Assessoria de Imprensa: uma carreira para quem gosta de desafios

O jornalista não precisa estar focado apenas em trabalhar em grandes veículos de comunicação como editor, repórter ou revisor. Muitas empresas e atletas procuram um jornalista para ajudá-los a se posicionarem no mercado. Como assessor de imprensa, o profissional será a ponte, ou seja, o relacionamento entre o seu cliente e os veículos de comunicação.

As notícias que precisam ir para o público externo estarão sobre a guarda do assessor de imprensa. É a partir dele que as informações do cliente chegam às ruas e às mãos de repórteres.

Então se você ama pautar matérias, ajudar na autoridade de pessoas e negócios, a assessoria de imprensa é uma boa oportunidade para você alavancar sua carreira jornalística. Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o que é e como ser um assessor de imprensa.

O papel da assessoria de imprensa

A missão de uma assessoria de imprensa é ser a comunicação externa de seu assessorado, que pode ser um atleta ou uma empresa. Essa comunicação externa traz grandes desafios ao assessor de imprensa. Com a responsabilidade de criar uma boa imagem de seu assessorado, o profissional tem o desafio de gerar boas notícias para fortalecer a autoridade da empresa no mercado e de gerenciar crises, quando elas ocorrem.

As boas notícias, traduzidas em forma de releases, são enviadas aos veículos de comunicação através de um mailing e, se causarem impacto, podem ser divulgadas pelos veículos gerando uma propaganda “gratuita” da empresa.

O Release

Release ou press-release é o resultado de uma pauta levantada pelo jornalista. Esse documento deve trazer a seguinte estrutura:

  • Título
  • Subtítulo
  • Lide Corpo do texto
  • Informações extras.

Lembrando que o título deve ser atrativo e seu lide deve responder às perguntas básicas de uma informação:

  • O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Como?

O Mailing

O mailing é uma lista de contatos dos profissionais que atuam nos veículos de comunicação. Nesta lista deve conter o nome, o veículo, o editorial, o e-mail e o telefone do profissional.

Ao finalizar um release, analise em qual editoria essa matéria se encaixa e envie o seu texto para os profissionais dos veículos que possuem afinidade com o assunto tratado. Dessa forma, você não desperdiça a chance de ter uma boa notícia do seu cliente na imprensa.

Como ser um assessor de imprensa?

Engana-se quem acredita que para ser assessor de imprensa precisa ter uma lista imensa de contatos e conhecidos espalhados pelos diversos veículos de comunicação. Acredite! Hoje em dia, há muitos softwares que entregam essa lista para você. Porém, é o tempo que fará sua lista ficar personalizada e a experiência te colocará mais próximo às pessoas dos grandes veículos.

Portanto, para ser um assessor de imprensa você precisa ter graduação em Comunicação Social. Você, como assessor de imprensa, irá guiar seu cliente para a melhor oportunidade no mercado e para isso você precisa estar preparado para se relacionar com diversos tipos de pessoas e empresas. Manter um bom relacionamento neste meio é crucial para o seu sucesso e o sucesso do seu cliente.

Se você ficou interessado em saber mais sobre assessoria e imprensa, conheça os cursos, básico e voltados para o digital, que a Udemy oferece e se torne um especialista no assunto.

Veja também:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: