11 habilidades para ser um Avaliador de Mídias

O trabalho de Avaliador de Mídias é fornecer feedbacks sobre relevância de resultados de pesquisas, anúncios e conteúdos em mídias, esse trabalho é fundamental para garantir a qualidade de entrega de conteúdos para o público.

Embora o trabalho de um Avaliador de Mídias seja acessível e sem muitas exigências profissionais, é necessário ter algumas habilidades e conhecimentos, importantes para trabalhar na área, como capacidade de trabalhar de forma independente, atenção aos detalhes, proatividade em mídias sociais, etc.

Nesse artigo vou mostrar 11 habilidades necessárias para trabalhar como Avaliador de Mídias. Acompanhe!

11 habilidades para ser um Avaliador de Mídias

Os requisitos para trabalhar como Avaliador de Mídias não são muitos, apenas com um celular e acesso à internet de qualidade você já pode se candidatar para projetos na área.

Os requisitos gerais para trabalhar como Avaliador de Mídias são:

  • Um computador ou/e celular smartphone
  • Acesso à internet de alta velocidade
  • Ser proativo em redes sociais e dominar todos seus recursos
  • Ter ampla habilidade de pesquisa na web em mecanismos de pesquisas como Google, Yahoo e Bing
  • Ter disponibilidade de pelo menos 2 horas por dia.

Além desses principais requisitos, os avaliadores precisam ter algumas habilidades e conhecimentos importantes para desempenhar essa função! Confira a seguir quais são os conhecimentos e habilidades necessários para ser um Avaliador de Mídias.

Flexibilidade

Ter flexibilidade é uma habilidade muito importante para o Avaliador de Mídias, conseguindo se adaptar as mudanças constantes das mídias sociais, e mecanismos de busca. É preciso sempre se manter atualizado sobre o funcionamento das plataformas e tendências nas mídias sociais, que mudam o tempo todo.

O avaliador precisa saber utilizar as plataformas de mídias sociais e mecanismos de busca de maneira proativa, sabendo se adaptar as mudanças, buscando soluções rápidas, e assim poder fazer analises de forma mais adequada.

Habilidade de Navegação na Web

Ter uma boa habilidade de navegação na web é outra habilidade essencial para os Aviladores de Mídias! O profissional precisa constantemente realizar pesquisas, e encontrar informações na internet sobre algum produto, serviço, marca ou assunto.

O avaliador precisa saber realizar pesquisas, e navegar em sites para coletar dados, sendo necessário ter conhecimento amplo em pesquisas na internet, navegar entre páginas, buscar informações, clicar em links, etc.

Organização

Organização é uma habilidade que se deve ter em qualquer trabalho, e no caso dos Avaliadores de Mídias essa é uma habilidade extremamente importante considerando que os avaliadores precisam encontrar informações e arquivos, criar relatórios, procurar dados e documentos de forma rápida.

Manter-se organizado também é fundamental para conseguir concluir projetos em um tempo hábil e sem muitas dificuldades.

Habilidades de comunicação e escrita verbal

Os Avaliadores de Mídias precisam ter boas habilidades em comunicação e escrita, considerando que as atividades podem incluir redigir e-mails, fornecer feedbacks, enviar mensagens, e fazer outros tipos de comunicação. Considerando isso, é importante que os profissionais saibam bem como se comunicar, tanto para relatar erros, fornecer feedbacks, etc.

Habilidades de escrita

Uma das principais atividades dos Avaliadores de Mídias é escrever relatórios detalhados sobre suas avaliações, e para isso é preciso que o profissional tenha boas habilidades de escrita para explicar seus raciocínios e opiniões de forma clara. As boas habilidades em escrita inclui gramática, pontuação e estrutura de frases.

Conhecimento em Mídias Sociais

Os avaliadores precisam ter conhecimento em usar plataformas de mídias sociais, sabendo utilizar seus principais recursos como postar conteúdos, responder comentários, enviar mensagens, etc. O conhecimento em mídias é importante para que o avaliador possa prestar um serviço de avaliação com mais precisão, sabendo exatamente como funcionam as plataformas e todos os seus recursos.

Familiaridade com as principais mídias sociais

Geralmente os principais projetos de avaliador de mídias são para plataformas de mídias sociais, e considerando isso, os avaliadores precisam conhecer bem as principais plataformas! Entendendo suas diferenças e como os usuários se comportam e criam conteúdo em cada uma dessas plataformas. Isso é importante para fazer diferenciação do que é uma postagem criada por pessoas reais ou bots, por exemplo.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade necessária para os avaliadores poderem fazer analises de certas situações, conseguindo tomar decisões com base em fatos. Esse tipo de habilidade é importante para os profissionais consigam avaliar postagens, comentários, e outros diferentes tipos de conteúdos nas mídias, e com isso conseguir determinar se algo é relevante ou não para o público, ou se contém palavras ofensivas e inadequadas para o objetivo principal daquele conteúdo para uma organização, empresa, marca, etc.

Atenção aos detalhes

Os avaliadores precisam ficar atentos aos padrões de uma plataforma, empresa, ou marca, é necessário sempre ficar bem atento a todos os detalhes! E como dito nos tópicos anteriores, os profissionais de avaliação de mídias precisam criar relatórios e fornecer feedbacks sobre suas descobertas, e ficar bem atento a todos os detalhes é importante para passar tudo de forma completa e clara.

Essa habilidade também é muito importante para que os avaliadores possam descobrir possíveis violações de termos e condições das plataformas.

Capacidade de trabalhar de forma independente

O trabalho de Avaliador de Mídias é uma atividade totalmente home-office, ou seja, os profissionais trabalham de forma independente sem supervisão de um chefe! Isso significa que é necessário manter foco e comprometimento no trabalho.

Os avaliadores precisam saber trabalhar de forma independente, pois, não trabalham sob supervisão de um chefe, com isso e preciso ter capacidade de trabalhar de maneira organizada e eficiente, cumprindo seus horários, e tarefas propostas.

Escuta Ativa

A escuta ativa é a habilidade de saber ouvir com atenção algum diálogo, ou informações que estão sendo passadas. Os avaliadores precisam ler postagens, artigos, ou mensagens em sites e mídias sociais, e considerando isso é necessário que o profissional tenha uma boa capacidade de ler, e responder de acordo com o que é passado.

Como aprender essas habilidades para ser um Avaliador de Mídias?

Agora que você já sabe como deve ser o currículo para trabalhar como Avaliador de Mídias, o próximo passo seria aprender essas habilidades e conhecimentos para trabalhar na área. Existem várias formas de aprender, a primeira delas seria utilizando as redes sociais e mecanismos de busca! Essa sem dúvidas é uma ótima maneira de se aperfeiçoar.

Além da maneira mais óbvia, também existem outras formas de buscar ter essas habilidades através de artigos e livros sobre os temas mencionados nesse artigo.

Fazer cursos relacionados as mídias sociais é uma ótima forma de se aperfeiçoar, eu sempre recomendo os cursos da Udemy que são sem dúvidas excelentes! Você aprende com profissionais qualificados e os preços são bem acessíveis.

Confira abaixo algumas ótimas opções de cursos para você se aperfeiçoar!

Cursos:

Conclusão

O trabalho de Avaliador de Mídias sem dúvidas é um dos mais cobiçados para trabalhar de forma totalmente remota através da internet, existem formas de trabalhar para grandes empresas multinacionais na área. Apesar de os requisitos e habilidades para ser um Avaliador e Mídias não sejam muitas, é recomendado buscar aperfeiçoamento dessas habilidades e conhecimentos.

Nesse artigo você pode ter uma ideia de como deve ser um currículo para trabalhar na área, certamente se você tem essa habilidades mencionadas terá grandes chances de conseguir trabalho nessa área.

Confira nesse artigo mais detalhes sobre o trabalho se ainda não conhece, e veja quais são as principais empresas que contratam Avaliadores de Mídias.

Fontes e Referências:

Sobre Rodrigo Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: