shopping cart next to a laptop

Como criar uma loja virtual: passo a passo completo!

Veja como criar uma loja virtual completa e profissional passo a passo desde a escolha do nicho, plataforma, planejamentos, logística e marketing digital.

Como abrir uma loja virtual de sucesso

Se você busca um conteúdo completo e profissional sobre como criar uma loja virtual (e-commerce) completo esse artigo é para você, caso busque algo simples e superficial esse conteúdo pode não ser adequado.

Para criar uma loja virtual profissional e de sucesso é necessário seguir alguns processos importantes para isso e com todos os passos que vamos mostrar neste artigo você terá uma loja virtual completa e profissional.

9 etapas para criar uma loja virtual completa

Neste tópico você vai ter noções de tudo que precisa ser feito e analisado desde a escolha do seu nicho de negócios, plataformas, conteúdos, marketing, etc.

Esse passo a passo é para você que tem ou deseja ter um negócio online fazendo todas as etapas necessárias para criar uma loja online completa e eficaz. Acompanhe:

Escolha seu nicho de mercado

O primeiro passo para criar um negócio online procurar um nicho de mercado que, na verdade, podem ser mais que um contanto que tenham relação um com o outro. O nicho pode ser uma ampla opção de mercados como os de emagrecimento, dinheiro, saúde, moda, beleza, esportes, etc.

Para facilitar sua escolha caso ainda não tenha um nicho definido separemos algumas opções de nichos lucrativos para 2021:

  • Alimentação saudável
  • Moda
  • Beleza
  • Decoração
  • Bebidas
  • Games
  • Esportes
  • Informatica
  • Produtos naturais
  • Loja de cosmético

Essas são algumas opções mais promissoras para abrir um e-commerce de sucesso, recomendamos também que faça esse treinamento para aprender fazer uma análise de mercado mais aprofundado entre outras etapas importantes nesse processo.

Planejamento

Após escolher um nicho é importante fazer um planejamento para o desenvolvimento do seu projeto e dependendo do resultado desse planejamento você terá noções de como deve prosseguir ou não identificando demandas, concorrência, investimentos e atuação.

Para fazer essa etapa recomendamos o curso completo de e-commerce que vai te auxiliar nesse e outros passos importantes para criação de uma loja online.

Escolha a plataforma ideal e Infraestrutura

Nessa etapa é importante definir a melhor plataforma para seu negócio, alguns exemplos de plataformas boas são a e-com.club que possui vários planos gratuitos e os pagos são bem acessíveis.

Outras mais completas como Shopify e Loja Integrada também são ótimas opções. Após escolher a plataforma é hora de montar uma infraestrutura adequada para prosseguir nesse processo e escolher a melhor plataforma, recomendamos que veja esse link!

Integraçãoes

Após preparar toda a infraestrutura é necessário alguns ajustes básicos de integrações tecnológicas, essas integrações geralmente são sistemas de gerenciamento de back office, estoque, financeiro (ERP e de clientes (CRM) e nota fiscal eletrônica.

Para prosseguir nessas etapas recomendamos o treinamento completo e bem acessível que vai te auxiliar passo a passo.

Comunicação Visual

Sem dúvidas o visual de uma loja conta muito tanto na aparência (design) quanto na usabilidade do usuário, por tanto a etapa a seguir é dedicar-se ao visual e desenhar tudo que foi planejado nas etapas anteriores.

Gerenciamento de conteúdo

Se engana quem pensa que criar uma loja virtual é só montar uma loja, colocar os produtos para venda e pronto. O conteúdo hoje em dia é o principal meio de venda, não importa se seu produto é o melhor se não tiver divulgações adequadas não vai adiantar.

O gerenciamento de conteúdo é importante para planejar conteúdos de acordo com as necessidades do seu público alvo criando conteúdos originais e otimizados para buscadores (SEO).

Essa estratégia aumenta muito suas chances de alcançar pessoas que realmente tem interesse em comprar o que você está vendendo. Você pode ver tudo isso de maneira completa nesse link.

Operações e Logística

Nesta etapa é importante organizar processos físicos de pessoas, fluxo de trabalho e armazenagem de estoque. Entre outras operações como de mensagens transacionais, no treinamento completo você pode ver como fazer tudo isso de maneira mais didática.

Serviços Financeiros

Outra etapa importante em todo esse processo é a integração de serviços financeiros que são basicamente gateways de pagamentos e análises de riscos (antifraude).

Marketing Digital

Depois de todas as etapas concluídas o último passo é a divulgação de sua loja utilizando estratégias de investimento em anúncios e marketing digital. Esse processo é um dos mais importantes para gerar resultados e utilizar as mídias sociais da forma correta. Para mais detalhes nesse processo acesse esse link!

Conclusão

Essas foram as principais etapas de maneira resumida do treinamento mais completo sobre criação de uma loja virtual profissional. Todos os procedimentos estão melhor ensinados no curso completo.

Fontes e Referências:

Sobre Marcos R. Martins

Redator e Webmaster, apaixonado pelo universo digital. Especializado em Criação de Conteúdo para Web, SEO e Marketing de Conteúdo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: