele, e é aí que entra o mercado de criptomoedas e os NFTs.

Os especialistas creem que dentro do metaverso será possível criar uma economia bastante completa, onde ocorrerão transações diversas, incluindo terras e imóveis.

A economia nesse novo ambiente virtual estaria diretamente ancorada no próprio blockchain, no mercado das criptomoedas e nos NFTs.

Uma mostra de como isso vai ser possível é pensar que a Gucci já lançou, no ano passado, um tênis virtual que era em formato de NFT, vendido por um preço bastante acessível, 70 vezes mais barato que o tênis real.

Isso vai ser uma realidade no futuro para que as pessoas possam comprar roupas, diversos acessórios e outros tipos de itens que ajudarão a personalizar seus avatares no metaverso.

Hoje em dia, com o surgimento desse novo ambiente, já há muitas opções de investimentos relacionados a ele e que chamam a atenção de quem deseja colocar seus recursos nesse mundo inovador.

A maior parte dos investimentos é através dos NFTs e criptomoedas, inclusive já existindo muitas cripto que estão associadas diretamente ao próprio metaverso, como é o caso do Sandbox ou SAND.

Quem desejar pode começar a investir nessas moedas digitais através das corretoras especializadas, além de que muitos itens que são exclusivos podem ser comercializados dentro dessas iniciativas do metaverso que já existem.

É possível, por exemplo, investir em um terreno nesse novo universo, sendo ele negociado como sendo um NFT, proporcionando uma garantia de que ele vai ser único, sem que seja copiado ou roubado por outra pessoa.

Para se ter uma ideia, existem até fundos de investimentos com foco total no metaverso, e os gestores deles irão investir naquelas ações de empresas relacionadas com esse novo ambiente virtual de realidade aumentada.

Conclusão

Como você viu, o metaverso será, em breve, uma realidade que vai mudar todo o mundo em que vivemos e como conhecemos na atualidade, permitindo que possamos interagir e conviver uns com os outros por meios virtuais.

Neste texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre esse novo ambiente virtual de realidade aumentada e como ele vai impactar de várias formas a nossa vida, como o mercado de trabalho, e ainda como investir nele.

Para saber mais sobre o investimento em NFTs e criptomoedas do metaverso, indicamos alguns conteúdos relacionados aqui do site basta clicar nos links acima e aprender um pouco mais.

Gostou do artigo de hoje sobre metaverso: Uma nova era de oportunidades no mercado digital?

Sobre Guia Carreira Digital

Um portal com vários conteúdos focados em carreiras digitais, tecnologia, home-office entre outros assuntos relacionados. Aqui você encontra vários conteúdos de diferentes áreas consideradas digitais para trabalhar em casa (home-office) e/ou em alguma área da tecnologia. Quer investir? Ganhar dinheiro extra? Quem sabe empreender ou mudar de emprego? Está no lugar certo para encontrar respostas!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: