shopping cart next to a laptop

Loja virtual pronta e própria: qual é a diferença e quais são os prós e contras de cada uma?

Saiba a diferença entre loja virtual pronta, própria e quais são os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual ou online é uma página da Internet que utiliza software de gerenciamento de pedidos, permitindo que empresas vendam seus produtos ou serviços em qualquer lugar do mundo.

Nelas, é oferecida uma ampla variedade de produtos, sejam físicos ou digitais aos clientes, basta que os mesmos acessem o site, escolham o produto, realizem a compra e o recebam em casa ou online.

Elas são consideradas um dos principais canais de venda do comércio eletrônico ou e-commerce, pois oferecem também informações claras e relevantes aos consumidores, como o preço, as formas de pagamento, as características e o prazo de entrega, tornando satisfatório o processo da compra.

Os diferenciais das lojas online são a segurança, o conforto, os preços baixos, o fato de estarem abertas em qualquer horário ou dia e serem acessadas em qualquer lugar do mundo.

Modelos de lojas online

Quando o termo “loja virtual” é digitado na barra de pesquisa de um mecanismo de busca e pesquisado, aparecem milhões de citações, além de diversas empresas ofertando lojas prontas e sites orientando os usuários a como criarem seus próprios ambientes virtuais de venda.

Dessa forma, o usuário tem a liberdade de escolher qual modelo se encaixa em sua estratégia, e os modelos de lojas online são: pronto ou alugado e próprio ou integrado.

O que caracteriza esses modelos é que um permite a customização ou personalização e o outro possibilita a contratação de uma agência digital, com ou sem pagamento online.

Quais são os pontos positivos e negativos de cada modelo?

Loja virtual pronta/alugada

Postivos:

  • Algumas versões básicas gratuitas
  • Fácil criação
  • Menor necessidade de mão de obra especializada.

Negativos:

  • Limitação de produtos
  • Divulgação necessária
  • Limites da versão grátis.

Loja virtual própria/integrada

Positivos:

  • Versões básicas gratuitas
  • Fácil criação
  • Personalização
  • Utilização do integrador nacional, que é o sistema de pagamento, onde as compras efetuadas são realizadas nesse dispositivo, tornando a operação mais segura e confiável.

Negativo:

  • Divulgação da loja.

As melhores plataformas de lojas online

Com o aumento das compras online, aumenta também a busca por plataformas que oferecem ambientes virtuais de venda prontos ou possibilitam a criação de lojas integradas. Confira abaixo os melhores sites de lojas virtuais e cadastre-se:

Além desses websites, há também aplicativos de bancos digitais que auxiliam os usuários a administrarem seus ganhos nas vendas dos produtos ou serviços oferecidos. Veja abaixo os melhores aplicativos e crie sua conta:

Curso que ensina como criar uma loja online

Esse curso ensina como criar uma loja virtual do zero de forma clara e simples, além de também ensinar como administrar o site e o sistema de pagamento. Confira o curso:

Conclusão

Criar um ambiente virtual de vendas é uma das melhores formas de obter uma boa renda, além de ser um processo relativamente simples, ainda que demande tempo e dedicação ou dinheiro, dependendo do modelo escolhido.

Se você deseja saber o passo a passo para criar uma loja virtual, não deixe de conferir o artigo Como criar uma loja virtual: passo a passo completo!.

Sobre Bianca Grossi

Redatora apaixonada por idiomas e pela escrita. Conhecedora de Marketing de Conteúdo, SEO, Línguas Estrangeiras e Copywriting.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: